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Bom dia,

 

 

Estava a pensar contratar a NOS para o serviço de internet em casa, mas gostaria de saber se a NOS utiliza CGNAT ou não? Alguem me pode responder a esta pregunta? Estou a procura de ISP em Portugal que não utilize CGNAT dai a minha pergunta.
Caso a NOS utilize CGNAT, é possivel contratar o serviço sem ter CGNAT, se si, qual o valor que temos que adicionar mensalmente?

 

Obrigado

Boa tarde @CP001,

Agradeço e compreendo a sua posição mas é importante realçar que o objetivo aqui não é descredibilizar o seu testemunho ou colocar em causa a sua palavra.

A ideia é simplesmente encontrar uma forma de documentar e provar à NOS a existência dessa funcionalidade, para que possamos todos usufruir dela da melhor forma possível.

No entanto, dado que não existe um tópico fixo e que a informação é limitada, procuro apenas uma forma objetiva de comprovar a existência dessa funcionalidade aos olhos da empresa.

Obrigado


@Jorge C mas a empresa sabe disto. Senão não o faria… Sabem os diretores e os informáticos.

 

Quem não sabe é talvez o apoio ao cliente.

 

Desculpe-me por favor, porque posso tê-lo entendido mal. Estranhei a necessidade do screenshot.


Boa tarde @CP001,

Agradeço e compreendo a sua posição mas é importante realçar que o objetivo aqui não é descredibilizar o seu testemunho ou colocar em causa a sua palavra.

A ideia é simplesmente encontrar uma forma de documentar e provar à NOS a existência dessa funcionalidade, para que possamos todos usufruir dela da melhor forma possível.

No entanto, dado que não existe um tópico fixo e que a informação é limitada, procuro apenas uma forma objetiva de comprovar a existência dessa funcionalidade aos olhos da empresa.

Obrigado

 

Até que a NOS coloque OFICIALMENTE essa informação (pelo menos no FÓRUM), tal como já sugeri, num TÓPICO PRÓPRIO, com a descrição da “funcionalidade”, ROUTERS SUPORTADOS, ETC ETC ETC, para mim, tudo isto é meramente “experimental” e pode simplesmente estar a ser implementado AGORA, depois de toda a discussão que suscitamos neste tópico!


Para quem está sujeito a CGNAT: https://tailscale.com

https://tailscale.com/kb/1151/what-is-tailscale


Boa tarde, @marcolopes
A sua sugestão quanto à criação foi endereçada e tida em conta. 
Assim que tenhamos mais informação quanto ao tema partilharemos. 
Obrigado,


Agora que a DIGI entrou no mercado em força e já começaram as migrações em “massa”, gostaria de voltar a este tema:

  1. A DIGI PORTUGAL tem informação CLARA sobre a utilização de CGNAT na sua de NET FIXA: https://www.digi.pt/net/
  2. A DIGI PORTUGAL ainda não disponibiliza o serviço que garante um IP Público ao cliente
  3. A DIGI ESPANHA disponibiliza um serviço EXTRA (por 1 euro mensal) que GARANTE um IP Público ao cliente: https://www.digimobil.es/servicios-adicionales
  4. Será uma questão de “tempo” até que a DIGI PORTUGAL ofereça a mesma possibilidade, pois é de extrema importância

Dito isto… A DIGI é CLARA. CGNAT. E para quem precisa, disponibiliza um serviço extra que garante o IP Público.

A minha pergunta é: PARA QUANDO esta clareza por parte da NOS? Para já, alguns clientes estão atrás de CGNAT, outros nem por isso… ficando ao critério da operadora implementar o que bem entender quando bem entender. No entanto, não existe OPÇÃO para os clientes que estão sujeitos a CGNAT no que toca a garantir um IP Público na sua ligação...


Conforme indicámos, @marcolopes, assim que tenhamos mais informação quanto ao tema partilharemos. 
Obrigado,

 


Agora que a DIGI entrou no mercado em força e já começaram as migrações em “massa”, gostaria de voltar a este tema:

  1. A DIGI PORTUGAL tem informação CLARA sobre a utilização de CGNAT na sua de NET FIXA: https://www.digi.pt/net/
  2. A DIGI PORTUGAL ainda não disponibiliza o serviço que garante um IP Público ao cliente
  3. A DIGI ESPANHA disponibiliza um serviço EXTRA (por 1 euro mensal) que GARANTE um IP Público ao cliente: https://www.digimobil.es/servicios-adicionales
  4. Será uma questão de “tempo” até que a DIGI PORTUGAL ofereça a mesma possibilidade, pois é de extrema importância

Dito isto… A DIGI é CLARA. CGNAT. E para quem precisa, disponibiliza um serviço extra que garante o IP Público.

A minha pergunta é: PARA QUANDO esta clareza por parte da NOS? Para já, alguns clientes estão atrás de CGNAT, outros nem por isso… ficando ao critério da operadora implementar o que bem entender quando bem entender. No entanto, não existe OPÇÃO para os clientes que estão sujeitos a CGNAT no que toca a garantir um IP Público na sua ligação...

@marcolopes na NOS pode pedir para desativar o CGNAT.

Como expliquei num post atrás, até ativando no NOS NET o modo bridge ou o port forwarding, o router pede para reiniciar e é-lhe retirado o CGNAT.

 

 

Na DIGI por ora é obrigado a ficar em CGNAT.

Na NOS tem as duas opções. Por isso, a política da DIGI é pior do que a da NOS nesse aspeto em particular.


A título esclarecedor e como julgo já ter sido indicado, sugerimos internamente a criação de um artigo sobre este tema bem como outros já sugeridos, @CP001 e @marcolopes
Deste modo, e assim que tenhamos reunida toda a informação necessária iremos criar artigos para facilitar o acesso de todos. 
Obrigado,


@marcolopes na NOS pode pedir para desativar o CGNAT.

Como expliquei num post atrás, até ativando no NOS NET o modo bridge ou o port forwarding, o router pede para reiniciar e é-lhe retirado o CGNAT.

Na DIGI por ora é obrigado a ficar em CGNAT.

Na NOS tem as duas opções. Por isso, a política da DIGI é pior do que a da NOS nesse aspeto em particular.

 

“até ativando no NOS NET o modo bridge ou o port forwarding” - o bridge não interessa pois requer um equipamento “morto” a gastar energia e um outro equipamento a substituir o “router”.

Agora… essa situação de, ao ACTIVAR o PORT FORWARDING o router pedir para reiniciar e é ATRÍBUIDO um IP Público, não fazia ideia…

Vou passar a informação a um amigo a quem lhe foi “imposto” CGNAT na ligação FTTH e pedir para confirmar essa “funcionalidade”…

DÚVIDAS!!! (tanto para si, se puder responder, como para os MODERADORES!)

  1. Onde é que esta “funcionalidade” está “descrita” oficialmente pela NOS?
  2. Desde QUANDO é que, ao activar o PF o router pede para reinicializar, garantindo a atribuição de um IP Público??
  3. TODOS os ROUTERS NOS, tanto HFC (CABO) como FTTH (FIBRA) disponibilizam esta “funcionalidade”?

Muitas dúvidas...


A título esclarecedor e como julgo já ter sido indicado, sugerimos internamente a criação de um artigo sobre este tema bem como outros já sugeridos, @CP001 e @marcolopes
Deste modo, e assim que tenhamos reunida toda a informação necessária iremos criar artigos para facilitar o acesso de todos. 
Obrigado,

 

Boa tarde a todos, 

O artigo já existe e é exatamente este com toda a informação que existe. 

A comunidade aguarda um esclarecimento sobre a politica da empresa. 

Obrigado.


Boa tarde a todos, 

O artigo já existe e é exatamente este com toda a informação que existe. 

A comunidade aguarda um esclarecimento sobre a politica da empresa. 

Obrigado.

 

Exactamente! Nomeadamente se a funcionalidade descrita pelo @CP001 é OFICAL, onde podemos ler sobre ela nas páginas da NOS, quando foi introduzida, e em que ROUTERS funciona

 

Sinceramente, tudo isto vai deixar de ser importante quando a DIGI disponibilizar os serviços EXTRA, nomeadamente a atribuição de IP Público (que em espanha custa +1 EURO por mês). A partir daí mudo imediatamente para a DIGI sem pensar duas vezes! (talvez até mude antes, dependendo de outras condições / não limitações da NET FIXA)


 

 

 

DÚVIDAS!!! (tanto para si, se puder responder, como para os MODERADORES!)

  1. Onde é que esta “funcionalidade” está “descrita” oficialmente pela NOS?
  2. Desde QUANDO é que, ao activar o PF o router pede para reinicializar, garantindo a atribuição de um IP Público??
  3. TODOS os ROUTERS NOS, tanto HFC (CABO) como FTTH (FIBRA) disponibilizam esta “funcionalidade”?

Muitas dúvidas...

Boa note, @marcolopes,

 

Só lhe posso responder pelo que sei. Em meados deste ano fiquei sujeito a CGNAT. Bastou proceder como descrevi para que tornasse a ter um IP público só para mim. Tenho Gigarouter 6 FTTH.

 

Concordo que a NOS devia clarificar procedimentos. 

 


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