Header
Respondido

modems/routers, upload latency elevada


Boa noite,

Gostaria de saber quais os modems/routers actuais da Nos com a função QOS (quality of server), que deia para clientes com internet, telefone e tv.  Nas minhas medições tenho latency upload muito elevada, eu ainda tenho o antigo router Zon HUB 3.0 NOS WIFI, não sei se este tem essa função ?

Os melhores Cumprimentos.

icon

Melhor resposta por João H. 9 December 2023, 13:03

Ver pergunta inicial

12 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Gostaria de saber quais os modems/routers actuais da Nos com a função QOS (quality of server), que deia para clientes com internet, telefone e tv.  Nas minhas medições tenho latency upload muito elevada, eu ainda tenho o antigo router Zon HUB 3.0 NOS WIFI, não sei se este tem essa função ?

Os melhores Cumprimentos.

Boa noite @João Tabuada, está de posse de um bom router, experimente fazer reset ao aparelho, pode haver qualquer desconfiguração, quanto à sua pergunta sobre o QOS veja uma resposta aqui:

https://forum.zwame.pt/threads/qos-no-router-wi-fi-da-zon.963882/

Reputação 7

Boa noite,

Gostaria de saber quais os modems/routers actuais da Nos com a função QOS (quality of server), que deia para clientes com internet, telefone e tv.  Nas minhas medições tenho latency upload muito elevada, eu ainda tenho o antigo router Zon HUB 3.0 NOS WIFI, não sei se este tem essa função ?

Os melhores Cumprimentos.

 

Boa noite @João Tabuada,

Verifique a página 94/95 do manual do seu router aqui onde mencionam a função QOS.

Obrigado

Obrigado pelas respostas, afinal o meu router é o Zon Hub 2.0, onde posso encontrar o manual ?

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Obrigado pelas respostas, afinal o meu router é o Zon Hub 2.0, onde posso encontrar o manual ?

 

Bom dia, faça uma busca no Google.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @João Tabuada, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
O QOS é, em regra, garantido na rede, pelo que pedimos que nos detalhe a sua questão. 

Obrigado

Reputação 7

Boa noite @João Tabuada,

É possível que um ISP providencie e administre o serviço de QoS (Qualidade de Serviço) na sua infraestrutura de rede. Alguns fornecedores de serviços de Internet oferecem opções de QoS como parte dos pacotes de serviço, permitindo aos clientes a priorização de determinados tipos de tráfego através da rede do ISP.

No entanto, é também comum que os utilizadores optem por configurar o QoS nos seus próprios routers. Esta prática concede um controlo mais direto sobre a priorização do tráfego na rede doméstica, especialmente quando vários dispositivos estão ligados e várias atividades estão em curso.

A configuração do QoS no router do cliente pode ser vantajosa, pois permite a personalização das definições de priorização de tráfego de acordo com as necessidades específicas da rede doméstica. Esta abordagem pode ser particularmente útil para otimizar a largura de banda e a qualidade de certos tipos de tráfego, como streaming de vídeo, jogos online ou chamadas de voz.

Em resumo, embora os ISPs possam oferecer opções de QoS na sua rede, a configuração do QoS no router do cliente proporciona um nível adicional de controlo e personalização sobre como o tráfego é gerido na rede doméstica.

Por favor, confirme se é esta a sua questão?

Obrigado

Obrigado pelas respostas,

as minha questões são 

  • se  o Zon Hub 2.0 tem essa opção ?
  •  onde é que posso ter acesso ao manual ?
  • Quais os routers atuais da Nos que têm essa opção e que suportem internet cabo, wifi, telefone fixo e tv ?
  • O meu router estará bem configurado ?

Nos testes com cabo que fiz indica que o meu upload latency é acima de 250 e que tenho data throttling ou seja consigo receber bem mas envio mal, o meu ping é cerca de 10,  o download cerca de 201 mbps, upload cerca de 21 e o download latency cerca de 26. Será que tenho o router bem configurado eu nunca alterei nada nas configurações.

Eu gostaria de personalizar ou pedir para a Nos colocar o meu qos para jogos online com cabo.

Reputação 7

Obrigado pelas respostas,

as minha questões são 

  • se  o Zon Hub 2.0 tem essa opção ?
  •  onde é que posso ter acesso ao manual ?
  • Quais os routers atuais da Nos que têm essa opção e que suportem internet cabo, wifi, telefone fixo e tv ?
  • O meu router estará bem configurado ?

Nos testes com cabo que fiz indica que o meu upload latency é acima de 250 e que tenho data throttling ou seja consigo receber bem mas envio mal, o meu ping é cerca de 10,  o download cerca de 201 mbps, upload cerca de 21 e o download latency cerca de 26. Será que tenho o router bem configurado eu nunca alterei nada nas configurações.

Eu gostaria de personalizar ou pedir para a Nos colocar o meu qos para jogos online com cabo.

 

Bom dia @João Tabuada,

Em relação às suas questões. 

1. A gestão do router é feita via App NOS NET

2. O referido no ponto 1 torna o uso do manual desnecessário para esse efeito

3. Conforme o @Mário P. mencionou "O QOS é, em regra, garantido na rede..."

4. A configuração é standard

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @João Tabuada,

Agradecemos a sua mensagem. 

A funcionalidade que menciona não se encontra disponível em qualquer router NOS. 
De forma a analisar possíveis anomalias na rede, sugerimos que utilize o assistente virtual da App NOS:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Obrigado pelas respostas, onde posso encontrar o manual deste router ?

Reputação 7
Crachá +1

Obrigado pelas respostas, onde posso encontrar o manual deste router ?

procura na net pelo modelo do fabricante, a nos não partilha os manuais disso até porque usam um fw próprio, a unica coisa que vem com o router é um guia de instalação rápido.

mas queres o manual para que? o router está todo martelado, não há nada que consigas fazer para além do que ves na página de configs

um bem haja 

Comentário