Header

Permitir mudanças à configuração IPv6 nos routers NOS


Reputação 1

Viva,

O meu router NOS (TCG310J) está a causar falhas na resolução de domínios dentro da minha rede local.

Para contexto - estou a correr DHCP e DNS dentro da minha rede local, e todo o tráfego IPv4 funciona sem qualquer problema, já que tenho o router configurado exclusivamente como gateway (DHCP desativado).

Com IPv6, o router faz questão de responder aos pedidos de Router Solicitation (RS) dos dispositivos na minha rede, pelo que entra em competição com as configurações que o meu servidor DNS oferece, injetando a sua resolução de domínios: 

 

 

Permitam-nos alterar isto: quer o endereço para resolução de DNS, quer as próprias flags (A, O, M) que são enviadas com as respostas RS, quer também a possibilidade de desativar as respostas de Router Advertisement, para que outros equipamentos da rede possam responder.

Por favor?

 

 


7 Comentários

Reputação 1

Por certo, desculpem lá, mas este “Assistente Virtual” inventa respostas do ar??

 

Viva

Aqui passa-se precisamente o mesmo problema. Estou a correr um serviço de Adguard Home e o router insiste em atravessar-se à frente do meu DNS com o IPv6… 

Reputação 1

Viva

Aqui passa-se precisamente o mesmo problema. Estou a correr um serviço de Adguard Home e o router insiste em atravessar-se à frente do meu DNS com o IPv6… 

Exato! Qualquer dispositivo com IPv6 ativo irá receber a resposta do router. Serviços como Adguard, Pihole, etc falham devido a isto. 

 

Não quero ter que colocar mais um router entre o modem da NOS e a minha rede só para filtrar isto, mas para já é a única solução.

É inevitável que haja suporte para IPv6, mas tem que ser configurável pelo utilizador, tal como IPv4 é.

 

@NOS isto está em roadmap? Qual é a timeline? :)

Reputação 7
Crachá +1

Viva

Aqui passa-se precisamente o mesmo problema. Estou a correr um serviço de Adguard Home e o router insiste em atravessar-se à frente do meu DNS com o IPv6… 

Exato! Qualquer dispositivo com IPv6 ativo irá receber a resposta do router. Serviços como Adguard, Pihole, etc falham devido a isto. 

 

Não quero ter que colocar mais um router entre o modem da NOS e a minha rede só para filtrar isto, mas para já é a única solução.

É inevitável que haja suporte para IPv6, mas tem que ser configurável pelo utilizador, tal como IPv4 é.

 

@NOS isto está em roadmap? Qual é a timeline? :)

Vais ter mesmo que utilizar um router teu para isso, esperares por ajuda da NOS para isso é melhor comprares uma cadeira bem confortável. 

Isso são configs avançadas, e como podes ver o que desenvolveram para gestão do router é para os utilizadores vulgares poderem alterar ssids e pass wlan só xD 

um bem haja 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @ByteJunk,

Agradecemos a sua mensagem e alerta, também, em relação à resposta do assistente virtual.

Para questões relacionadas com micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos através do 16991. Saiba mais aqui.

Obrigado

Reputação 1

Viva,

Os vossos parceiros de “microinformática” vão resolver a lacuna existente nos routers da NOS e implementar a funcionalidade em falta?

Reputação 7
Crachá +2

Viva,

Os vossos parceiros de “microinformática” vão resolver a lacuna existente nos routers da NOS e implementar a funcionalidade em falta?

Não.

Não vais receber muita ajuda aqui em relação a isso. A NOS vai implementando o que achar melhor

Comentário