Header

A NOS passa a ter nova Linha de Apoio com custos reduzidos – 931699000


As operadoras passam agora a ser obrigadas a ter uma linha de atendimento gratuita ou com custos reduzidos. A NOS passa a ter uma linha de apoio com numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional, que para a maioria dos clientes será gratuita, porque têm minutos grátis incluídos e não pagam para 93.

A outra linha 16990 é gratuita para todos os clientes, a partir de rede NOS, no atendimento automático, técnico e vendas, sendo paga para assuntos de faturação, apoio ao cliente genérico, desativações e gestão contratual.

https://pplware.sapo.pt/informacao/operadoras-obrigadas-a-ter-linhas-telefonicas-gratis-de-apoio-ao-cliente/

No caso da NOS a linha móvel é o

931 699 000

João H. 1 ano atrás

Boa tarde a todos 🙂

Através do Fórum NOS pode ter esclarecidas todas as suas dúvidas. 

Pesquise por questões que tenha e, caso não encontre a resposta que procura, crie um tópico com a sua questão😊

A comunidade do Fórum e a equipa de moderação vão ajudar a esclarecer as suas dúvidas.

Saiba como pode pode criar um tópico de pergunta ou discussão:

 

Ainda não se registou no Fórum NOS? Saiba ainda como fazer o registo no Fórum NOS:

 

Caso tenha alguma duvida, não hesite em partilhar. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 

Obrigado

Ver pergunta inicial

223 Comentários

@Jose Rodrigues

No 16990 a opção 3 é grátis mas as outras não. Este número mantém-se disponível.

Chamadas de fixo para móvel têm custos. Não tem um tarifário móvel com minutos incluídos? Use-o para realizar futuros contactos ao apoio ao cliente.

Não, não uso porque tenho outra rede, se até aqui ligava 16990, parece que terei que o continuar a fazer ou ligar 93 e pagar a chamada. Parece-me que a situação não está ainda bem esclarecida. 

É um número 93 normal. Se pagava para um 93, continua a pagar. Se não pagava para 93, continua sem pagar.

Talvez esta página esclareça os contornos da medida:

https://dre.pt/pesquisa/-/search/167281002/details/maximized

Reputação 7
Crachá +5

@Jose Rodrigues

No 16990 a opção 3 é grátis mas as outras não. Este número mantém-se disponível.

Chamadas de fixo para móvel têm custos. Não tem um tarifário móvel com minutos incluídos? Use-o para realizar futuros contactos ao apoio ao cliente.

Não, não uso porque tenho outra rede, se até aqui ligava 16990, parece que terei que o continuar a fazer ou ligar 93 e pagar a chamada. Parece-me que a situação não está ainda bem esclarecida. 

É um número 93 normal. Se pagava para um 93, continua a pagar. Se não pagava para 93, continua sem pagar.

Talvez esta página esclareça os contornos da medida:

https://dre.pt/pesquisa/-/search/167281002/details/maximized

A minha rede é de outra Operadora, a questão mantém-se, se eu ligar do telefone fixo rede da NOS não pagava para o 16990 opção 3. Se ligar da rede fixa NOS para o 93 continuo a não pagar ? 

@Jose Rodrigues

No 16990 a opção 3 é grátis mas as outras não. Este número mantém-se disponível.

Chamadas de fixo para móvel têm custos. Não tem um tarifário móvel com minutos incluídos? Use-o para realizar futuros contactos ao apoio ao cliente.

Não, não uso porque tenho outra rede, se até aqui ligava 16990, parece que terei que o continuar a fazer ou ligar 93 e pagar a chamada. Parece-me que a situação não está ainda bem esclarecida. 

É um número 93 normal. Se pagava para um 93, continua a pagar. Se não pagava para 93, continua sem pagar.

Talvez esta página esclareça os contornos da medida:

https://dre.pt/pesquisa/-/search/167281002/details/maximized

A minha rede é de outra Operadora, a questão mantém-se, se eu ligar do telefone fixo rede da NOS não pagava para o 16990 opção 3. Se ligar da rede fixa NOS para o 93 continuo a não pagar ? 

Nesse caso paga a chamada, porque não tem chamadas incluídas para 93.

Reputação 7
Crachá +2

Claro que tinham de ir pelo caminho mais difícil para o consumidor! :grinning:

Criar um número da REDE FIXA nacional é que não vale a pena! (tanta gente utiliza ainda o telefone fixo, e as chamadas são maioritariamente gratuitas - e não iria incomodar quem usa o telemóvel, pois vai “queimar” sempre os minutos do pacote...)

Mais não seria de esperar :ok_hand:

(o decreto do governo deu “demasiada” liberdade… numero FIXO… OU numero MÓVEL...)

Reputação 7
Crachá +2

Só agora percebi que a NOS basicamente não fez absolutamente nada, excepto “libertar” um número MÓVEL que já era usado como linha de apoio para quem liga do estrangeiro (e que BLOQUEAVA para chamadas nacionais!) :clap::clap::clap:

 

Reputação 7
Crachá +1

Olá @marcolopes 

Se não quer gastar minutos basta pedir ao colaborador que lhe ligue de volta.

A NOS fez alguma coisa, embora sob uma obrigação, disponibilizou um número sem custos para o consumidor. De qualquer forma a questão dos minutos não será problema, hoje em dia os tarifários têm tantos minutos que se perder uns 60 no máximo nem vai sentir falta.

Reputação 7
Crachá +5

@Jose Rodrigues

No 16990 a opção 3 é grátis mas as outras não. Este número mantém-se disponível.

Chamadas de fixo para móvel têm custos. Não tem um tarifário móvel com minutos incluídos? Use-o para realizar futuros contactos ao apoio ao cliente.

Não, não uso porque tenho outra rede, se até aqui ligava 16990, parece que terei que o continuar a fazer ou ligar 93 e pagar a chamada. Parece-me que a situação não está ainda bem esclarecida. 

É um número 93 normal. Se pagava para um 93, continua a pagar. Se não pagava para 93, continua sem pagar.

Talvez esta página esclareça os contornos da medida:

https://dre.pt/pesquisa/-/search/167281002/details/maximized

A minha rede é de outra Operadora, a questão mantém-se, se eu ligar do telefone fixo rede da NOS não pagava para o 16990 opção 3. Se ligar da rede fixa NOS para o 93 continuo a não pagar ? 

Nesse caso paga a chamada, porque não tem chamadas incluídas para 93.

Então se pago a chamada como é que é gratuita ? Por outro lado esse número tem vindo a ser divulgado aqui no Fórum como gratuito para quem precisa de ligar para a NOS a partir de outra rede, agora verifica-se que afinal seria gratuito apenas para quem ligava a partir do estrangeiro e que quem ligava de outra rede não era atendido, enfim. Vamos aguardar por mais esclarecimentos, o 16990 continua a funcionar.

Reputação 7
Crachá +1

Em relação a este assunto anda tudo a lançar postas de pescada para o ar, sem pés nem cabeça. Vamos aguardar até que as operadoras se pronunciem sobre o assunto.

À partida será o próprio 16990 que será usado para efeito, mas sem cobrar qualquer valor  pela chamada, isso seria o mais lógico.

Aguardemos pelos próximos dias.

Reputação 7
Crachá +1

Quem ligava de outra rede móvel o 931699000 funcionava corretamente. Não era destinado somente a pessoas no estrangeiro. 

Agora está disponível para todas as redes, incluindo a da NOS. 

Reputação 7
Crachá +1

Em relação a este assunto anda tudo a lançar postas de pescada para o ar, sem pés nem cabeça. Vamos aguardar até que as operadoras se pronunciem sobre o assunto.

À partida será o próprio 16990 que será usado para efeito, mas sem cobrar qualquer valor  pela chamada, isso seria o mais lógico.

Aguardemos pelos próximos dias.

Ninguém está a mandar postas de pescada para o ar, o 931699000 é o número sem custos da NOS, que tal como é referido no site, conta como uma chamada para rede móvel nacional. O 16990 continua disponível com as mesmas características.

Não é preciso aguardar quando já temos a confirmação no site.

Reputação 7
Crachá +5

Em relação a este assunto anda tudo a lançar postas de pescada para o ar, sem pés nem cabeça. Vamos aguardar até que as operadoras se pronunciem sobre o assunto.

À partida será o próprio 16990 que será usado para efeito, mas sem cobrar qualquer valor  pela chamada, isso seria o mais lógico.

Aguardemos pelos próximos dias.

De pescada e de corvina, 

Custo da chamada

 

931 699 000

  • Chamada para rede móvel nacional.

Onde diz que é gratuita ?

Reputação 7
Crachá +2

Em relação a este assunto anda tudo a lançar postas de pescada para o ar, sem pés nem cabeça. Vamos aguardar até que as operadoras se pronunciem sobre o assunto.

À partida será o próprio 16990 que será usado para efeito, mas sem cobrar qualquer valor  pela chamada, isso seria o mais lógico.

Aguardemos pelos próximos dias.

 

Quem é que está a lançar postas de pescada sem pés nem cabeça?? A lei é perfeitamente clara! E a NOS decidiu optar pela via de disponibilizar uma linha telefónica com NUMERAÇÃO MÓVEL (podia optar por numeração FIXA, podia optar por um número nacional GRATUITO 800, mas optou pelo que lhe convém mais, que é um número MÓVEL - que até já existia e estava “diplomaticamente bloqueado” para chamadas efectuadas dentro do país - que irá sempre gastar minutos de um pacote mensal, ou ser cobrado, dependendo do tarifário). Portanto, a NOS não está em incumprimento, o governo é que, como sempre, fez o que lhe compete, que é dar permissividade para que quase tudo continue na mesma! 

https://dre.pt/dre/LinkAntigo?search=167281002

Decreto-Lei n.º 59/2021

Artigo 3.º

Dever de informação

1 - Qualquer entidade que, ao abrigo do presente decreto-lei, disponibilize linhas telefónicas para contacto do consumidor deve divulgar, de forma clara e visível, nas suas comunicações comerciais, na página principal do seu sítio na Internet, nas faturas, nas comunicações escritas com o consumidor e nos contratos com este celebrados, quando os mesmos assumam a forma escrita, o número ou números telefónicos disponibilizados, aos quais deve ser associada, de forma igualmente clara e visível, informação atualizada relativa ao preço das chamadas.

2 - A informação relativa aos números e ao preço das chamadas, a que se refere o número anterior, deve ser disponibilizada começando pelas linhas gratuitas e pelas linhas geográficas ou móveis, apresentando de seguida, se for o caso, em ordem crescente de preço, o número e o preço das chamadas para as demais linhas.

3 - Quando, para efeitos do disposto nos números anteriores, não seja possível apresentar um preço único para a chamada, pelo facto de o mesmo ser variável em função da rede de origem e da rede de destino, deve, em alternativa, ser prestada a seguinte informação, consoante o caso:

a) «Chamada para a rede fixa nacional»;

b) «Chamada para rede móvel nacional».

Artigo 4.º

Linhas telefónicas do fornecedor de bens ou do prestador de serviços

1 - O custo, para o consumidor, das chamadas efetuadas para as linhas telefónicas disponibilizadas pelo fornecedor de bens ou pelo prestador de serviços, para contacto daquele, no âmbito de uma relação jurídica de consumo, não pode ser superior ao valor da sua tarifa de base.

2 - Para efeitos do disposto no número anterior, por «tarifa de base» entende-se o custo de uma comunicação telefónica comum que o consumidor espera suportar de acordo com o respetivo tarifário de telecomunicações.

3 - Para cumprimento do disposto nos números anteriores, o fornecedor de bens ou o prestador de serviços está obrigado a disponibilizar ao consumidor uma linha telefónica gratuita ou, em alternativa, uma linha telefónica a que corresponda uma gama de numeração geográfica ou móvel.

 

Reputação 7
Crachá +5

Olá a todos,

Desde o dia 2 de novembro de 2021 as linhas de apoio sofreram alterações, existindo novas linhas com numeração móvel com taxação de chamada para rede móvel nacional.

Para Particulares – 931699000; Para NOS Açores – 931616100; e para NOS Madeira – 931613000.

As linhas Corporate (16109) e Empresas (16999) passam a ser gratuitas, de qualquer rede, a partir de 5 de novembro de 2021.

Consulte os contactos, horários e custos de chamada aqui

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Olá a todos,

Desde o dia 2 de novembro de 2021 as linhas de apoio sofreram alterações, existindo novas linhas com numeração móvel com taxação de chamada para rede móvel nacional.

Para Particulares – 931699000; Para NOS Açores – 931616100; e para NOS Madeira – 931613000.

As linhas Corporate (16109) e Empresas (16999) passam a ser gratuitas, de qualquer rede, a partir de 5 de novembro de 2021.

Consulte os contactos, horários e custos de chamada aqui

Obrigado

Nesse caso confirma-se que as chamadas feitas do telefone fixo da NOS passam a ser cobradas ainda que sejam feitas para o apoio técnico, certo ?

Reputação 7
Crachá +5

@Jose Rodrigues

 

A partir de hoje passou a ser gratuita para qualquer rede e qualquer departamento da NOS, seja ele departamento técnico, faturação, comercial, fidelização etc.

 

É uma novidade, começa hoje e resulta de uma obrigação legal. É assim na NOS como em todas as outras operadoras.

 

O número 931 699 000 é a partir de hoje a linha oficial e principal da NOS.

Numa pergunta feita no facebook da NOS, a resposta é esta:

Vamos ajudar, Jose. A chamada para o apoio técnico da NOS é gratuita entre as 07h00 e as 02h00 condição já existente anteriormente e que se mantem. Ao ligar para tratar de outros assuntos pagará o valor de uma chamada para a rede móvel a partir do seu tarifário. Obrigado, Ricardo

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Jose Rodrigues,

Agradecemos a sua questão.

Confirmamos a informação prestada pelo facebook da NOS. :slight_smile:

Caso surja alguma questão, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde, o meu telefone fixo não dava há algum tempo e resolvi ligar para o apoio ao cliente através de outro telefone fixo para não pagar a chamada. No apoio ao cliente disseram-me que teria de ligar do meu telemóvel para poder estar perto do equipamento e que avisasse que estava a fazer chamada de 1 telemóvel para eles retribuirem. O assistente confirmou os meus dados e número de telemóvel e achei estranho ele próprio não retribuir logo a chamada, mas disse-me que tinha de ligar novamente para o apoio através do telemóvel. Assim o fiz e qual não foi o meu espanto que ao explicar a situação ao novo assistente, este apenas me deu um número de telemóvel do apoio ao cliente, fiquei chateado pois isso já podia ter feito o assistente anterior e era escusado eu ter gasto dinheiro do telemóvel. De seguida liguei para o número de telemóvel e resolvi a situação. Tendo em conta que era evitável ter gasto dinheiro na chamada para o apoio ao cliente e que me foi cobrada 1€ e tal para me darem um número de telemóvel que podiam ter dado na chamada do número fixo,  questiono a NOS se é possível subtrair o valor da chamada (que era escusada) na próxima fatura da NOS?A chamada foi de outra operadora, mas a culpa foi do assistente e não minha, pois tinha ligado de um número fixo. Retribuem o valor? 

Cumprimentos (desculpem a extensão do texto)

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Ruben José Maio Nipo,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum, acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado 

Boa noite.

Após me enviar várias vezes a fatura que vence em 19/02/22,

Comunico que a fatura encontra-se paga desde o dia 01/02/2022, conforme comprovante em anexo. Ainda não consultaram o setor financeiro de vocês ? Não repassam aos funcionários?

 

Elizabeth

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite.

Após me enviar várias vezes a fatura que vence em 19/02/22,

Comunico que a fatura encontra-se paga desde o dia 01/02/2022, conforme comprovante em anexo. Ainda não consultaram o setor financeiro de vocês ? Não repassam aos funcionários?

 

Elizabeth

Boa noite, as mensagens são automáticas, são enviadas pelo sistema, mesmo já se tendo pago a fatura continuam a ser enviadas, é uma questão de as ignorar.

Pode confirmar na sua área de cliente https://cliente.nos.pt/WebSelfcare/Homepage se já aparece como liquidada a sua fatura.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Elizabeth Maria dantas,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário para sua proteção. Pedimos que não partilhe dados pessoais publicamente.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Olá sou cliente,  bairro afonso costa em Setúbal e estou sem sinal/ sinal intermitente de fornecimento de net, que me impede tds os serviços,  incluindo telefone. Alguém pode ajudar?

Reputação 7
Crachá +5

Olá sou cliente,  bairro afonso costa em Setúbal e estou sem sinal/ sinal intermitente de fornecimento de net, que me impede tds os serviços,  incluindo telefone. Alguém pode ajudar?

Boa tarde, reinicie o router desligando o cabo da corrente eletrica, aguarde alguns segundos e volte a ligar, aguarde que estabilize,  caso o problema se mantenha ligue 16990 apoio técnico opção 3 para que um técnico verifique o que se passa com o aparelho.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Ana Cascais,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

O @Jose Rodrigues fez boas sugestões.

Diga-nos, por favor, se a situação se mantém. 

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

Olá sou cliente,  bairro afonso costa em Setúbal e estou sem sinal/ sinal intermitente de fornecimento de net, que me impede tds os serviços,  incluindo telefone. Alguém pode ajudar?

Boa tarde, reinicie o router desligando o cabo da corrente eletrica, aguarde alguns segundos e volte a ligar, aguarde que estabilize,  caso o problema se mantenha ligue 16990 apoio técnico opção 3 para que um técnico verifique o que se passa com o aparelho.

 

Este tópico é sobre a questão dos números de apoio, e não para pedidos de apoio específicos...

Comentário