Skip to main content
Header

No dia 9 de novembro de 2024, desloquei-me à Loja NOS em Olhão com uma necessidade específica: adquirir um cartão pré-pago para o registo imediato de um novo número no WhatsApp. Devido à urgência, optei pelo atendimento presencial, evitando o processo online que envolveria tempo de espera para entrega.

Durante o atendimento, expliquei claramente ao funcionário, Thiago Rivieira, que a minha única exigência era obter um número novo e utilizável de imediato para o WhatsApp. Mesmo após esclarecer detalhadamente essa finalidade, foi-me vendido um cartão reciclado, previamente registado em WhatsApp, o que inviabilizou o uso pretendido. Ao retornar à loja menos de duas horas após a compra para solicitar devolução ou substituição por um cartão com número novo e adequado ao registo no WhatsApp, o funcionário recusou a devolução, indicando que não estava autorizado a processar devoluções de cartões pré-pagos e que eu deveria contatar a Linha de Apoio ao Cliente, disponível apenas em dias úteis. Como era sábado, isto implicava uma espera até segunda-feira, contrariando a minha necessidade urgente.

Perante esta situação, solicitei o Livro de Reclamações com o objetivo de contribuir para a melhoria dos serviços. Acredito que o Livro de Reclamações é uma ferramenta essencial para que as empresas possam identificar falhas e aspetos negativos que afetam a experiência do consumidor, ajudando a implementar melhorias e correções. Considero inadequado que, após realizar uma compra numa loja física, não seja possível efetuar uma devolução no mesmo local, especialmente em situações de urgência.

Infelizmente, o funcionário não soube gerir a situação de forma profissional e demonstrou uma atitude pouco adequada, que sugere ter tomado a situação como algo pessoal. A sua resposta incluiu:

1. Ignorar-me e mandar-me calar de forma abrupta, sem oferecer informações ou orientações adicionais.
  2. Não oferecer qualquer assistência no preenchimento do Livro de Reclamações, como verificar se eu precisava de algum dado de identificação do fornecedor do bem.
  3. Recusar-se a entregar a cópia da reclamação, instruindo-me de forma pouco cordial a que eu mesmo a retirasse.

Essa postura é confirmável por meio da videovigilância da loja, onde é possível observar que o atendimento fugiu dos padrões de profissionalismo e respeito que se esperam.

Em busca de solução imediata, procurei uma loja da MEO, onde a experiência foi completamente diferente. A funcionária informou-me que os números disponíveis eram reciclados e, compreendendo a minha preocupação, sugeriu uma abordagem prática e resolutiva. Lendo-me os números disponíveis, permitiu-me verificar em tempo real a sua aptidão para WhatsApp, o que, em menos de três minutos e com o segundo número testado, me permitiu encontrar um número novo e funcional, concluindo a compra com plena certeza de que o cartão atenderia ao meu propósito.

Esta situação evidencia a diferença entre um atendimento padronizado e um atendimento personalizado. Embora a NOS e outras empresas definam protocolos de atendimento para situações mais comuns, é impossível prever e padronizar todos os tipos de necessidades e problemas que os clientes possam ter. Por isso, é fundamental que os funcionários possuam habilidades comerciais, como a capacidade de entender rapidamente as necessidades específicas de cada cliente e fornecer uma solução personalizada.

Essa abordagem individualizada exige não só um conhecimento técnico dos produtos e serviços oferecidos, mas também habilidades interpessoais e de resolução de problemas. No caso da MEO, a funcionária conseguiu rapidamente adaptar o atendimento à minha situação específica, sugerindo uma verificação direta da compatibilidade do número com o WhatsApp antes de concluir a venda. Com essa prática, demonstrou a importância de uma abordagem focada na solução e individualização, que me proporcionou uma experiência positiva e eficiente.

Já no atendimento da NOS, a falta dessa flexibilidade resultou num atendimento insuficiente para a minha necessidade. Assim, com uma abordagem individualizada, o funcionário poderia ter verificado se o cartão pré-pago realmente atenderia às minhas necessidades para o registo no WhatsApp, levando em consideração detalhes específicos, como compatibilidade e possíveis limitações.

Pedido e Expectativas de Atendimento ao Cliente:

- Devolução integral do valor pago, incluindo os 2,50 euros do custo do cartão e os 10 euros da recarga realizada.
- Autorização para que as lojas NOS possam processar devoluções de cartões pré-pagos diretamente no local, sem exigir que o cliente recorra à Linha de Apoio ao Cliente, proporcionando uma solução mais ágil e eficiente para situações semelhantes.

- Revisão dos procedimentos de venda de cartões pré-pagos reciclados e orientação aos funcionários para uma verificação prévia da compatibilidade do número com WhatsApp, evitando que futuros clientes enfrentem o mesmo problema.

- Treinamento e capacitação dos funcionários em atendimento ao cliente, especialmente no manuseio de situações que envolvem o Livro de Reclamações, para que sejam tratadas com profissionalismo e respeito, entendendo que o Livro é uma ferramenta construtiva e não uma ofensa pessoal.

Bom dia, @Alvaro F..
Compreendemos o que nos indica e lamentamos a situação. No entanto, e quanto ao cartão, os números são reutilizados após o período legal de quarentena do mesmo. Assim, o cartão não é reutilizável, mas sim o número associado ao cartão SIM. 
Quanto ao comportamento que indica, não nos revemos no género de prática que descreve e, por isso, vamos endereçar a situação internamente para que seja analisada e chegue aos responsáveis de loja. 

Quanto ao pedido, lamentamos, no entanto, não conseguimos satisfazer as suas expectativas: 

1.  devido a ter sido uma venda assistida;
  2. por não existir nenhuma irregularidade na venda; 
  3. por incapacidade, atendendo ao RGPD, e sendo um serviço externo à NOS, verificar se o número tem ou não tem registo na aplicação WhatsApp. 

Obrigado, 

Bom dia @Mário P. , 

Agradeço a sua resposta e atenção ao meu relato. No entanto, é importante esclarecer alguns pontos fundamentais que sustentam o meu pedido de reembolso e melhorias no atendimento, para que possa rever esta decisão à luz das necessidades específicas que expus.

Compreendo o processo de quarentena de números e a sua posterior reutilização, mas a minha necessidade foi expressamente comunicada ao colaborador: um número novo, ativo para registo imediato no WhatsApp. Em nenhum momento fui informado sobre a possibilidade de o número já ter sido anteriormente registado noutra conta, o que é crucial para a decisão de compra.

1. Exceções à Política de Devoluções e Impacto do Atendimento
    Embora a venda tenha sido realizada de forma assistida, o serviço não correspondeu às expectativas devido à falta de informação fundamental sobre a natureza do produto e limitações associadas ao seu uso para o WhatsApp. Além disso, a falta de proatividade do colaborador em verificar a compatibilidade do número com WhatsApp, uma simples verificação que foi realizada prontamente noutra loja, demonstra uma falha no atendimento e no compromisso com as necessidades do cliente.
  1. RGPD e Compatibilidade com WhatsApp
    Reconheço as limitações impostas pelo RGPD. No entanto, nada impede que o colaborador forneça uma lista de números disponíveis, como foi feito pela MEO, permitindo ao cliente verificar diretamente a sua funcionalidade no WhatsApp. Esta abordagem teria permitido cumprir o RGPD sem comprometer a experiência do cliente.
  1. Recomendação para Melhoria dos Procedimentos de Atendimento e Vendas  
    Para evitar situações como esta no futuro, sugiro que a NOS reveja os seus procedimentos para a venda de cartões SIM, especialmente no contexto de números reutilizados. Orientações claras para os funcionários sobre como tratar necessidades específicas (como números utilizáveis no WhatsApp) e uma abordagem mais colaborativa com o cliente podem melhorar significativamente a experiência do consumidor.

Solicito que este pedido seja reavaliado, tendo em conta a urgência da minha situação e o facto de o atendimento não ter correspondido ao que foi solicitado. O reembolso integral e uma revisão dos procedimentos internos para situações semelhantes seriam uma resposta apropriada e uma demonstração de compromisso com a satisfação do cliente.

Obrigado pela atenção e pelo esforço em resolver esta situação.

Agradecemos o seu feedback, @Alvaro F. 

Compreendemos o que nos indica, no entanto, mesmo que toda a informação que tenha sido prestada o que é pretendido não é possível ser verificado por nenhum operador, infelizmente. 

O número para ser associado não se encontra, no momento, ativo numa conta e já passou o tempo imposto pela ANACOM para reutilização do número.

Contudo, e para o ajudar, querendo, podemos alterar o número para um outro. Apesar de este serviço ter custos associados, atendendo à experiência que teve, excecionalmente, não será cobrado. 

Assim, para o podermos fazer, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e o número de série do cartão SIM que recebeu para o perfil @Fórum

Obrigado, 

Boa tarde @Mário P. , 

Agradeço a sua resposta e atenção. Tal como referi no início deste tópico, a minha necessidade foi resolvida no próprio dia 9 de novembro. Após uma experiência insatisfatória na vossa loja, recorri à MEO, onde, com um atendimento personalizado, consegui solucionar o problema de imediato. Contrariamente ao que indicam como sendo impossível de verificar por qualquer operador, o colaborador da MEO demonstrou que, com as competências comerciais e interpessoais adequadas, é possível responder de forma eficiente a necessidades específicas dos clientes.

Reconheço que a NOS, tal como outras operadoras, não consegue antecipar todos os cenários, especialmente com protocolos rígidos. No entanto, considero essencial que os colaboradores desenvolvam habilidades interpessoais e comerciais, bem como uma capacidade ágil de resolução de problemas para lidarem com situações personalizadas, o que exige formação e experiência. Na ausência de um atendimento personalizado, talvez fosse mais prático implementar máquinas de autosserviço para compras, que poderiam executar o protocolo básico de forma automatizada, evitando que a experiência do cliente seja prejudicada por abordagens padronizadas e insuficientes.

Dado que já resolvi a questão através de outra operadora, não necessito de um novo número. Solicito, assim, apenas a devolução integral do valor pago pelo cartão SIM, uma vez que o valor da recarga já se encontra em trâmites de devolução pela vossa linha de apoio ao cliente.

Obrigado,

O valor não vai ser devolvido 

No fundo o colaborador da NOS vendeu-lhe exatamente o que pediu. O que pede é eles irem além disso e sinceramente não são obrigados nem uma pessoa vai ter a experiência que outra tenha. Não vejo porque tenha que ter devolução de um serviço que ja adquiriu e carregou até.

Em essência, o colaborador da NOS vendeu exatamente o que solicitei. Compreendo que o que estou a sugerir é que a empresa vá além do que é estritamente obrigatório, mas acredito que a satisfação do cliente é reforçada quando as necessidades específicas são atendidas com alguma flexibilidade, ainda que tal não seja formalmente exigido. Reconheço que a experiência de cada cliente pode variar e que nem sempre é possível garantir o mesmo nível de atendimento em todas as interações.

No mínimo, deveria ter-me sido fornecida a informação de que o número poderia estar previamente registado. A falta de esclarecimento sobre este ponto antes da compra constitui uma omissão relevante, dado que o colaborador poderia, pelo menos, ter-me alertado de que não poderia garantir o funcionamento do WhatsApp e que seria necessário verificar essa questão por outros meios.

Afinal, o atendimento ao cliente deve assegurar que o cliente realiza uma compra de forma informada e que o produto adquirido se ajusta às suas necessidades. Nada mais evidente do que o profissionalismo demonstrado por um colaborador da MEO, que conseguiu satisfazer as minhas expectativas com eficácia.

Se a experiência na loja se resume a: "Quero um cartão SIM." "São 12,50 euros." "Aqui tem, obrigado," então mais vale colocar máquinas de autosserviço.

Obrigado,

Ainda bem que mostra que somos necessários também, porque já há robots a fazer o trabalho

Bom dia, @Alvaro F.
Lamentamos. No entanto, e infelizmente, não conseguirmos corresponder a sua expectativa, ou seja, não há lugar a devolução por não se identificar nenhuma irregularidade. 

Agradecemos ainda assim a partilha para que possamos melhorar, e possamos endereçar a reclamação quanto à atuação do lojista. 

Obrigado,

Comentário