Boa tarde,
O serviço Internet contratado tinha vindo a funcionar de forma aceitável até recentemente, no entanto, nos últimos dias, tenho vindo a ter problemas na utilização da internet (via wifi)
Anteriormente as páginas web e aplicações carregavam bastante rapidamente e de forma fluída e quase instantânea.
Agora, especialmente com telemóveis e tablet android, algumas páginas web e aplicações demoram bastante a abrir e a carregar conteúdo. Como exemplos:
- a aplicação MAX (da HBO) simplesmente não carrega (ou demora uma eternidade a carregar e depois os vídeos não abrem)
- a aplicação NOS TV demora facilmente 30-40 segundos a iniciar stream de um canal ou gravação quando dantes demorava 1-2 segundos
- o mesmo se verifica na aplicação da RTP Play
- várias páginas web demoram também mais de 15-20 segundos a carregar (especialmente com imagens)
- outras aplicacoes tambem se mostram basntante mais lentas
Este problema verifica-se em vários dispositivos Android. No laptop Macbook o problema não me parece tão notório.
Usando a rede móvel (4G), as aplicações e páginas web abrem sem problema, rapidamente.
E estranhamente, usando a Wifi mas se activar a VPN (estou a usar o Windscribe), as aplicações e páginas web funcionam sem problemas, abrindo rápida e fluidamente.
A velocidade da internet está bastante boa, medida por Testmynet, Fast e Speedtest, no entanto, na realidade, a utilização diária tem sido penosa nos últimos dias.
Esta situação já aconteceu no passado, mas resolvia-se fazendo um reset de fábrica ao router. Desta vez, não tenho conseguido resolver o problema. Já reiniciei o router diversas vezes e repus as definições de fábrica várias vezes, no entanto o problema persiste.
Pesquisando aqui no forum, parece-me que é um problema recorrente, penso que associado ao protocolo IPv6. Por isso pedia ajuda sobre como solucionar o problema.
Espero que seja possível resolver o problema, senão tenho de comecar a pensar em olhar para a concorrência.