Skip to main content
Header
Respondido

cancelar internet por motivos de volta para o Brasil

Estive trabalhando 2 anos em Portugal e voltei para o Brasil, tem 2 meses que estou pagando meu plano sem usar, e quando fui aderir, a atendente disse que poderia cancelar caso isso acontecesse. Já tentei cancelar mandar meus documentos mas acho que não foi aceito.

Algum moderador pode me ajudar?

Melhor resposta por João H.

Boa tarde ​@mellyssa da silva gomes,

Agradecemos a sua mensagem.

Ao realizar a denúncia de um contrato de forma antecipada (dentro do período de fidelização), uma penalização por incumprimento contratual é aplicada.

Este valor não é devido no caso de ida para o estrangeiro  (Alteração de residência permanente do titular para fora do território nacional, inclui por contrato de trabalho).
Para estra circunstância é necessário que apresente um dos seguintes documentos:

• Cópia de contrato de trabalho/prestação de serviços que mencione local de trabalho fora do país e a data de início e duração do contrato superior a 6 meses e o n.º do documento de identificação ou o n.º de identificação fiscal do cliente titular do contrato (não aplicável a trabalhadores por conta própria);
  • Certificado de residência no país de destino (autenticada por entidade pública);
  • Declaração de IRS (também poderá ser designado como Imposto de renda);

Partilhe connosco, por favor, qual o documento que submeteu e através de que via.

Obrigado

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

10 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29286 comentários
  • Resposta
  • 5 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@mellyssa da silva gomes,

Agradecemos a sua mensagem.

Ao realizar a denúncia de um contrato de forma antecipada (dentro do período de fidelização), uma penalização por incumprimento contratual é aplicada.

Este valor não é devido no caso de ida para o estrangeiro  (Alteração de residência permanente do titular para fora do território nacional, inclui por contrato de trabalho).
Para estra circunstância é necessário que apresente um dos seguintes documentos:

• Cópia de contrato de trabalho/prestação de serviços que mencione local de trabalho fora do país e a data de início e duração do contrato superior a 6 meses e o n.º do documento de identificação ou o n.º de identificação fiscal do cliente titular do contrato (não aplicável a trabalhadores por conta própria);
  • Certificado de residência no país de destino (autenticada por entidade pública);
  • Declaração de IRS (também poderá ser designado como Imposto de renda);

Partilhe connosco, por favor, qual o documento que submeteu e através de que via.

Obrigado

Estou tentando cancelar meu contrato de telemóvel por retorno definitivo ao Brasil. A NOS insiste em que deva enviar o Atestado de Residência Fiscal no Brasil, entretanto este atestado só é emitido para quem auferiu renda fora do Brasil, o que não é meu caso, já que meus rendimentos da aposentadoria são totalmente provenientes do Brasil, de forma que o atestado não pode ser emitido.

Tenho dupla residência fiscal, pois declaro IRS em Portugal e IRPF no Brasil. Volto definitivamentte ao Brasil em 16/03 e até aggora não consegui descobrir que tipo de documento é válido excluindo o Atestado de Residência Fiscal.

Alguém, encarecidamente, poderia auxiliar a desvendar tal impasse?

Submeti por duas vezes o requerimento para obtenção do Atestado de Residência Fiscal no portal da Receita Federal do Brasil, tendo sido ambas as vezes indeferido meu pedido

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29286 comentários
  • 19 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@Gilmar dos Santos Rosa,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Para a finalidade que refere, são aceites os seguintes comprovativo da Fragilidade (um entre as opções):

• Cópia de contrato de trabalho/prestação de serviços que mencione local de trabalho fora do país e a data de início e duração do contrato superior a 6 meses e o n.º do documento de identificação ou o n.º de identificação fiscal do cliente titular do contrato (não aplicável a trabalhadores por conta própria)
  • Certificado de residência no país de destino (autenticada por entidade pública)
  • Declaração de IRS (também poderá ser designado como Imposto de renda)

Os documentos enviados devem estar em (uma das seguintes línguas):

– Português
– Inglês
– Francês

– Espanhol

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado,

Obrigado pela pronta resposta.

• Como não trabalho, sou reformado no Brasil, não há contrato de trabalho.
  • Como o Certificado de Residência Fiscal no Brasil só é emitido para quem tem rendimentos fora do Brasil, que não é o meu caso, então,
  • Declaração de IRS - Imposto de Renda Pessoa Física no Brasil este é meu caso..

Devo entregar em uma loja NOS aqui em Coimbra os documentos.

Mais uma questão: O Imposto de Renda Pessoa Física no Brasil constitui-se do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e a declaração propriamente dita, que constitui-se em 20 páginas.

Só o recibo de entrega onde é descrito o endereço é suficiente ou devo entregar a declaração completa de 20 folhas?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29440 comentários
  • 19 de fevereiro de 2025

@Gilmar dos Santos Rosa, boa noite. 

Saiba como enviar comprovativos para usufruir de uma oferta associada a situações especiais através da página online em: 

Após o envio, o documento será analisado e contactaremos consigo. 

Obrigado, 

Estive numa loja NOS em Coimbra para providenciar cancelamento de contrato por motivo de voltar definitivamente ao Brasil. Na ocasião informaram-me algumas coisas que precisei confirmar aqui no forum, como qual documento seria necessário para tal cancelamento.

Depois de vários contatos no forum informaram-me que o comprovante do IRS (IRPF) do Brasil seria o suficiente para efetuar o cancelamento sem pagmento de mukta.

Entretanto, dois dias atrás recebi no e-mail fatura cobranddo-me 99,544 euros por descumprimento do contrato! 

De outra forma, tentei adquirir chip para permancer com o mesmo número até minha volta definitiva. No site NOS adquiri o chip de 100 Gb e fui informado de que em 48 horas receberia o chip … passadas mais de 160 horas ainda não recebi tal chip que me cobraram na fatura FT 202516/732907 16,875 euros!

Nunca presenciei tamanha desinformação por parte de uma empresa …

Estou estupefacto sem saber o que fazer!

Alguém aí da NOS pode me explicar o que acontece? Porque pagar a indemnização? Porque pagar por um chip que não recebi?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29286 comentários
  • 10 de março de 2025

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Estou a tratar dessa pendência já fazem alguns dias. Encaminhei uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o meu NIF mas não obtive resposta.

Até hoje, 12/03/2025 não recebi o chip na minha morada solicitado em final de fevereiro.

Retorno ao Brasil em definitivo na sexta-feira, 14/03/2025 e não gostaria de deixar qualquer pendência, mas não estou conseguindo perceber solução por parte da NOS.

Nem me interessa mais ter o chip nesta altura.

Minhas dúvidas não respondidas:

Estive numa loja NOS em Coimbra para providenciar cancelamento de contrato por motivo de voltar definitivamente ao Brasil. Na ocasião informaram-me algumas coisas que precisei confirmar aqui no forum, como qual documento seria necessário para tal cancelamento.

Depois de vários contatos no forum informaram-me que o comprovante do IRS (IRPF) do Brasil seria o suficiente para efetuar o cancelamento sem pagmento de mukta.

Entretanto, dois dias atrás recebi no e-mail fatura cobranddo-me 99,544 euros por descumprimento do contrato! 

De outra forma, tentei adquirir chip para permancer com o mesmo número até minha volta definitiva. No site NOS adquiri o chip de 100 Gb e fui informado de que em 48 horas receberia o chip … passadas mais de 160 horas ainda não recebi tal chip que me cobraram na fatura FT 202516/732907 16,875 euros!

Nunca presenciei tamanha desinformação por parte de uma empresa …

Estou estupefacto sem saber o que fazer!

Alguém aí da NOS pode me explicar o que acontece? Porque pagar a indemnização? Porque pagar por um chip que não recebi?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29286 comentários
  • 12 de março de 2025

Agradecemos o seu testemunho.

Todas as mensagens são respondidas pela ordem de entrada, pelo que pedimos que aguarde a nossa resposta.
Qualquer mensagem nova que envie é tratada como uma nova entrada, sendo respondida pela ordem de entrada conforme partilhado acima.

Obrigado

Comentário