Boa tarde @CP001,
Agradeço e compreendo a sua posição mas é importante realçar que o objetivo aqui não é descredibilizar o seu testemunho ou colocar em causa a sua palavra.
A ideia é simplesmente encontrar uma forma de documentar e provar à NOS a existência dessa funcionalidade, para que possamos todos usufruir dela da melhor forma possível.
No entanto, dado que não existe um tópico fixo e que a informação é limitada, procuro apenas uma forma objetiva de comprovar a existência dessa funcionalidade aos olhos da empresa.
Obrigado
@Jorge C mas a empresa sabe disto. Senão não o faria… Sabem os diretores e os informáticos.
Quem não sabe é talvez o apoio ao cliente.
Desculpe-me por favor, porque posso tê-lo entendido mal. Estranhei a necessidade do screenshot.
Boa tarde @CP001,
Agradeço e compreendo a sua posição mas é importante realçar que o objetivo aqui não é descredibilizar o seu testemunho ou colocar em causa a sua palavra.
A ideia é simplesmente encontrar uma forma de documentar e provar à NOS a existência dessa funcionalidade, para que possamos todos usufruir dela da melhor forma possível.
No entanto, dado que não existe um tópico fixo e que a informação é limitada, procuro apenas uma forma objetiva de comprovar a existência dessa funcionalidade aos olhos da empresa.
Obrigado
Até que a NOS coloque OFICIALMENTE essa informação (pelo menos no FÓRUM), tal como já sugeri, num TÓPICO PRÓPRIO, com a descrição da “funcionalidade”, ROUTERS SUPORTADOS, ETC ETC ETC, para mim, tudo isto é meramente “experimental” e pode simplesmente estar a ser implementado AGORA, depois de toda a discussão que suscitamos neste tópico!
Boa tarde, @marcolopes.
A sua sugestão quanto à criação foi endereçada e tida em conta.
Assim que tenhamos mais informação quanto ao tema partilharemos.
Obrigado,
Agora que a DIGI entrou no mercado em força e já começaram as migrações em “massa”, gostaria de voltar a este tema:
- A DIGI PORTUGAL tem informação CLARA sobre a utilização de CGNAT na sua de NET FIXA: https://www.digi.pt/net/
- A DIGI PORTUGAL ainda não disponibiliza o serviço que garante um IP Público ao cliente
- A DIGI ESPANHA disponibiliza um serviço EXTRA (por 1 euro mensal) que GARANTE um IP Público ao cliente: https://www.digimobil.es/servicios-adicionales
- Será uma questão de “tempo” até que a DIGI PORTUGAL ofereça a mesma possibilidade, pois é de extrema importância
Dito isto… A DIGI é CLARA. CGNAT. E para quem precisa, disponibiliza um serviço extra que garante o IP Público.
A minha pergunta é: PARA QUANDO esta clareza por parte da NOS? Para já, alguns clientes estão atrás de CGNAT, outros nem por isso… ficando ao critério da operadora implementar o que bem entender quando bem entender. No entanto, não existe OPÇÃO para os clientes que estão sujeitos a CGNAT no que toca a garantir um IP Público na sua ligação...
Conforme indicámos, @marcolopes, assim que tenhamos mais informação quanto ao tema partilharemos.
Obrigado,
Agora que a DIGI entrou no mercado em força e já começaram as migrações em “massa”, gostaria de voltar a este tema:
- A DIGI PORTUGAL tem informação CLARA sobre a utilização de CGNAT na sua de NET FIXA: https://www.digi.pt/net/
- A DIGI PORTUGAL ainda não disponibiliza o serviço que garante um IP Público ao cliente
- A DIGI ESPANHA disponibiliza um serviço EXTRA (por 1 euro mensal) que GARANTE um IP Público ao cliente: https://www.digimobil.es/servicios-adicionales
- Será uma questão de “tempo” até que a DIGI PORTUGAL ofereça a mesma possibilidade, pois é de extrema importância
Dito isto… A DIGI é CLARA. CGNAT. E para quem precisa, disponibiliza um serviço extra que garante o IP Público.
A minha pergunta é: PARA QUANDO esta clareza por parte da NOS? Para já, alguns clientes estão atrás de CGNAT, outros nem por isso… ficando ao critério da operadora implementar o que bem entender quando bem entender. No entanto, não existe OPÇÃO para os clientes que estão sujeitos a CGNAT no que toca a garantir um IP Público na sua ligação...
@marcolopes na NOS pode pedir para desativar o CGNAT.
Como expliquei num post atrás, até ativando no NOS NET o modo bridge ou o port forwarding, o router pede para reiniciar e é-lhe retirado o CGNAT.
Na DIGI por ora é obrigado a ficar em CGNAT.
Na NOS tem as duas opções. Por isso, a política da DIGI é pior do que a da NOS nesse aspeto em particular.
A título esclarecedor e como julgo já ter sido indicado, sugerimos internamente a criação de um artigo sobre este tema bem como outros já sugeridos, @CP001 e @marcolopes.
Deste modo, e assim que tenhamos reunida toda a informação necessária iremos criar artigos para facilitar o acesso de todos.
Obrigado,
@marcolopes na NOS pode pedir para desativar o CGNAT.
Como expliquei num post atrás, até ativando no NOS NET o modo bridge ou o port forwarding, o router pede para reiniciar e é-lhe retirado o CGNAT.
Na DIGI por ora é obrigado a ficar em CGNAT.
Na NOS tem as duas opções. Por isso, a política da DIGI é pior do que a da NOS nesse aspeto em particular.
“até ativando no NOS NET o modo bridge ou o port forwarding” - o bridge não interessa pois requer um equipamento “morto” a gastar energia e um outro equipamento a substituir o “router”.
Agora… essa situação de, ao ACTIVAR o PORT FORWARDING o router pedir para reiniciar e é ATRÍBUIDO um IP Público, não fazia ideia…
Vou passar a informação a um amigo a quem lhe foi “imposto” CGNAT na ligação FTTH e pedir para confirmar essa “funcionalidade”…
DÚVIDAS!!! (tanto para si, se puder responder, como para os MODERADORES!)
- Onde é que esta “funcionalidade” está “descrita” oficialmente pela NOS?
- Desde QUANDO é que, ao activar o PF o router pede para reinicializar, garantindo a atribuição de um IP Público??
- TODOS os ROUTERS NOS, tanto HFC (CABO) como FTTH (FIBRA) disponibilizam esta “funcionalidade”?
Muitas dúvidas...
A título esclarecedor e como julgo já ter sido indicado, sugerimos internamente a criação de um artigo sobre este tema bem como outros já sugeridos, @CP001 e @marcolopes.
Deste modo, e assim que tenhamos reunida toda a informação necessária iremos criar artigos para facilitar o acesso de todos.
Obrigado,
Boa tarde a todos,
O artigo já existe e é exatamente este com toda a informação que existe.
A comunidade aguarda um esclarecimento sobre a politica da empresa.
Obrigado.
Boa tarde a todos,
O artigo já existe e é exatamente este com toda a informação que existe.
A comunidade aguarda um esclarecimento sobre a politica da empresa.
Obrigado.
Exactamente! Nomeadamente se a funcionalidade descrita pelo @CP001 é OFICAL, onde podemos ler sobre ela nas páginas da NOS, quando foi introduzida, e em que ROUTERS funciona…
Sinceramente, tudo isto vai deixar de ser importante quando a DIGI disponibilizar os serviços EXTRA, nomeadamente a atribuição de IP Público (que em espanha custa +1 EURO por mês). A partir daí mudo imediatamente para a DIGI sem pensar duas vezes! (talvez até mude antes, dependendo de outras condições / não limitações da NET FIXA)
DÚVIDAS!!! (tanto para si, se puder responder, como para os MODERADORES!)
- Onde é que esta “funcionalidade” está “descrita” oficialmente pela NOS?
- Desde QUANDO é que, ao activar o PF o router pede para reinicializar, garantindo a atribuição de um IP Público??
- TODOS os ROUTERS NOS, tanto HFC (CABO) como FTTH (FIBRA) disponibilizam esta “funcionalidade”?
Muitas dúvidas...
Boa note, @marcolopes,
Só lhe posso responder pelo que sei. Em meados deste ano fiquei sujeito a CGNAT. Bastou proceder como descrevi para que tornasse a ter um IP público só para mim. Tenho Gigarouter 6 FTTH.
Concordo que a NOS devia clarificar procedimentos.