Header
Destaque

Fábrica 5G – Primeira fábrica 5G em Portugal

  • 27 November 2021
  • 1 comentário
  • 84 visualizações

Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 21710 comentários

É tempo de transformar a indústria e apostar nas fábricas do futuro!:factory:

A NOS e a SUMOL+COMPAL juntam-se para criar a primeira fábrica 5G em Portugal e fazer o que ninguém fez, com a nova capacidade tecnológica permitida pela 5ª Geração de rede móvel:green_apple::grapes::peach:

 

A fábrica da SUMOL+COMPAL, em Almeirim, implementadas duas soluções-piloto inovadoras de Realidade Aumentada, destinadas a transformar as operações logísticas industriais, acelerando a resolução de problemas - o NOS Augmented Worker e do NOS Remote Support.

A solução NOS Augmented Worker, permite a consulta dos manuais de procedimento através de guias interativos com instruções digitais, passo-a-passo, em realidade aumentada. Com a ajuda de óculos de realidade aumentada de lentes transparentes, o colaborador vê o espaço da fábrica e em simultâneo interage com a informação da lente. Desta forma ganha contexto ao chegar junto a uma máquina, e a informação que recolhe com o sistema de realidade aumentada durante processos é imediatamente informatizada, o que não acontecia quando o processo era realizado em papel.

O NOS Remote Support é um serviço de assistência à distância realizado por um especialista, através de vídeo com anotações em realidade aumentada e em tempo real.

Esta ferramenta permite que perante uma avaria, o funcionário junto à máquina em questão possa mostrar ao técnico, que pode estar a quilómetros de distância, aquilo que está a ver em tempo real e receber indicações sobre como solucionar a situação, e eliminando grandes períodos de paragem da linha e as viagens dos técnicos.

Estas soluções permitem:

  • Poupar tempo aos técnicos, que já não precisam de passar a informação em papel para os softwares de gestão da manutenção;
  • Eliminar as ordens de serviço, em papel;
  • Reduzir os custos associados à deslocação de equipas de suporte técnico;
  • Diminuir o tempo de paragem das máquinas, facilitando o diagnóstico de problemas.

No coração do Ribatejo, em Almeirim, a cerca de uma hora de Lisboa, numa fábrica rodeada de pomares, o 5G vai permitir explorar tecnologias numa escala nunca antes vista. É o testemunho do impacto do 5G em regiões mais afastadas das grandes cidades. Os serviços de assistência remota ganham eficácia através da maior largura de banda, baixa latência e fiabilidade na comunicação. E a mobilidade dentro da fábrica também aumenta devido à melhoria na cobertura de rede.

 

Um passo para a indústria 4.0

A fábrica do futuro vai envolver ainda mais as pessoas e a tecnologia. Naquela que é conhecida como a 4ª Revolução Industrial, as empresas fornecem as bases para o crescimento sustentável, ao mesmo tempo que favorecem o aumento das capacidades dos trabalhadores.

Na indústria agroalimentar o impacto vai ser enorme ao longo da cadeia de valor, abrangendo a operação logística, e o aparecimento de novas funcionalidades de monitorização e controlo das matérias-primas, processos de produção totalmente automatizados e sistemas avançados de controlo da qualidade.

 

A fábrica 5G

Na fábrica 5G, ciência e inteligência são os ingredientes transformadores. Uma nova rede mais rápida, com menos latência, mais segura e fiável está a transformar o dia a dia das empresas. É um novo paradigma marcado pela Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, robotização e Internet das Coisas (IoT).

Na prática, é uma revolução que assenta na análise de grandes quantidades de dados gerados por dispositivos e pela computação na cloud, através de características como a alta velocidade de transmissão de dados, baixa latência, elevada disponibilidade e alta capacidade de conectividade.

 

Vantagens da Fábrica 5G

Entre outros benefícios, as aplicações industriais do 5G potenciam:

  • uso de tecnologias de realidade mista e aumentada em diversas atividades, desde a instalação de equipamentos, à inspeção e manutenção;
  • envio de fichas técnicas de manutenção dos equipamentos industriais diretamente para os tablets que os técnicos usam no local onde se dá a avaria;
  • A redução dos tempos de leitura de dados e reparação da avaria (time to restart), graças à baixa latência;
  • O uso de sistemas de inspeção visual para validar a posição dos rótulos e etiquetas coladas nas garrafas.

Numa perspetiva alargada da logística industrial, máquinas agrícolas como alfaias e ceifeiras vão funcionar conectadas aos silos e armazéns. Nos terrenos, será otimizada a deslocação de trabalhadores e recursos, direcionando-os para os locais onde são mais necessários. A gestão de frotas também ganha eficiência nas operações, assim como a monitorização das culturas agrícolas ou a manutenção industrial, como acontece no caso da SUMOL+COMPAL.

 

Descubra também a primeira Praia 5G, o primeiro Hospital 5G, primeiro estádio 5G, a primeira escola 5G e todas as potencialidades que a quinta geração oferece.

 

Conheça melhor a rede 5G na NOS, veja tudo o que precisa de saber sobre esta rede móvel aqui.
Quer saber mais sobre o 5G? Preparamos informação sobre os equipamentos 5G e as principais características e conceitos da rede móvel 5G.

Consulte também as perguntas mais frequentes e saiba tudo sobre o 5G.

 

Faça o que ninguém fez!


1 Comentário

Reputação 7
Crachá +5

A NOS e a SUMOL+COMPAL juntam-se para criar a primeira fábrica 5G em Portugal e fazer o que ninguém fez, com a nova capacidade tecnológica permitida pela 5ª Geração de rede móvel:construction_worker:

Descubra também a primeira escola 5G, o primeiro Hospital 5Gprimeiro estádio 5G e todas as potencialidades que a quinta geração oferece. :blush: ​​​​​​​

Comentário