Header

O WiFi calling é disponível em roaming?


Tenho WiFi Calling activado no meu telemóvel (iPhone XR). Estou de momento em Inglaterra, num local com sinal fraco mas WiFi razoável, e não me parece que o Wifi Calling esteja a funcionar. 

O que posso fazer? Esta função é disponível em roaming?


39 Comentários

Existe alguma novidade? Tenho o mesmo problema de estar no estrangeiro e não conseguir utilizar as chamadas por Wi-Fi num iPhone 13, apesar de o conseguir fazer perfeitamente em Portugal.

Não há novidades. Não consigo ter acesso às chamadas por Wi-Fi no estrangeiro. As redes locais são compatíveis.

A NOS insiste em contactar-me para o número português estando fora de Portugal. Quando o faz para o número local, não tem em atenção o fuso horário e liga-me de madrugada, apesar dos pedidos consecutivos para terem cuidado com este detalhe.

Reputação 1

Penso ser um problema específico de iOS. Eu também tenho um aparelho android (Samsung S21) e quando coloco o cartão da NOS o Wi-Fi calling funciona bem, apesar de não funcionar o envio e receção de SMS em Wi-Fi (que já não funcionava em Portugal).

Deve haver alguma restrição do Wi-Fi calling em iPhones com a NOS em roaming, apesar de a NOS não ter restrições geográficas para o serviço. Talvez seja um problema de configuração do sistema iOS.

Penso ser um problema específico de iOS. Eu também tenho um aparelho android (Samsung S21) e quando coloco o cartão da NOS o Wi-Fi calling funciona bem, apesar de não funcionar o envio e receção de SMS em Wi-Fi (que já não funcionava em Portugal).

Deve haver alguma restrição do Wi-Fi calling em iPhones com a NOS em roaming, apesar de a NOS não ter restrições geográficas para o serviço. Talvez seja um problema de configuração do sistema iOS.

Haverá alguma forma de contornar este problema?

Reputação 1

Eu falei com o apoio técnico da NOS e eles disseram-me que da parte da NOS não há qualquer restrição do serviço (quer o VoLTE quer o Wi-Fi calling estão ativos no meu tarifário) e encaminharam-me para a Apple diretamente.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde, 

O serviço é garantido, pela NOS, utilizando uma das suas redes Wireless. Estando no estrangeiro será responsabilidade do operador a que está ligado. 

Saiba quais os operadores que disponibilizam esta funcionalidade no site da Apple

Se tiverem alguma questão, por favor, partilhem connosco. 

Obrigado 

Reputação 1

Obrigado pela resposta, @Mário P.

 Verificando no site da Apple, todas as operadoras com as quais a NOS tem acordo de roaming nos Estados Unidos, em particular a que eu estou ligado, possuem o serviço de Wi-Fi calling. 

 

No entanto, como referi num post atrás, o iPhone não se liga ao Wi-Fi calling, apesar do serviço funcionar em Portugal. Se eu utilizar um dispositivo Android e puser o mesmo em modo de avião e ligar o Wi-Fi, o Wi-Fi calling funciona. 

 

Como poderei resolver este problema com o iPhone?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @ANDRE R,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Mais de um ano volvido, ainda continuo com o mesmo problema: sem acesso ao Wi-Fi Calling. Tenho o iPhone 13 Pro Max com o iOS16.1.1. 

A operadora em roaming (T-Mobile) suporta Wi-Fi Calling. https://support.apple.com/en-us/HT204039

 

Boa tarde, também verifico o mesmo problema: sem acesso ao Wi-Fi Calling. O meu tarifário é Livres Base.

Hi @Maria Anna Hoesen,

At this moment Wi-Fi Calling is currently available for phone plans (postpaid) that are integrated on the respective bill for clients who subscribed a TV pack from NOS.

Fiz a mesma pergunta, aqui no Fórum NOS, no ano passado: não consigo aceder ao Wi-Fi Calling no estrangeiro. Surpreendentemente, a NOS afirmou que a única solução seria contactar a operadora em roaming. O site da Apple é explícito ao constatar que a operadora em questão -- T-Mobile USA -- oferece Wi-Fi Calling (https://support.apple.com/en-us/HT204039). Agora percebo que a NOS bloqueia esta funcionalidade para clientes com serviço pré-pago. Para a próxima terei de escrever em inglês para receber uma resposta completa.

Reputação 1

@DanPT, passei pelo exato mesmo problema de o Wi-Fi Calling não funcionar em roaming no IPhone. A única maneira de conseguir fazer chamadas por Wi-Fi pelo iPhone no estrangeiro é estando ligado a uma rede Wi-Fi que tenha um IP português.

@DanPT, passei pelo exato mesmo problema de o Wi-Fi Calling não funcionar em roaming no IPhone. A única maneira de conseguir fazer chamadas por Wi-Fi pelo iPhone no estrangeiro é estando ligado a uma rede Wi-Fi que tenha um IP português.

Testei agora com uma VPN no iPhone e tudo ficou na mesma.

Reputação 1

A VPN no telemóvel não vai funcionar, mas se configurar a VPN no router ou hotspot a que o iPhone está ligado já vai funcionar.

Bom dia.

Sendo novo aqui no forum, um olá a todos os utilizadores e moderadores.

Penso este topico ser interessante por duas razões em especifico. Primeiro é de facto um serviço inovador a nível nacional e do qual o utilizador pode tirar potencial do mesmo. Segundo acho honestamente que a NOS não esta a tirar o verdadeiro potencial deste serviço tendo em conta que o mesmo ja existe la fora ha imensos anos. Vamos por partes, tendo em conta que creio que existe aqui alguma confusão em relação ao funcionamento em roaming do serviço. Primeiro em nada tem haver com a operadora em que estão registados o facto de o wifi calling funcionar ou não, independentemente do pais onde estejam. Tenho provas disso, tendo em conta que tenho familiares meus nos EUA e sempre que ca vêm, independentemente da operadora nacional a qual estejam ligados, desde que tenham uma conexão wifi, o serviço de wifi calling encontrar se a sempre ativa. Isso é um serviço da operadora que o fornece e não da operadora a que estão registados. Segundo, e aqui vou simplesmente supor, creio que a NOS não tera interesse em ativar o serviço wifi calling enquanto em roaming, pois isso permitiria que as chamadas fossem efetuadas lá fora de uma forma gratuita sem que para isso pudessem ser cobradas as taxas de roaming. Passo a explicar, sempre que alguém vai para fora do pais, espaço fora da comunidade europeia as chamadas são cobradas e bem cobradas independentemente do operador nacional em questão, ja nos EUA existem planos fixos de taxação de roaming que permite pagar um passaporte móvel em que mediante um único pagamento as chamadas estão todas incluídas e dados moveis também, ou seja, ter ou não ter chamadas por wifi ativos nesses planos para eles é indiferente. Outra situação tem haver com a configuração do wifi calling nos iPhones, ja que so com o pouco sinal de rede é que o serviço é ativado, e por vezes com a alternância entre rede móvel e wifi calling, existe uma fração de segundos que deixamos de ouvir, ora, existe uma opção que tem que ser atualizada nas definições de rede NOS nos iPhones em que no mesmo menu onde ativamos o wifi calling é possível adicionar a ativação da funcionalidade prioritizar redes wifi nas chamadas, e assim sempre que a rede esteja ela boa ou má, o wifi calling estará sempre ativo caso tenha uma ligação wifi. 

Com isto espero ter ajudado a tirar algumas duvidas aqui. 

Cumprimentos

Comentário