Skip to main content

Boa tarde,

 

Renovei recentemente o contrato com a NOS, mudando para um pacote de 500mbs. No início a rede wife do telemóvel ou do portátil atingia 200 a 300, mas após uns dias não passa dos 90 e pouco. 

Liguei para a NOS e disseram-me que iriam resolver. Após 48h (período dado para a resolução) a net continua com essa velocidade. Liguei novamente e informaram-me que até era bem boa a velocidade, tendo em conta que era wifi e que o mínimo que a NOS tem de garantir é 10%...não percebo por que motivo não atinge mais a net.

 

Noutra nota à parte, na área de cliente da NOS, entrando no site, a velocidade contratada surge como 500 mbs, mas na app só aparece 120, não sei se há relação. Mais alguém consegue dizer-me se é normal a velocidade média (testada no site speedtest.nos.pt ou no netmede.pt ronda os 95.

 

Obrigado pelo feedback

Não será normal. Desligando o router da corrente e voltando a ligar, faça em speedtest.nos.pt. Eu faria por cabo para ver como estava. Se só dá por wifi veja em que rede é que está a fazer. em 2,4ghz ou 5.0 ghz? Se o router tiver o mesmo nome não vai dar para saber, por isso entre em aminhanet.nos.pt e separe o nome das redes. 2.4ghz até diria que andasse por volta dos 90. 5.0ghz por volta dos 300 talvez.


Não será normal. Desligando o router da corrente e voltando a ligar, faça em speedtest.nos.pt. Eu faria por cabo para ver como estava. Se só dá por wifi veja em que rede é que está a fazer. em 2,4ghz ou 5.0 ghz? Se o router tiver o mesmo nome não vai dar para saber, por isso entre em aminhanet.nos.pt e separe o nome das redes. 2.4ghz até diria que andasse por volta dos 90. 5.0ghz por volta dos 300 talvez.

 

Obrigado pela resposta. 

Desliguei o router como disse, mas nada de novo...mantém os 90 e pouco estando ligado ao 5ghz.

Não percebo.

Também não entendo por que motivo inicialmente dava 200 ou 300 e deixou de dar. Como se não bastasse, ao relatar a situação à NOS, consideraram de facto anormal, mas após as 48h dadas pela própria NOS para a resolução do problema, consideraram que 90 e tal é bom e que só têm de garantir 10%. 

 

Com cabo, o meu computador antigo deu-me 90 e tal na mesma. Liguei para a NOS e eles, para acompanhar a situação, pediram-me para ligar ao site speedtest.nos.pt, mas o raio do PC desliga-se de repente (velho mesmo). Tenho de arranjar um computador qualquer que ligue por cabo, porque o meu novo não tem placa ethernet.

 

Que mais me sugerem fazer? E que mais posso fazer com a NOS se a própria NOS considera normal 90 mbs (agora sim, inicialmente não)?

 

Mais uma vez, obrigado.


Qual é o router? 5.0? veja qual é a versão de software pff.

É verdade eles consideram acima de 10% aceitável. Eu pessoalmente colocaria 20% pelo menos mas pronto. Faça o teste por 2.4ghz e se der menos do que 50mbps aí já tem menos de 10% e eles enviam técnico caso deia em 2 aparelhos diferentes menos de 10%.


Sim, router 5.0.

 

Vou ter de arranjar um pc com ligação por cabo para tirar as teimas de vez.


Sim, router 5.0.

 

Vou ter de arranjar um pc com ligação por cabo para tirar as teimas de vez.


Veja so o software. Este router 5.0 tem estar em 1.1.4.x.x.


Sim, router 5.0.

 

Vou ter de arranjar um pc com ligação por cabo para tirar as teimas de vez.


Veja so o software. Este router 5.0 tem estar em 1.1.4.x.x.

 

Não sei como se vê isso. No site a minhanet.nos.pt, em informações sobre o router não refere nada disso. Que tipo de informação devo procurar? E como? Sou um leigo nestas coisas...

No próprio router não diz nada semelhante a 1.1.4.x.x.

 

Obrigado

 

 


Manutenção router -» informação -» versão sw


A versão de SW é 6.4.69.1.4


A versão de SW é 6.4.69.1.4


Estranho.. eu não sei os numeros todos de cor, mas guio-me por isto: o router 5.0 tem 3 versões diferentes. 9.4  -» 9.6 -» e a ultima 1.1.4 . Se calhar estou-lhe a indicar o sitio errado. eu ligaria entao o apoio técnico e pergunta qual a versão do router. Pedia para atualizar para a ultima e dps fazia speedtest.


Descobri agora que me confundi com o que o Guimas me disse sobre o router ser 5.0, pensando que se referia a 5g. Infelizmente o router é só 4.0.


Ah ok, então está atualizado. Neste caso no aminhanet.nos.pt verificava em monitorização da rede como está a qualidade. Se estiver mt baixa, faria reset de fábrica no router. Ou fazer mesmo que não esteja, ás vezes as velocidades só estabilizam assim.


A velocidade está sempre nos 90 e qualquer coisa. É estável nesse sentido, mas também nunca atinge nada semelhante a 500, nem 200 sequer...nem sequer uns míseros 120. Por isso, como estou dentro do período de 14 dias para cancelar o serviço, irei fazê-lo. Prometer 10% de um valor e nunca passar disso é ridículo. Então que não mintam e digam apenas que vão dar apenas 50mbps!


Pronto, obviamente que o apoio terá que verificar isto se quiser ctt.


Já pedi para verificar. Concluíram que está tudo normal...🙁


Já pedi para verificar. Concluíram que está tudo normal...🙁


ligado por cabo com tarifário de 500 não é normal.


Olá, mas se está a fazer teste por cabo teria de ter um valor superior, nunca 90, teria de ser pelo menos 70%. 

Já verificou os testes em outro equipamento? Porque poderá ser do próprio computador, ou até do cabo. Qual é o seu PC e cabo?


@Rick  Boa tarde, pode dizer qual é o seu pacote ? Qual é a Box que tem instalada ? Na sua Área de Cliente em Internet Fixa/Equipamentos qual é o Router que está lá ?


@Rick  Parece-me ter lido mais acima que tem o Router 4.0, ora esse Router com velocidade de 500MB ?


Olá, mas se está a fazer teste por cabo teria de ter um valor superior, nunca 90, teria de ser pelo menos 70%. 

Já verificou os testes em outro equipamento? Porque poderá ser do próprio computador, ou até do cabo. Qual é o seu PC e cabo?

Atenção que quanto ao teste por cabo, só consegui fazer uma vez. O raio do computador, talvez por ser antigo e ter algum problema de sobreaquecimento, desliga repentinamente ao fim de uns minutos. Por isso quando o testei (2x, uma das quais só conseguiu concluir o teste de download, mas não os de upload, etc), deu-me 90 mbs. O computador ao qual consigo ligar cabo é um Acer Aspire 5000 e qualquer coisa de 2011 com windows 7. O cabo não faço ideia, não sabia que os cabos para ligar a placas ethernet tinham capacidades diferentes. Se me disserem onde e o que ver, posso procurar a capacidade do mesmo. É amarelo lol, não sei se há alguma diferença em relação aos típicos cabos cinzentos.

E quanto à net wi-fi, esquecendo um pouco a net por cabo agora, não é mesmo nada normal (na visão de um leigo como eu), ter estado 2 anos com velocidade contratada de 120 a dar a 70 e agora ao mudar para 500, NUNCA passa dos 100 (atinge raramente uns 103 ou 105), sendo a média 90 e pouco.


No cabo, por exemplo, o seu deveria de ser CAT 5e , ou superior


@Rick  Boa tarde, pode dizer qual é o seu pacote ? Qual é a Box que tem instalada ? Na sua Área de Cliente em Internet Fixa/Equipamentos qual é o Router que está lá ?

 

 

O meu pacote completo inclui 180 canais, 2 cartões de telemóvel, 6 gb em cada cartão (dados móveis), chamadas e sms 8000 minutos por cartão e 500 mbs de download e 100 de upload (atinge os 100 de upload e até passa um pouco por vezes). A Box é a UMA. O Router indicado na área de cliente é 4.0 (noutra área indica mesmo “Router V4”) de 500 mbs. O router inclui ligação de rede 2.4 ou 5.0. O meu portátil novo (não o que mencionei de ligação por cabo, o meu novo não permite ligar cabo), ligando à rede 5.0, perto do router (1 metro ou menos), atinge os tais 90, tal como qualquer outro aparelho (5.0 ou 2.4) cá de casa.


No cabo, por exemplo, o seu deveria de ser CAT 5e , ou superior

Verifiquei agora, é precisamente CAT 5e.

O computador, sendo de 2011, pode ter uma placa que não permita grandes velocidades, mas também é demasiada coincidência atingir precisamente 90 e tais, tal como os outros aparelhos por wifi. Só terça-feira ou depois é que conseguirei que me emprestem um portátil ou pc moderno para ligar o cabo e testar. Seja como for, obrigado pela ajuda até ao momento, a todos. :thumbsup:


@Rick  Boa tarde, pode dizer qual é o seu pacote ? Qual é a Box que tem instalada ? Na sua Área de Cliente em Internet Fixa/Equipamentos qual é o Router que está lá ?

 

 

O meu pacote completo inclui 180 canais, 2 cartões de telemóvel, 6 gb em cada cartão (dados móveis), chamadas e sms 8000 minutos por cartão e 500 mbs de download e 100 de upload (atinge os 100 de upload e até passa um pouco por vezes). A Box é a UMA. O Router indicado na área de cliente é 4.0 (noutra área indica mesmo “Router V4”) de 500 mbs. O router inclui ligação de rede 2.4 ou 5.0. O meu portátil novo (não o que mencionei de ligação por cabo, o meu novo não permite ligar cabo), ligando à rede 5.0, perto do router (1 metro ou menos), atinge os tais 90, tal como qualquer outro aparelho (5.0 ou 2.4) cá de casa.

Certo, é que pelo que estive a ver, para ter 500MB deveria ter o Giga Router


@Jose Rodrigues, não necessáriamente. Pode ter o Power Router também.
@Rick, teste e se continuar fale com um moderador, porque se os sinais do seu Router tiverem ok e for problema da placa do PC, tanto a NOS como a PC Médic não vão poder ajudar.


@Jose Rodrigues, não necessáriamente. Pode ter o Power Router também.
@Rick, teste e se continuar fale com um moderador, porque se os sinais do seu Router tiverem ok e for problema da placa do PC, tanto a NOS como a PC Médic não vão poder ajudar.

Aqui na página dos pacotes diz que para ter 100MB de upload tem que ter Giga Router veja: https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/pacotes.aspx?source=menupacotes&content=topo


Comentário