Skip to main content

Viva

Comprei online um cartão “NOS IoT Alarme”.

Coloquei o cartão numa central de alarme “HUB 2 Plus” da Ajax.

Usei como APN, User e password: iot-p, nada, nada

Resultado: Nada

Vi aqui no forum problema semelhante, mas dado passarem o tempo em mensagens privadas, o resultado/solução é desconhecido.

Algum conselho?

Obrigado!

Viva

Será que há esperança de uma resposta por parte da NOS? Deve haver muitos utilizadores com questões semelhantes. Até há conselhos por aqui para se o da NOS não funciona que se compre de outra marca (Vodafone na mesma central, funciona mas … tarifa muito elevada), não me parece solução.

Cumprimentos

Boa noite @Vítor Jesus Sousa de Almeida,

A resposta oficial poderá ser ligue para 16991 (O custo da chamada para clientes Internet é de €0,45/min).

Sugestão para configurar o seu alarme HUB2 da Ajax com o cartão NOS IoT Alarme:

1. Insira o cartão SIM no slot do cartão SIM na central de alarme HUB2 da Ajax.

2. Ligue a central de alarme e aguarde até que esta se ligue completamente.

3. No seu smartphone, descarregue a aplicação Ajax Security System e instale-a.

4. Abra a aplicação e efetue o login com a sua conta.

5. No ecrã principal da aplicação, selecione o ícone do menu (três linhas horizontais no canto superior esquerdo do ecrã).

6. Selecione a opção "Dispositivos" no menu.

7. Selecione o dispositivo "Hub2" na lista de dispositivos.

8. Selecione a opção "Configurações" na parte inferior do ecrã.

9. Selecione a opção "Comunicação SIM" nas configurações.

10. Insira as seguintes informações:

• Operadora: Outra
  • Tipo de cartão SIM: IoT (M2M)
  • APN: iot-p
  • Utilizador: deixe em branco
  • Palavra-passe: deixe em branco
  1. Clique em "Guardar" para salvar as configurações.

2. Reinicie o HUB2 para que as alterações entrem em vigor.

Depois de seguir estes passos, o seu alarme HUB2 da Ajax deve estar configurado corretamente para usar o cartão NOS IoT Alarme. Se ainda tiver problemas já sabe como proceder.

Boa sorte

Viva

Fiz isso com exceção da operadora e do tipo de cartão que a aplicação que instalei no meu telemóvel não pede. A Hub 2 plus tem lugar para dois cartões e como eu tinha um cartão Vodafone Easy91 usei-o no slot 2 dos SIM da central. Esta SIM da Vodafone sai muito caro e por isso comprei o da NOS. Ontem coloquei o NOS IoT alarme no slot 1 da central e …. nada. Tenho de ver se tenho de fazer algum reset à central para ela aceitar o cartão. O manual dela nada diz.

Vou continuar a experimentar. Obrigado por confirmar os dados a introduzir na central.

Obrigado!

Vítor Almeida

Boa tarde @Vítor Jesus Sousa de Almeida, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Vamos ajudar. 
Pedimos que, por favor, insira o cartão NOS IoT num smartphone e que nos diga se surge o pedido de PIN. 
Obrigado

Viva

Ontem e hoje foi impossível arranjar mais algum tempo para dedicar ao cartão e à central. Agora estou fora de casa, a trabalhar, e não consigo ir desmontar a central de alarmes onde está o cartão para o retirar, arranjar um telemóvel para o colocar e experimentar (nem o fiz antes porque alguém por aqui escreveu que se se colocasse aquele cartão IoT num telemóvel ele deixaria de funcionar), e depois fazer as experiências. Penso que apenas amanhã, talvez, consiga pegar nesse assunto.

No easy91 da VDF (que está na mesma central) tive de desativar o pedido de pin (usando um telemóvel). Esperava que o NOS IoT Alarme já viesse bem configurado dado o objetivo para o seu uso estar bem definido: Alarmes. Seria igualmente expectável a NOS fornecer alguns dados no site ou na embalagem sobre: APN, login password, USSD para ver o balanço (check balance, ...).

Obrigado pelo contacto!

Cumprimentos

Vitor Almeida

Viva

Inseri o cartão num antigo telemóvel. Fui ver em settings -> privacy ... e eu diria que ele está configurado para não pedir o pin. Pelo menos no arranque do telemóvel não pediu pin.

Viva

Inseri o cartão num antigo telemóvel. Fui ver em settings -> privacy ... e eu diria que ele está configurado para não pedir o pin. Pelo menos no arranque do telemóvel não pediu pin.

Boa noite @Vítor Jesus Sousa de Almeida,

Obrigado

Viva

Depois de ter passado o cartão NOS IoT Alarme para o telemóvel, coisa que não tinha experimentado antes porque tinha lido algures que seria bloqueado, verifiquei se pedia o PIN no telemóvel, não pediu. Passei-o de novo para a central e …. parece-me que foi ativado, desconheço o porquê.

Obrigado!

Viva

Depois de ter passado o cartão NOS IoT Alarme para o telemóvel, coisa que não tinha experimentado antes porque tinha lido algures que seria bloqueado, verifiquei se pedia o PIN no telemóvel, não pediu. Passei-o de novo para a central e …. parece-me que foi ativado, desconheço o porquê.

Obrigado!

Fico feliz em saber que conseguiu resolver a questão com sucesso e que está satisfeito com o resultado.

Agradeço pela disposição em ajudar outros utilizadores, pois a partilha de conhecimentos é essencial para a comunidade.

Se tiver alguma outra questão, não hesite em contactar novamente.

Obrigado

Boa tarde @Vítor Jesus Sousa de Almeida,

Agradecemos o seu testemunho sobre este tema.

O cartão SIM poderia estar com dificuldade em estabelecer o registo na rede NOS através da central em causa. 

Ficamos felizes por estar a funcionar devidamente.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS. 🙂

Obrigado

Boa tarde,

Estou na mesma situação…

Comprei um cartão SIM NOS alarme, já verifiquei que no telemóvel não pede PIN e liga-se à rede mas na central de alarme não consigo configurar a APN “iot-p”.

Suporte da NOS, podem verificar se há algo de errado com a configuração do cartão?

Obrigado

Boa tarde,

Estou na mesma situação…

Comprei um cartão SIM NOS alarme, já verifiquei que no telemóvel não pede PIN e liga-se à rede mas na central de alarme não consigo configurar a APN “iot-p”.

Suporte da NOS, podem verificar se há algo de errado com a configuração do cartão?

Obrigado

Boa tarde @PedroCLopes,

Já verificou se o equipamento assume a APN presente no cartão?

Obrigado

Boa tarde @Jorge C ,

Qual a apn do cartão? 

Por defeito, a APP do alarme tem "internet"

Quando mudo para iot-p, dá erro

Obrigado 

Boa tarde @Jorge C ,

Qual a apn do cartão? 

Obrigado 

E funciona com APN “internet”? Se funcionar, use esse APN

Boa tarde @Jorge C ,

Qual a apn do cartão? 

Obrigado 

Boa noite @PedroCLopes,

A APN é a seguinte:

Nome: NOS

APN: umts (ou internet.zon.pt)

MCC: 268

MNC: 01

Tipo APN: internet

Obrigado

Boa tarde, @PedroCLopes 

O @Jorge C deu uma boa ajuda. Diga-nos, por favor, se conseguiu aceder. 

Obrigado 

Boa tarde,

Obrigado pelas sugestões, mas continuo sem conseguir ter ligação através do cartão…

Quando tento utilizar as apns sugeridas (umts (ou internet.zon.pt)), o resultado é o mesmo erro.

Será alguma configuração no cartão?

Boa noite @PedroCLopes,

Provavelmente não está a ser gravado no equipamento.

Obrigado

Bom dia, @PedroCLopes.

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O número associado ao IoT;
  • Código PIN original do cartão.

Obrigado

Comentário