Header
Respondido

Portabilidade da Nos para outro operador


Após pesquisa nao encontrei resposta ao assunto deste tópico.

Assim pergunto:

 

O que acontece ao meu saldo corrente ( cerca de 20€ ) ao solicitar portabilidade em outro operador (para outro operador) por exemplo Lyca ou Vodafone .

O forum da portabilidade da Anacom menciona o estorno deste valor mas pretendo a confirmação da operadora Nos assim como os prazos legais para o fazerem e a forma de pagamento do estorno.

 

( https://www.anacom-consumidor.pt/faq-portabilidade-de-numeros?q=pergunta_14 )

 

Desde ja obrigado 

icon

Melhor resposta por João H. 26 February 2024, 23:04

Ver pergunta inicial

12 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @SpeedOn256,

O saldo em cartão, no momento da portabilidade, é perdido, não existindo lugar a qualquer reembolso ou transferência.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Então neste caso a Nos tem supremacia em relação á ANACOM relativo ás normas de portabilidade?

Reputação 7
Crachá +2

A anacom em lado nenhum diz que vais continuar com o saldo.

Claro que numa portabilidade o teu saldo perde-se. A nova operadora não tem obrigação nenhuma em colocar-te saldo que seja de outra operadora.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua questão @SpeedOn256. Consideramos ter esclarecido sobre este tema na resposta anterior.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

@João H. estou absolutamente escandalizado com esta posição da NOS. Acresce que o cliente colocou um link para a informação da ANACOM e já se falou nisso noutras discussões e foi validado pela NOS:

 

 

 

A Lei de 2022 é clara:

 

10 - Nos casos de portabilidade de números afetos a serviços pré-pagos, a anterior empresa reembolsa, mediante pedido, o utilizador final de qualquer crédito remanescente respeitante ao número portado.

11 - O reembolso a que se refere o número anterior pode ter um encargo para o utilizador final, desde que estipulado no contrato, proporcionado e baseado nos custos efetivamente suportados pela empresa que realiza o reembolso.

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1727429

 

A informação que o cliente deixou so site da ANACOM mais clara é. Eu, lendo o que li aqui, não posso ter outro conselho para o @SpeedOn256 senão o de consultar um advogado quando possível.

@João H. estou absolutamente escandalizado com esta posição da NOS. Acresce que o cliente colocou um link para a informação da ANACOM e já se falou nisso noutras discussões e foi validado pela NOS:

 

 

 

A Lei de 2022 é clara:

 

10 - Nos casos de portabilidade de números afetos a serviços pré-pagos, a anterior empresa reembolsa, mediante pedido, o utilizador final de qualquer crédito remanescente respeitante ao número portado.

11 - O reembolso a que se refere o número anterior pode ter um encargo para o utilizador final, desde que estipulado no contrato, proporcionado e baseado nos custos efetivamente suportados pela empresa que realiza o reembolso.

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1727429

 

A informação que o cliente deixou so site da ANACOM mais clara é. Eu, lendo o que li aqui, não posso ter outro conselho para o @SpeedOn256 senão o de consultar um advogado quando possível.

 

 

Pois... Parece que estamos a falar com robôs.

Daqueles com gravação tipo cyclic redundancy 

Boa noite, @SpeedOn256,

 

@João H. não é desses. Se disse aquilo é porque tem indicações da NOS para tal, infelizmente. 

Sem problema.

Será aberta reclamação N̶a̶ ̶l̶o̶j̶a̶ ̶N̶o̶s̶ no site portal da queixa (para que toda a comunidade online possa ver) após pedido de portabilidade.

A entidade gestora da reclamação é a ANACOM e este tópico fará parte da reclamação.

 

Lamentavelmente Em vez da Nos fazer de tudo pra reduzir o número de reclamações pelos vistos não faz nada para que a satisfação dos clientes diminua e o número de reclamações aumente. 

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite, @SpeedOn256,

 

@João H. não é desses. Se disse aquilo é porque tem indicações da NOS para tal, infelizmente. 

Fui ver o link que colocaste do outro caso e parece-me ser de um tarifário para outro e não portabilidade. Neste caso vamos ver o que a anacom diz então. Se eles verificarem e for mesmo assim então a NOS aparentemente vai levar multa .. digo eu

Sim a alternativa até pode ser atribuírem crédito na minha fatura do serviço NOS que tenho em casa.

Usurpação (de saldo) é que constitui ilegalidade.... Sobretudo quando contradiz as directrizes da ANACOM.

Boa noite, @SpeedOn256,

 

@João H. não é desses. Se disse aquilo é porque tem indicações da NOS para tal, infelizmente. 

Fui ver o link que colocaste do outro caso e parece-me ser de um tarifário para outro e não portabilidade. Neste caso vamos ver o que a anacom diz então. Se eles verificarem e for mesmo assim então a NOS aparentemente vai levar multa .. digo eu

Boa noite @Guimas,

 

Os dois links tratam de assuntos diferentes. No primeiro eu na altura escrevi que tinha dúvidas porque não era uma portabilidade. Neste não há dúvida, porque se trata de uma portabilidade tal como está na legislação e condiz com a informação do site indicado pelo @SpeedOn256.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @SpeedOn256

Para podermos ajudar e melhor compreender a situação, pedimos que, por favor, nos envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente e o número de telemóvel que tinha saldo.

Obrigado

Comentário