Header
Pergunta

WiFi muito deficiente


Tenho o serviço UMA com internet de 200mb desde Maio. Tenho o router na sala. Fiz teste de velocidade Wi-fi no quarto com o meu tablet e acusou 110 MB de download. Bom! O grande problema é que desde esse mês, nas mesmas condições, a velocidade tem vindo a diminuir sistematicamente: em agosto só tinha 75 MB de download e chego agora a outubro com uns estonteantes 10 MB!! Enfatizo: testes realizados nas mesmas condições, com o mesmo aparelho e na mesma divisão da casa!
O router terá algum problema? Ou estou a ser enganado?

Cumprimentos
Joel Oliveira

4 Comentários

Registar apenas as velocidades pode não ser suficiente para um bom diagnóstico.
A variação nas velocidades pode ter causas diversas, desde as condições ambientais (interferências) ao router ou ISP.
Em conjunto com as velocidades de transmissão é também conveniente registar a força do sinal, pois permitirá perceber se o rádio do router está ou não a perder potência e consequentemente a diminuir o seu alcance. Existem Apps para android que fornecem essa indicação em dBm para todos os routers na vizinhança (p.ex. Wifi Analyzer).
Embora a velocidade referida indique estar a fazer uso da banda 5Ghz, e sendo esta geralmente mais livre de interferências (porque também tem menos utilizadores) convem nao esquecer de verificar se existem outros equipamentos a fazer uso do mesmo canal ou canais adjacentes.
Verificar também se a redução de velocidades no Wi-Fi tem correspondência com uma redução também por cabo ethernet.
Tratando-se de uma instalação HFC e se o router o permitir, verificar também os níveis de sinal das várias portadoras de up e downstream.
Não será preciso fazer curso nenhum, mas convém perceber o básico para não se deixar apanhar pelas ladainhas dos costume...
Reputação 7
Crachá +5
Tenho o serviço UMA com internet de 200mb desde Maio. Tenho o router na sala. Fiz teste de velocidade Wi-fi no quarto com o meu tablet e acusou 110 MB de download. Bom! O grande problema é que desde esse mês, nas mesmas condições, a velocidade tem vindo a diminuir sistematicamente: em agosto só tinha 75 MB de download e chego agora a outubro com uns estonteantes 10 MB!! Enfatizo: testes realizados nas mesmas condições, com o mesmo aparelho e na mesma divisão da casa!
O router terá algum problema? Ou estou a ser enganado?

Cumprimentos
Joel Oliveira

Bom dia, independentemente das velocidades serem maiores ou menores, qual é o comportamento do seu WiFi ? A sua tablet recebe o sinal e funciona ou não ? Se funciona bem, se tem WiFi no quarto ou na cozinha não me parece que se deva preocupar com a velocidade. Eu costumo ver no Router, na página principal, a intensidade do sinal, que geralmente é 40%. Agora se realmente tem problemas, deve enviar por mensagem privada o seu numero de cliente à moderação @Ana P. ou @Tiago C. para que possam atuar no sentido de serem detetadas as anomalias que afetam as velocidades da sua internet ou WiFi.
Reputação 7
Crachá +2
Já existem tantos tópicos no fórum sobre a questão do WIFI nos routers NOS! Pesquisa por favor. Já muito foi dito sobre o assunto.
Reputação 7
Crachá +2
Desligue o router da corrente e volte a ligar. se a velocidade se mantiver nos 10mb tem de falar com o apoio técnico.

Comentário