Header
Respondido

NAT Loopback


Boa tarde,

 

Eu era cliente da Vodafone e nunca tive problemas a utilizar o NAT Loopback. Agora, vim para a NOS e tenho o Giga Router Wi-Fi 6 e não funciona nem possuiu a possibilidade de ativar. Eu preciso de ativar, como posso proceder? Esta falta de funcionalidade faz-me desejar voltar para a Vodafone.

 

Obrigado pela atenção

Marcelo

icon

Melhor resposta por Guimas 5 June 2022, 17:23

Ver pergunta inicial

11 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Todas as opções estão em aminhanet.nos.pt ou, talvez experimentando 192.168.1.1com cabo de rede esteja disponivel.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @João Marcelo Mendes Borges,

Agradecemos a sua mensagem. 

O @Guimas prestou uma boa ajuda a esclarecer.

Caso surja alguma outra questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde,

 

Eu tentei ambos mas e procurei por todas as opções e não encontrei, nem com cabo de rede ligado. Parece ser impossível ativar, não vi em nenhum sítio possibilidade de configurar a NAT.

 

Atentamente,

Marcelo Borges

Olá,

 

Tive esse problema agora também, NAT Loopback não está disponível… Porque disponibilizar Port Forwarding e DDNS mas não NAT Loopback? Não faz sentido! Se estiver em casa e quiser acessar um serviço que estou hosting, tenho que usar “192.168.1.X:PORT”, se não estiver em casa, posso usar o “meudominio.freedns.com” que configurei com DDNS. O Correto é poder utilizar “meudominio.freedns.com” nas duas situações.

 

A NOS poderia providenciar isso com um firmware update. É possível ativar o NAT Loopback remotamente falando com support técnico da NOS? @João H.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde, @Rodrigo Reck Dias

Lamentamos a situação, mas não asseguramos suporte em micro-infomática. 

Se restarem dúvidas, fale connosco.

Continuação de bom fim de semana 

Boa tarde,

Não preciso de suporte, já que não ha nada que eu possa fazer na minha parte, isso foi simplesmente meu feedback. Se a NOS não está interessada em consertar seus roteadores, a única solução que não envolve mudar configurações em todos os dispositivos da sua LAN é instalar um servidor DHCP e DNS próprio em frente ao roteador NOS. Se alguém estiver na mesma situação, é isso que eu sugiro

Reputação 7
Crachá +6

Qualquer questão que tenha, por favor, fale connosco, @Rodrigo Reck Dias
Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Deparei-me com o mesmo problema hoje. As opções do Gigarouter são limitadíssimas para pessoas que precisam de configurações mais avançadas.

 

Acabei por fazer o que o @Rodrigo Reck Dias disse e configurei as minhas instâncias de pi-hole para servir de DNS e DHCP servers, já que nem sequer existe a opção para definir o DNS padrão no servidor DHCP do Gigarouter.

 

Pontos para a Vodafone nesse caso, muito mais customer friendly para cenas self-hosted, porque é simplesmente estúpido não ter a opção de NAT hairpinning e ao mesmo tempo oferecer opções de DDNS, DMZ e port forwarding.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @João Pedro Santos de Moura,

Agradecemos o seu testemunho e partilha.

O seu parecer sobre este tema é importante para nós, para que possamos continuar a melhorar.
Assim, iremos também endereçar o seu testemunho internamente, para que possa ser alvo da melhor apreciação junto das equipas responsáveis.

Partilhe connosco caso surja alguma questão ou sugestão.

Obrigado

Também preciso da mesma função - NAT loopback.

Para aceder ao meu servidor em casa tenho que usar o endereço local dentro da minha rede, e o IP público a partir de outro qualquer lugar exterior. Não faz sentido.

Devia poder ligar o NAT loopback para aceder o meu servidor com o IP público quer estivesse dentro ou fora da minha rede. Com a Vodafone conseguia.

Fica a dica...

Reputação 7
Crachá +2

algumas configurações não estão disponíveis na nos net mas está na página do router

http://routertecnico.home

Comentário