No dia 9 de novembro de 2024, desloquei-me à Loja NOS em Olhão com uma necessidade específica: adquirir um cartão pré-pago para o registo imediato de um novo número no WhatsApp. Devido à urgência, optei pelo atendimento presencial, evitando o processo online que envolveria tempo de espera para entrega.
Durante o atendimento, expliquei claramente ao funcionário, Thiago Rivieira, que a minha única exigência era obter um número novo e utilizável de imediato para o WhatsApp. Mesmo após esclarecer detalhadamente essa finalidade, foi-me vendido um cartão reciclado, previamente registado em WhatsApp, o que inviabilizou o uso pretendido. Ao retornar à loja menos de duas horas após a compra para solicitar devolução ou substituição por um cartão com número novo e adequado ao registo no WhatsApp, o funcionário recusou a devolução, indicando que não estava autorizado a processar devoluções de cartões pré-pagos e que eu deveria contatar a Linha de Apoio ao Cliente, disponível apenas em dias úteis. Como era sábado, isto implicava uma espera até segunda-feira, contrariando a minha necessidade urgente.
Perante esta situação, solicitei o Livro de Reclamações com o objetivo de contribuir para a melhoria dos serviços. Acredito que o Livro de Reclamações é uma ferramenta essencial para que as empresas possam identificar falhas e aspetos negativos que afetam a experiência do consumidor, ajudando a implementar melhorias e correções. Considero inadequado que, após realizar uma compra numa loja física, não seja possível efetuar uma devolução no mesmo local, especialmente em situações de urgência.
Infelizmente, o funcionário não soube gerir a situação de forma profissional e demonstrou uma atitude pouco adequada, que sugere ter tomado a situação como algo pessoal. A sua resposta incluiu:
- Ignorar-me e mandar-me calar de forma abrupta, sem oferecer informações ou orientações adicionais.
- Não oferecer qualquer assistência no preenchimento do Livro de Reclamações, como verificar se eu precisava de algum dado de identificação do fornecedor do bem.
- Recusar-se a entregar a cópia da reclamação, instruindo-me de forma pouco cordial a que eu mesmo a retirasse.
Essa postura é confirmável por meio da videovigilância da loja, onde é possível observar que o atendimento fugiu dos padrões de profissionalismo e respeito que se esperam.
Em busca de solução imediata, procurei uma loja da MEO, onde a experiência foi completamente diferente. A funcionária informou-me que os números disponíveis eram reciclados e, compreendendo a minha preocupação, sugeriu uma abordagem prática e resolutiva. Lendo-me os números disponíveis, permitiu-me verificar em tempo real a sua aptidão para WhatsApp, o que, em menos de três minutos e com o segundo número testado, me permitiu encontrar um número novo e funcional, concluindo a compra com plena certeza de que o cartão atenderia ao meu propósito.
Esta situação evidencia a diferença entre um atendimento padronizado e um atendimento personalizado. Embora a NOS e outras empresas definam protocolos de atendimento para situações mais comuns, é impossível prever e padronizar todos os tipos de necessidades e problemas que os clientes possam ter. Por isso, é fundamental que os funcionários possuam habilidades comerciais, como a capacidade de entender rapidamente as necessidades específicas de cada cliente e fornecer uma solução personalizada.
Essa abordagem individualizada exige não só um conhecimento técnico dos produtos e serviços oferecidos, mas também habilidades interpessoais e de resolução de problemas. No caso da MEO, a funcionária conseguiu rapidamente adaptar o atendimento à minha situação específica, sugerindo uma verificação direta da compatibilidade do número com o WhatsApp antes de concluir a venda. Com essa prática, demonstrou a importância de uma abordagem focada na solução e individualização, que me proporcionou uma experiência positiva e eficiente.
Já no atendimento da NOS, a falta dessa flexibilidade resultou num atendimento insuficiente para a minha necessidade. Assim, com uma abordagem individualizada, o funcionário poderia ter verificado se o cartão pré-pago realmente atenderia às minhas necessidades para o registo no WhatsApp, levando em consideração detalhes específicos, como compatibilidade e possíveis limitações.
Pedido e Expectativas de Atendimento ao Cliente:
- Devolução integral do valor pago, incluindo os 2,50 euros do custo do cartão e os 10 euros da recarga realizada.
- Autorização para que as lojas NOS possam processar devoluções de cartões pré-pagos diretamente no local, sem exigir que o cliente recorra à Linha de Apoio ao Cliente, proporcionando uma solução mais ágil e eficiente para situações semelhantes.
- Revisão dos procedimentos de venda de cartões pré-pagos reciclados e orientação aos funcionários para uma verificação prévia da compatibilidade do número com WhatsApp, evitando que futuros clientes enfrentem o mesmo problema.
- Treinamento e capacitação dos funcionários em atendimento ao cliente, especialmente no manuseio de situações que envolvem o Livro de Reclamações, para que sejam tratadas com profissionalismo e respeito, entendendo que o Livro é uma ferramenta construtiva e não uma ofensa pessoal.