Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.
Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.
Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…
A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso. Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.
Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.
Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?
Página 6 / 9
Deixo configuração para o router TP-LINK ER7206. Router NOS em modo Bridge porta 4.
Do lado da WAN Internet Tipo de conexão com a Internet: Dynamic IP (SLAAC/DHCPv6)
Avançado Obter endereço IPv6: DHCPv6 Delegação de prefixo: Habilitar Tamanho da delegação de prefixo: 60 Endereço DNS Use os seguintes endereços DNS DNS primário: 2606:4700:4700:0:0:0:0:64 DNS secundário: 2606:4700:4700:0:0:0:0:6400
Do lado da LAN LAN (VLAN): 1 Tipo atribuído: SLAAC+Stateless DHCP Prefixo: Obter da delegação de prefixo WAN de delegação de prefixo IPv6: WAN ID do prefixo IPv6: 15 Endereço DNS: DNS manual DNS primário: 2606:4700:4700:0:0:0:0:64 DNS secundário: 2606:4700:4700:0:0:0:0:6400
Agradecemos a vossa partilha com a comunidade e interesse em ter o IPV6. De momento, não temos novidades mas, claro, que assim que tenhamos novidades partilharemos convosco.
Muito obrigado
Descobri hoje que já estou a receber alocações IPv6 na porta 4 em bridge mode, à qual tenho ligada uma Unifi Dream Machine SE como único router da casa.
Nada a apontar do ponto de vista técnico. Foi apenas meter o PD /60 para a LAN pretendida e voilá.
Apenas uma questão, o prefixo indicado na pagina nosnet.pt, não corresponde à que vejo na Dream Machine. Na pagina nosnet tenho um prefixo 2a01:16:8072:1df0 e na LAN em causa tenho 2a01:16:8070:1df0.
Eu suponho que a porta 4 em bridge mode esteja a ter outra alocação distinta da do router da NOS, à semelhança do IPv4, confirma-se? É que não há forma de confirmar isso na pagina do router.
Por outro lado, agora que vim a este forum, e com base na resposta do Mario P. acima, entendo que o rollout de IPv6 ainda está em testes, e que pode ser removido ou alterado a qualquer momento. É assim, ou isto já está para ficar?
@hangas, de momento, não temos informação adicional a partilhar quanto ao IPV6.
Lamentamos não conseguir ajudar.
Obrigado
Tenho um “Router Wi-Fi 5.0” (Modelo HW: CHITA-Hub5) há dois dias em substituição do router anterior, com mais de 10 anos, que estava a funcionar mal.
Anteriormente eu tinha um túnel IPv6-over-IPv4 configurado que me dava IPv6 na minha rede. O problema é que o novo router não permite que o túnel funcione pois não responde a pings (ICMP) da internet o que não permite ativar o túnel.
Já que a NOS ainda não disponibiliza IPv6 nas suas redes (o que é absolutamente ridículo) como é que eu faço para que o router responda aos pings para o túnel funcionar e ter IPv6 na minha rede?
Não ter IPv6 na minha rede local complica muito o meu trabalho.
Boa tarde @PedroMC,
Agradecemos o seu testemunho.
Para questões relacionadas com micro informática e configurações próprias, sugerimos o contacto com a nossa linha especializada, parceria com a pcmedic, através do 16991. Consulte mais informações aqui.
Obrigado
Para questões relacionadas com micro informática e configurações próprias, sugerimos o contacto com a nossa linha especializada, parceria com a pcmedic, através do 16991.
Depois de mais de uma hora e quatro ou cinco pessoas do apoio técnico a não conseguirem resolver os problemas que estou a ter com o router fui encaminhado para o pcmedic e foi completamente inútil.
Foi tudo um desperdício de tempo e vamos que valor vai aparecer na fatura. Estou com muita vontade em exigir que anulem esses valores pois é o dever da NOS em garantir que o serviço que prestam funciona e uma mudança de router (o anterior depois de mais de 10 anos de serviço começou a dar problemas) não deve causar uma degradação do serviço.
Para questões relacionadas com micro informática e configurações próprias, sugerimos o contacto com a nossa linha especializada, parceria com a pcmedic, através do 16991.
Depois de mais de uma hora e quatro ou cinco pessoas do apoio técnico a não conseguirem resolver os problemas que estou a ter com o router fui encaminhado para o pcmedic e foi completamente inútil.
Foi tudo um desperdício de tempo e vamos que valor vai aparecer na fatura. Estou com muita vontade em exigir que anulem esses valores pois é o dever da NOS em garantir que o serviço que prestam funciona e uma mudança de router (o anterior depois de mais de 10 anos de serviço começou a dar problemas) não deve causar uma degradação do serviço.
A questão é que o serviço de internet contratado estão a prestar certo? nada a fazer ai.
normalmente o melhor pra utilizadores avançados ou que precisem de fazer configs extra é comprares um router próprio com as características que precisas e ligar em modo bridge ao router da nos…
um bem haja
Foi tudo um desperdício de tempo e vamos que valor vai aparecer na fatura. Estou com muita vontade em exigir que anulem esses valores pois é o dever da NOS em garantir que o serviço que prestam funciona e uma mudança de router (o anterior depois de mais de 10 anos de serviço começou a dar problemas) não deve causar uma degradação do serviço.
A questão é que o serviço de internet contratado estão a prestar certo? nada a fazer ai.
Não. O que a NOS está a prestar não é o serviço de internet. Meia internet não é a internet. Bloquearem certos protocolos com a desculpa de segurança não é o “serviço de internet contratado”.
normalmente o melhor pra utilizadores avançados ou que precisem de fazer configs extra é comprares um router próprio com as características que precisas e ligar em modo bridge ao router da nos…
um bem haja
Não estou a exigir nada de novo ou avançado. Apenas quero as funcionalidades que já tinha com o router anterior, um router com mais de dez anos.
Estou a ver que a solução não é um router novo mas uma outra operadora que preste um serviço de internet digo desse nome e não goze com os clientes ao sugerir um serviço pago de assistência técnica externa para por a funcionar o serviço que a NOS devia presta em primeiro lugar.
Foi tudo um desperdício de tempo e vamos que valor vai aparecer na fatura. Estou com muita vontade em exigir que anulem esses valores pois é o dever da NOS em garantir que o serviço que prestam funciona e uma mudança de router (o anterior depois de mais de 10 anos de serviço começou a dar problemas) não deve causar uma degradação do serviço.
A questão é que o serviço de internet contratado estão a prestar certo? nada a fazer ai.
Não. O que a NOS está a prestar não é o serviço de internet. Meia internet não é a internet. Bloquearem certos protocolos com a desculpa de segurança não é o “serviço de internet contratado”.
normalmente o melhor pra utilizadores avançados ou que precisem de fazer configs extra é comprares um router próprio com as características que precisas e ligar em modo bridge ao router da nos…
um bem haja
Não estou a exigir nada de novo ou avançado. Apenas quero as funcionalidades que já tinha com o router anterior, um router com mais de dez anos.
Estou a ver que a solução não é um router novo mas uma outra operadora que preste um serviço de internet digo desse nome e não goze com os clientes ao sugerir um serviço pago de assistência técnica externa para por a funcionar o serviço que a NOS devia presta em primeiro lugar.
No contrato apenas constam velocidades e equipamento, não constam funcionalidades. Por isso sim, está a ser servido…
O que estás a dizer é avançado sim, utilizadores vulgares só querem saber se têm internet por wi-fi e se dá pra ver netflix. Pings, protocolos, funionalidades, isso tudo é utilziação avançada.
um bem haja
No contrato apenas constam velocidades e equipamento, não constam funcionalidades. Por isso sim, está a ser servido…
Errado. Acesso à internet é acesso à internet. Não é acesso às partes da internet que a NOS se acha no interesse de fornecer. Eu contratei um serviço de acesso à internet. Eu não contratei um serviço de acesso aos netflix, aos facebooks e outro que tais.
Epá, só hoje confirmei que a NOS não suporta IPv6 (como tinha o router em bridge pensei que fosse alguma falha de configuração, mas não, não tem mesmo suporte).
Isto é, para não me alongar nas palavras, uma falha gravíssima. A óptica disto é muito má. A administração sabe/está a par disto?
Epá, só hoje confirmei que a NOS não suporta IPv6 (como tinha o router em bridge pensei que fosse alguma falha de configuração, mas não, não tem mesmo suporte).
Isto é, para não me alongar nas palavras, uma falha gravíssima. A óptica disto é muito má. A administração sabe/está a par disto?
Já se sabe á anos. Está em testes ainda
Já se sabe á anos. Está em testes ainda
Em testes ainda? Só se for a direção de tecnologia.
Bom dia,
Assim que existam novidades sobrea disponibilização do IPV6 partilharemos, @Pedro MS
Obrigado
Bom dia,
durante esta semana perdi a conectividade IPV6 na porta em modo bridge.
Alguém confirma?
Cumprimentos,
Bom dia,
durante esta semana perdi a conectividade IPV6 na porta em modo bridge.
Alguém confirma?
Cumprimentos,
Bom dia @Julio ,
A minha ligação em IPV6 em modo bridge mantém-se.
Obrigado
Boa tarde @Julio,
Agradecemos a sua mensagem e ajuda do @Jorge C.
Sugerimos que teste novamente e, caso a situação persista, faça um reset ao router.
Boas, alguém sabe o Prefix Delegation Size da NOS?
Obrigado
Boas, alguém sabe o Prefix Delegation Size da NOS?
Obrigado
Boa tarde @Julio,
Oficialmente não existe IPV6 na NOS.
O tamanho padrão do Prefix Delegation pode variar consoante a política de configuração da rede. Normalmente, são utilizados tamanhos como /56 ou /64 para redes residenciais e pequenas empresas. Em alguns casos, os fornecedores de serviços podem disponibilizar Prefix Delegation com tamanhos superiores, como /48, para clientes empresariais.
Obrigado
Na minha zona, o IPV6 já foi “libertado” à algumas semanas atrás.
P.S. Por motivos de segurança, metade da numeraçao foi apagada.
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.