Se o seu telemóvel for roubado ou se o perder, existem algumas questões que deve ter em conta, como uma possível utilização do seu cartão SIM para fazer e receber chamadas indevidamente, por exemplo.
Vamos explicar tudo o que deve fazer para se proteger ou resolver a situação nestes casos.
O primeiro passo é reduzir a possibilidade do seu telemóvel ser roubado. As nossas sugestões passam por não o ter muito exposto em locais públicos e ter cuidado nos transportes públicos ou em ruas muito movimentadas.
Se o seu telemóvel for roubado, o que fazer?
Proceda, assim que possível, ao bloqueio tanto do seu cartão SIM da NOS como do equipamento:
- Bloqueio de cartão SIM
Saiba como pode bloquear o seu cartão SIM:- Peça o bloqueio do cartão SIM, ligando para o serviço de apoio a Clientes ou dirigindo-se a uma loja NOS.
- Está no estrangeiro? Ligue para a nossa linha de apoio a Clientes e peça para bloquearmos o cartão SIM.
- Bloqueio de equipamento
Saiba como pode bloquear o seu telemóvel ou dispositivo:- Tenha consigo o comprovativo de compra do equipamento e deve guardar o IMEI do seu telemóvel, que pode obter marcando no seu teclado o código *#06#.
- Opte por usar programas que guardam as informações importantes que tem no seu telemóvel e que fazem cópias de segurança ou limpeza remota dos dados, para que possa aceder a toda a informação mesmo sem ter o equipamento consigo.
- Para que o seu telemóvel não seja utilizado por terceiros, só precisa de preencher o formulário, anexar cópias frente e verso do documento de identificação, do comprovativo de compra do equipamento (cópia do recibo, certificado de garantia ou fatura da compra do equipamento com a indicação da marca, modelo e IMEI) ou da participação às autoridades, e enviar-nos pelo Site NOS.
Como enviar os comprovativos para bloquear o seu telemóvel pelo site NOS
Saiba como preencher o formulário e enviar os comprovativos do seu equipamento para bloqueio, após seguir os passos acima de “bloqueio de equipamento”:
- Aceda ao formulário do site NOS e insira o Número de Identificação Fiscal associado ao contrato NOS e selecione “Continuar”;
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Confirme o seu contacto para receber o código de confirmação e escolha “Continuar”;
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Insira o código de confirmação que enviámos para o seu contacto e selecione “Continuar”;
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Confirme os seus dados de cliente, escolha o serviço sobre o qual precisa de ajuda;
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Na mesma página, descreva resumidamente o seu pedido, e escolha “Anexar documento” para anexar os documentos necessários
Para concluir o pedido precisamos que nos envie os documentos assinalados acima, e/ou outros pertinentes relacionados com a sua questão. Não se esqueça de os anexar ao pedido.
O que posso fazer para que o meu telemóvel não seja utilizado por terceiros?
- Defina um código PIN, para o cartão SIM, assim quando liga o telemóvel só é possível aceder ao cartão se introduzir esse código
- Coloque também um código de segurança no telemóvel. Hoje em dia os equipamentos já estão preparados, com vários tipos de códigos
- Guarde a marca, modelo e IMEI do seu telemóvel, para no caso de furto possa dar essas informações à polícia ou para pedir o bloqueio do equipamento
- Existem equipamentos que já têm aplicações de localização, para saber onde está o seu telemóvel. Algumas permitem fazer uma limpeza remota de conteúdos, para que ninguém tenha acesso às informações que estão no seu telemóvel.
Saiba como pedir a 2ª via do seu cartão SIM para voltar a poder comunicar.
Conheça ainda como pode enviar documentos em falta através da página online NOS de dar seguimento de um pedido que tenha feito:
Esperamos que este artigo o ajude a ter o seu equipamento em segurança.
Estamos disponíveis para ajudar, caso precise de esclarecer alguma dúvida.