Header
Pergunta

Box desliga-se sozinha - Como resolver?


Reputação 2
  • Megabyte
  • 54 comentários
Bom dia a todos. Gostaria de expor aqui um problema com o qual me deparo há dois meses e ninguém me consegue resolver o problema.
Sou subscritor de um pacote Íris e tenho uma box DVR.
Há dois meses a box começou a desligar-se sozinha. Não se desliga se estiver a ver os canais, NPlay etc, mas quando a ponho em Stand By, passado um tempo, as horas desaparecem, o led do sinal de rede também e..... só o led vermelho do Standby fica ligado. Quando carrego no botão para ligar, no comando ou mesmo na box, faz um reboot e depois lá fica a funcionar.
Agora o sintoma fez um upgrade, 🙂. Já não consigo que a box faça reboot nenhum. Desligo e ligo da corrente e ela não faz nada, permanece em suposto standby. Só consigo que ela faça um reboot se a desligar da corrente e também desligar os cabos de rede e coexial.
Eu não acho isto normal...já contactei por várias vezes o serviço técnico que, se têm mostrado interessados em resolver o problema, já me substituíram a box 3 vezes, todas com os mesmos sintomas.
Há alguém que se queixa do mesmo e tenha conseguido resolver? Ou alguém me pode ajudar a resolver?

Obrigado

22 Comentários

Reputação 3
Eu já me aconteceu bastantes vezes isso.. ela encrava-se toda quando fica em pausa por bastante tempo, ou vai completamente a baixo. Já me trocaram a Box por várias vezes.. nos ultimos tempos não me tem acontecido nada e tem estado tudo normal.. Quando ela encrava o que faço é desligar os cabos atrás. esperar um pouco e pronto.. em ultimo caso é ligares para a linha de apoio ao cliente 16990.
Reputação 2
Obrigado. É isso que eu faço, mas nem sempre estou em casa e os miúdos não os posso por a tirar e por cabos. Os técnicos que têm lá ido a casa e o apoio via telefone, dizem-me que é uma situação anormal e que nunca tiveram relatos de situação semelhante...pelos vistos não é assim tão raro.. E nos últimos tempos tive 3 boxes e todas com a mesma situação...Mas haverá com certeza solução para isso....

Obrigado pela ajuda.
Reputação 3
Eles dizem sempre isso que nunca tiveram relatos, mas a realidade é que é uma situação recorrente e segundo um técnico e problema mesmo da box que bloqueia e dá esses erros.
Eu soluções não sei, o máximo que já fiz foi repor os parâmetros da box.
É parvo até porque sou capaz de estar 1 semana inteira e não acontecer nada e depois num dia acontecer 2 vezes a mesma situação.
Reputação 2
Eles dizem sempre isso que nunca tiveram relatos, mas a realidade é que é uma situação recorrente e segundo um técnico e problema mesmo da box que bloqueia e dá esses erros.
Eu soluções não sei, o máximo que já fiz foi repor os parâmetros da box.
É parvo até porque sou capaz de estar 1 semana inteira e não acontecer nada e depois num dia acontecer 2 vezes a mesma situação.

Verdade é que os técnicos põem-se a olhar para aquilo, trocam-me a box e vão-se embora. às vezes 1 hora depois está na mesma...

Estou farto de reclamar sobre isto e nada..
Também já repus os parâmetros, mas isso apaga as listas de canais e programas gravados. E os miúdos querem-me "afogar".. :)

Obrigado.
Eles dizem sempre isso que nunca tiveram relatos, mas a realidade é que é uma situação recorrente e segundo um técnico e problema mesmo da box que bloqueia e dá esses erros.
Eu soluções não sei, o máximo que já fiz foi repor os parâmetros da box.
É parvo até porque sou capaz de estar 1 semana inteira e não acontecer nada e depois num dia acontecer 2 vezes a mesma situação.

Verdade é que os técnicos põem-se a olhar para aquilo, trocam-me a box e vão-se embora. às vezes 1 hora depois está na mesma...

Estou farto de reclamar sobre isto e nada..
Também já repus os parâmetros, mas isso apaga as listas de canais e programas gravados. E os miúdos querem-me "afogar".. :)

Obrigado.


Normalmente a reposiçao de parametros na box, é para quando existem problemas na visualização de canais, guia TV, lentidão a responder aos comandos, etc.

Para problemas de bloqueios, desligamentos, reset, etc. recomendo fazer um hard reset:

Hard Reset:
Carregue sem largar o botao P- da box, desligue a alimentaçao, sempre carregando no botao, volte a ligar a alimentaçao e quando no mostrador da box começar a aparecer o numero 05, já pode tirar o dedo do botao. A box vai mostrando os numeros até 100 e em seguida desliga-se, espere uns minutos e volte a liga-la.

Nota.
Ao contrario da reposição dos parametros, este hard reset nao apaga nada, limita-se a corrigir o software da box, e volta a instalar o firmware correcto.
Reputação 2
Eles dizem sempre isso que nunca tiveram relatos, mas a realidade é que é uma situação recorrente e segundo um técnico e problema mesmo da box que bloqueia e dá esses erros.
Eu soluções não sei, o máximo que já fiz foi repor os parâmetros da box.
É parvo até porque sou capaz de estar 1 semana inteira e não acontecer nada e depois num dia acontecer 2 vezes a mesma situação.

Verdade é que os técnicos põem-se a olhar para aquilo, trocam-me a box e vão-se embora. às vezes 1 hora depois está na mesma...

Estou farto de reclamar sobre isto e nada..
Também já repus os parâmetros, mas isso apaga as listas de canais e programas gravados. E os miúdos querem-me "afogar".. :)

Obrigado.


Normalmente a reposiçao de parametros na box, é para quando existem problemas na visualização de canais, guia TV, lentidão a responder aos comandos, etc.

Para problemas de bloqueios, desligamentos, reset, etc. recomendo fazer um hard reset:

Hard Reset:
Carregue sem largar o botao P- da box, desligue a alimentaçao, sempre carregando no botao, volte a ligar a alimentaçao e quando no mostrador da box começar a aparecer o numero 05, já pode tirar o dedo do botao. A box vai mostrando os numeros até 100 e em seguida desliga-se, espere uns minutos e volte a liga-la.

Nota.
Ao contrario da reposição dos parametros, este hard reset nao apaga nada, limita-se a corrigir o software da box, e volta a instalar o firmware correcto.

Ok.
Muito obrigado HASPT.
Quando chegar a casa já vou fazer isso.
Reputação 3
Obrigado @HASPT
A ler o teu comentário lembro-me de pelo apoio tecnico ter feito isso também por causa da box se desligar sozinha.
A ultima intervenção de um técnico NOS disse-me que o problema era derivado ao aparelho estar ligado a uma Smart tv que fazia picos de correntes ao equipamento NOS e que era o causador dos problemas.
Como não sei de questões técnicas não pude argumentar, mas disse-lhe que achava estranho.
Reputação 2
Boas. Mais uma vez obrigado pela resposta. Eu acho que não fazem a mínima ideia de qual é o problema e põem - se a adivinhar. A minha também está ligada à uma smart TV e se assim é vai fazer sempre o mesmo. Enfim... Vou fazer um hard reset e logo vejo o que dá.
Mais uma vez obrigado.
Essa história dos picos de corrente, é quando nao sabem o que se passa.

Eu tive routers que faziam reset sózinhos e os "técnicos" diziam que eram picos de corrente que vinham através do cabo de rede ligado ao PC?! Também me recomendaram mudar de tomada?!

Depois de muitas insistencias lá me foram trocando os routers, e só ao terceiro é que a coisa ficou estável.
Tive o cuidado de reparar na versao da motherboard e do firmware, do último e era diferente dos outros routers

Com as boxes é a mesma coisa, já a troquei duas vezes e agora já está estável.

Tem de se insistir muito com eles, e tenham em atençao uma coisa muito importante, mais de metade dos equipamentos sao reciclados.
Segundo me explicou uma pessoa que está metida nisto, os equipamentos vao para reparaçao, onde actualizam o firmware, mudam as motherboards, etc. e depois voltam ao mercado.
Normalmente esse trabalho é feito na Fujitsu, com a qual a NOS tem uma parceria.

Insistam as vezes que forem necessarias, até aparecer um equipamento estável.
Esqueci-me de referir mais um aspecto, também tenho a box ligada a uma smart tv e os unicos problemas que tive eram bloqueios, que passaram totalmente depois de trocar duas vezes a box, o que só prova ser problema da box.
Reputação 3
@HASPT foi exatamente isso que aconteceu cá em casa, tanto com a NET como com a Box. Da penúltima intervenção o técnico foi mal educado ao ponto de dizer que não estava lá a fazer nada e que eu tinha é que contactar a marca da TV e que o problema não era da BOX Iris, e que os equipamentos eram " os mais modernos do mercado" e na altura também estava com velocidades WIFI muito baixas.. 10Mb /s de download e upload nem chegava aos 2 Mb/ s mesmo em frente ao router .. e com o cabo de rede dava 50 Mb/s de dowload e pago 120Mbs.. e o técnico disse-me que nem por cabo de rede garantem as velocidades contratadas. Foi embora, deixou-me a box da iris a ter quebras e pior de tudo com falhas na imagem.

Em suma, tive que ligar para NOS e pelo que sei foi feito um inquérito interno e no dia a seguir foram averiguar a instalação e os equipamentos foram substituídos e tudo analisado e o problema nunca mais aconteceu até hoje.

Este caso foi inédito para nós; é que os meus pais já são clientes do tempo da TV Cabo há mais de 14 anos sem nunca terem alterado de operadora e sem nenhum problema de grandes dimensões por serem resolvidos em pouco tempo. Mas também tenho que deixar claro que a maioria dos técnicos que já vieram cá a casa são impecáveis e revolvem sempre a situação.
Reputação 2
Boas. Desde já obrigado aos dois pelas respostas e ajuda. Fiz o Hard reset mas ficou na mesma... 😞 estou a ficar farto daquela box...
Também já apanhei técnicos que sabiam menos que eu...
Gosto daquelas respostas que tentam justificar a ignorância ou o mau funcionamento dos aparelhos culpabilizando tudo o resto. Smart tv, picos de corrente, brilho da TV, Modo poupança de energia da tv...enfim..
Acho que vou continuar a insistir com o apoio técnico até instalarem uma box que não dê problemas. Mas o mais "engraçado" disto, é que tenho o serviço há mais de dois anos e, só quando renovei contrato é que os problemas apareceram e na altura não mudei nenhum aparelho lá em casa..ou seja, estavam a funcionar, renovei contrato por telefone e depois...começaram os problemas...
Enfim...
Reputação 4
Crachá
Boas @MNM

Acontece-me exatamente o por vocês descrito, pelo menos duas a três vezes por semana.
Inicialmente liguei para o apoio e fiz um hard reset, mas continua.
Ainda não tive tempo de ir a uma loja para trocar por outra.
Não tenho smart TV, os equipamentos que tenho na sala são os mesmos há vários anos, e
este problema só começou a surgir no fim do ano passado, por isso.....não deverá ser por aí.

cumps
Reputação 2
Ou seja, não fazem a mínima ideia de qual o erro e deitam-se a adivinhar...ou então sabem e pior, mas não conseguem resolver e andam a enganar os clientes.
Cá para mim deve-se a alguma atualização de software que tem algum bug.
Já mudei até as tomadas da corrente eléctrica e o problema continua. Pelos comentários e pelo que li na net, o problema é mesmo da box..
Vou insistir com o apoio técnico.
Há-de haver uma box que não faz isso. Se há clientes com o serviço a funcionar...
Não deixa de ser curioso que ninguém da NOS dê uma resposta ou faça um comentário...
Mais uma vez obrigado.
Reputação 3
No meio disto tudo a assistencia tecnica faz de nós parvos e ainda consegue dizer : "O seu caso é unico e não verificamos essa anomalia com os outros clientes " ; o que para quem não entende nada da coisa pensa que o problema é seu e acaba por nem fazer nada e deixar andar.. ou isso ou entao como já me aconteceu dizerem-me para fazer a alteração para o serviço UMA.. (que ñ o fiz porque vi no forum que tambem ha falhas nas boxs e ainda pagaria mais dinheiro e menos plafond mensal)
Reputação 2
Completamente de acordo. Honestamente não me posso queixar da simpatia e disponibilidade de quem me tem atendido ou visitado, mas é verdade que já me disseram que o meu caso é único e nunca ninguém se queixou disto..
Ainda hoje de manhã a box não arrancou de maneira nenhuma...tive que desligar os cabos todos e desligar da corrente tudo, router, ONT e Box...
Enfim..
Reputação 7
Crachá +6
Olá @MNM, bem-vindo ao Fórum NOS.

Para o podermos ajudar, uma vez que se trata de uma situação especifica do seu serviço, pedimos que nos ligue, por favor.

Saiba aqui para onde ligar.
Reputação 5
Crachá
Já não tenho a Iris Dvr a algum tempo mas vou deixar algumas ideias.
A Box quando chega aos 80 % da capacidade do disco começa a ter comportamentos estranhos pelo menos tinha antigamente. Deverá apagar gravações.
Aconselho também por experiência própria a utilizar cabos HDMI ligeiramente melhores que os fornecidos pelas operadoras.A minha UMA funcionava mal por vezes a TV não a reconhecia e verifiquei que era o cabo gastei 10€ num cabo ligeiramente melhor e esta tudo bem, e o outro cabo esta bom e funciona num PC ligado a um Monitor. na Box é que não.
A IRIS DVR na minha opinião é de grande qualidade de concepção melhor e mais bonita que a que usam agora as mais finas com gravação em cloud .
Reputação 3
A IRIS DVR na minha opinião é de grande qualidade de concepção melhor e mais bonita que a que usam agora as mais finas com gravação em cloud .

À parte da beleza a mim um tecnico disse-me que os equipamentos com a gravação na Cloud corrigiam problemas de lentidão de ter muitas coisas gravadas box DVR.. para não falar se for feito um reset ficas com as gravações todas!!
Agora o que queria mesmo era poder colocar mais 1 ou 2 Boxs HD mas tenho que me informar bem do que se pode ter.
Reputação 2
Boas a todos.
No seguimento desta situação, lá consegui agendar visita de um técnico lá a casa. Foi substituída a box e....................... na mesma....
Só que esta consigo que se ligue pelo comando, sem necessidade de desligar e ligar cabos.
Sinceramente, já nem me estou para chatear mais...
Vou deixar estar assim, não porque o problema foi resolvido, que não foi, mas porque estou farto e sujeito-me a que uma outra box que coloquem lá em casa, ainda seja pior...
Mas dá para ver a deficiente capacidade de resolução de problemas...
Aquele abraço
Reputação 4
Crachá
Boas a todos.
No seguimento desta situação, lá consegui agendar visita de um técnico lá a casa. Foi substituída a box e....................... na mesma....
Só que esta consigo que se ligue pelo comando, sem necessidade de desligar e ligar cabos.
Sinceramente, já nem me estou para chatear mais...
Vou deixar estar assim, não porque o problema foi resolvido, que não foi, mas porque estou farto e sujeito-me a que uma outra box que coloquem lá em casa, ainda seja pior...
Mas dá para ver a deficiente capacidade de resolução de problemas...
Aquele abraço


Viva

Já tinha reparado que quando a ligo através do comando, não necessito de desligar cabos nem a corrente....mas como disseste não é a solução.

cumps

Ou seja, não fazem a mínima ideia de qual o erro e deitam-se a adivinhar...ou então sabem e pior, mas não conseguem resolver e andam a enganar os clientes.
Cá para mim deve-se a alguma atualização de software que tem algum bug.
Já mudei até as tomadas da corrente eléctrica e o problema continua. Pelos comentários e pelo que li na net, o problema é mesmo da box..
Vou insistir com o apoio técnico.
Há-de haver uma box que não faz isso. Se há clientes com o serviço a funcionar...
Não deixa de ser curioso que ninguém da NOS dê uma resposta ou faça um comentário...
Mais uma vez obrigado.

concordo que o problema deve ser das actualizaçoes  visto que no fim de semana e feriado a box esteve bem

 

Comentário