Header
Pergunta

Não consigo emparelhar o WiFi Extender VAP4300 com o Giga Router


  • Megabyte
  • 14 comentários

Olá, bom dia,

 

Meu router se encontra atualmente na sala de estar, onde costumo ficar, mas a partir da semana que vem vou ter que ficar bastante no meu quarto, que fica na outra ponta do apartamento e onde o sinal é muito, muito fraco.

Por conta disso, me vi na necessidade de ativar o wifi extender, mas não consigo fazê-lo de maneira alguma. Sigo direitinho as instruções do manual, conecto o computador à rede correspondente e a página de configuração inicial, com as instruções, abre automáticamente. Acontece que, sempre quando eu avanço à página seguinte, aparece a mensagem de que o extender não se conectou ao router e não há maneira de mudar essa situação.

Para dar uma noção mais ampla de como está funcionando (ou melhor, não funcionando) meu extender, seguem algumas informações:

  • A primeira tomada em que liguei o extender fica exatamente na metade da distância do router ao meu quarto. Desta forma, jamais apareceu a NOS-extender-XXXX na lista de redes de wifi disponíveis no meu notebook, tampouco no telemóvel.

 

  • Quando li o manual e percebi que a luz vermelha que diz “muito perto” estava ligada, liguei o extender em uma tomada dentro do meu quarto. Dessa vez apareceu sim a rede NOS-extender-XXXX, à qual me conectei usando a senha que está na etiqueta do próprio aparelho. A página de configuração não abriu automaticamente nenhuma das vezes que eu tentei, mas digitava o endereço http:\\extender.home no browser e sempre abria tudo direitinho, sem problema algum. Como disse anteriormente, porém, sempre que eu avançava para a segunda página a mensagem era a de que a rede ethernet (ou o router, não me lembro bem) não estava emparelhada com o extender. Devo notar, ainda, que todas as vezes a própria página já identificava a rede do router e tinha a senha automaticamente inserida.

 

  • Agora de manhã, pus o extender numa tomada na sala, onde está o router, para tentar realizar a configuração e, posteriormente, ligá-lo em outro ponto do apartamento (pelo que eu entendi do manual, isso seria possível - configurar o extender e, posteriormente, colocá-lo no local mais adequado). Aqui já não aparece a rede “NOS-extender-XXXX”, mas a própria “NOS-XXXX-5”, mas que funciona da mesma maneira - não se conecta à internet, mas abre a página de configuração do extender (dessa vez, automaticamente).

 

  • Ainda assim, me vem a mesmíssima mensagem de que a rede ethernet/router não está emparelhada com o extender.

 

  • Em quase nenhuma ocasião as luzes led deixaram de piscar. Estão assim agora, inclusive. Algo diferente disso aconteceu apenas uma vez, em que a luz verde do meio (“distância ótima”) e a vermelha da direita, (“muito perto”) ficaram acesas direto, sem piscar. Ainda assim, a mensagem de que a rede ethernet do computador não está emparelhada com o router  persiste.

 

Já estou arrancando os cabelos, não sei mais o que fazer. Será que alguém pode me orientar?

 

Abraços,

Julia


25 Comentários

...Devo notar, ainda, que todas as vezes a própria página já identificava a rede do router e tinha a senha automaticamente inserida.

...

Automaticamente inserida?? Como assim? Ja vinha com a senha quando o adquiriu? Ou ja o tinha configurado antes?

Poderá é estar configurado para usar as mesmas credenciais do router....

Mesmo assim, reveja a configuraçao e tente usar credenciais proprias, diferentes das do router.

Se possivel, utilize-o no modo AP.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS, @Ju82.

O @C24XXXX201 deu uma excelente sugestão. A situação manteve-se?

Reputação 7
Crachá +2

tente fazer o reset ao extender primeiro. as luzes devem ficar todas a piscar. Depois disso seguir os mesmos passos. À partida seria meter o extender numa tomada mais perto do router para fazer a configuração. veja se ta em modo ap e modo on no extender. ( caso seja por wifi). meta novamente o ssid e a password e verifique na página que continua em modo ap.

Olá, obrigada por tão pronta resposta!

Sim, quando digo "automaticamente inserida", quero dizer que eu não preciso escolher o SSID do router, nem inserir a senha - já aparece tudo lá, corretinho, automaticamente.

Sim, a opção de usar as mesmas configurações do router está sempre assinalada - primeiro porque assim o manual indica, mas também porque eu não sei o que eu teria que colocar caso não fosse assim. Seria o SSID e senha próprios do extender?

Eu posso até verificar se tenho fios e tomadas suficientes para fazer a configuração por AP, agora, excepcionalmente, ao lado do router, mas depois aí eu consigo usar pra rede sem fio? Porque eu não tenho como deixar o extender funcionando no meu dia a dia com um fio ligado ao router.

Obrigada novamente!

@Ju82 , nao necessariamente por cabo, pode usar PowerLine.

Sim, em vez de assinalar  "usar as mesmas configurações do router" configurar credenciais proprias do extender: um SSID destinto do router, que permita nao o confundir com o router e uma pass que até pode ser a mesma do router para nao baralhar.

Faça Reset como referido em comentario acima e comece do zero.

@Ju82 , nao necessariamente por cabo, pode usar PowerLine.

“um SSID destinto “ 

 

@hugo peralta , obrigado pelo off-topic…

Como alguém costuma dizer por aqui, "estava-se mesmo a ver" que seria difícil encontrar um branqueador para retirar o tinto ao SSID 😃

Cumprimentos.

Bem-vinda ao Fórum NOS, @Ju82.

@C24XXXX201 deu uma excelente sugestão. A situação manteve-se?

@Ju82 , nao necessariamente por cabo, pode usar PowerLine.

Sim, em vez de assinalar  "usar as mesmas configurações do router" configurar credenciais proprias do extender: um SSID destinto do router, que permita nao o confundir com o router e uma pass que até pode ser a mesma do router para nao baralhar.

Faça Reset como referido em comentario acima e comece do zero.

 

...PowerLine? O que é isso?

Quanto à utilização das mesmas configurações do router ou não, não sou eu quem escreve o nome da rede, da SSID. Aparece uma lista com as redes disponíveis e a senha, assim:

 

@Ju82 , um passo de cada vez…

O emparelhamento com o Router cujo alcance pretender estender tem sempre de se fazer. Consiste em autorizar o Extender a ligar-se ao Router, revelando-lhe as credenciais para tal, como se de outro device se tratasse.

Porém, se assinalar o campo “Configurar Extender com as mesmas credenciais...” o Extender assumirá que as credenciais a usar pelo utilizador são as do Router.

Se não assinalar o referido campo, para além do emparelhamento (acima referido), será necessário definir um SSID e uma pass para que o utilizador aceda ao Extender. A vantagem em ter SSIDs diferentes para o Router e Extender é o utilizador poder escolher a qual dos equipamentos se liga, o que não acontece assinalando o campo acima referido pois nesse caso o SSID será igual para os dois equipamentos, o que pode dificultar o diagnostico em caso de dificuldades no acesso.

@C24XXXX201 @Tiago C. @Guimas @hugo peralta 

 

Olha, gente, eu nem sei dizer o que eu fiz pra dar certo, mas o que eu posso garantir é que, se não fosse por vocês, eu ainda estaria aqui quebrando a cabeça (ou pior, já teria ligado pra NOS e agendado uma visita técnica caríssima).

MUITO OBRIGADA!!!! 

Reputação 7
Crachá +2

Eu tinha dito ap mas queria dizer extender :/. eu acho que a nos nem faz agendamentos para configurar o extender.

Eu tinha dito ap mas queria dizer extender :/. eu acho que a nos nem faz agendamentos para configurar o extender.

Não esquenta, eu consegui, então está tudo certo. Eu tô na sala controlando o Chromecast com o telemóvel enquanto meu computador está láaaaaaaa no meu quarto, estou EMOCIONADA kkkkkkk

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Ju82,

Ficamos contentes que a dificuldade esteja ultrapassada. :grinning:

Ajude outros utilizadores marcando a resposta que mais a ajudou como “Melhor resposta”. 

Olá @Ju82,

Ficamos contentes que a dificuldade esteja ultrapassada. :grinning:

Ajude outros utilizadores marcando a resposta que mais a ajudou como “Melhor resposta”. 

Olha, Tiago, não tenho como escolher uma melhor resposta porque, como eu disse, de verdade eu não sei dizer o que exatamente eu fiz pra funcionar. Fui fazendo as coisas pelo manual e por todas as respostas que vocês me passaram e, de repente, foi. Posso, de repente, dar "like" em todas as respostas que efetivamente têm informações, mas não teve uma específica que resolveu meu problema.

 

Ah, aproveitando o fato de que eu estou no fórum, o que me aconteceu agora foi que o router está com problemas. Há sinal, mas não internet. A luz azul, que deveria ficar acesa ininterruptamente, está piscando desde a madrugada, imagino, porque isto está assim desde que acordei. Já desliguei o aparelho da tomada umas três ou quatro vezes e o problema seguiu, sem nenhuma mudança. Há mais ou menos menos uma meia hora, resolvi dar um reset, mas nada mudou. Você teria alguma ideia do que eu poderia tentar, ou pelo menos me indicar o lugar correto no fórum para lançar esta questão? No momento tenho apenas os dados do telemóvel, e é uma inconveniência enorme não apenas para fins de entretenimento, mas principalmente para acessar notícias e informações para realizar meus trabalhos e pesquisas do mestrado. Além de, claro, eu estar pagando por um serviço que não está sendo prestado. Obrigada! 

@Ju82 , a falha é apenas no router ou afeta tambem o serviço de TV (Box/RF)?

@Ju82 , a falha é apenas no router ou afeta tambem o serviço de TV (Box/RF)?

A box me parece normal, com a luzinha azul sem piscar, mas boa pergunta, vou dar uma olhada…

 

Mmmmmm...quando eu passo pra porta da TV a cabo, aparece na tela um contrato de termos e condições para a utilização dos serviços da NOS. Muito, muito provavelmente é isso. A coisa é que eu já cliquei no "aceito" umas 4 vezes e ele continua lá...

 

Ja reiniciou a box? E os canais RF (sem Box) funcionam?

Ja reiniciou a box? E os canais RF (sem Box) funcionam?

...sem box? Que não são da NOS? Como assim? 

@Ju82 , qual o pacote de serviços que contratou (TV/Net/Voz)? Fibra ou Satelite? FTTH ou HFC?

Bom... quando lhe pergunto sobre os canais sem box, presumo que o serviço instalado seja Fibra. Se for Satelite nao tem canais sem box…

 

 

@Ju82 , qual o pacote de serviços que contratou (TV/Net/Voz)? Fibra ou Satelite? FTTH ou HFC?

Bom... quando lhe pergunto sobre os canais sem box, presumo que o serviço instalado seja Fibra. Se for Satelite nao tem canais sem box…

 

É combo fibra. Olha, tirei o box da tomada e religuei e está há pelo menos uns 10 minutos "reiniciando", com a luz ao redor do botão lilás e a tela da UMA com o aviso de "aguarde".

 

Eu preciso sair para a faculdade, mas posso deixar a TV ligada. Quando eu voltar, reporto os resultados rs

Entre em contato com os serviços tecnicos do operador. Suspeito que a instalaçao esta sem qualquer serviço a funcionar...

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Ju82,

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

@C24XXXX201 e @Tiago C., cheguei agora há pouco em casa e está tudo direitinho. Deve ter sido aquela questão do aceite dos termos e condições mesmo. Talvez o tempo de reconfiguração fosse maia curto se eu tivesse apenas ligado e desligado a box pelo controle remoto ou apertando o botão da frente em vez de tirar da tomada e pôr de volta.

O que importa agora é que está tudo bem! Muito obrigada, especialmente a você, @C24XXXX201, que me deu a sugestão de verificar como estava o funcionamento da box e, depois, de reiniciá-la depois de dar o aceite na tela.

Espero que agora eu não tenha mais motivo para encher o saco das pessoas aqui no fórum! Kkkkkkkk

@Ju82 , nunca saberá qual foi o motivo das dificuldades…

O que importa é que voltou a ter serviços.

Aproveite agora para investigar o que são canais RF (sem box). No mínimo podem ser-lhe úteis para diagnosticar as causas de futuras dificuldades...

@Ju82 , nunca saberá qual foi o motivo das dificuldades…

O que importa é que voltou a ter serviços.

Aproveite agora para investigar o que são canais RF (sem box). No mínimo podem ser-lhe úteis para diagnosticar as causas de futuras dificuldades...

Vou dar uma pesquisada sim. Obrigada novamente! 

Comentário