Skip to main content
Header

Bom dia,

Tenho velocidade de ‘internet’ mais baixo do que mínimo garantido em contrato 

tenho 750 Mbps de download e 70 de upload, testado com cabo cat 5e direito ao router

Já teste muitas vezes direito a servidor de NOS e o resultado é mesmo

Boa tarde @Oscar Mendoza,

Agradecemos a sua mensagem. 

Pedimos, por favor, que efetue o teste de velocidade através da Plataforma de testes NOS, com o computador iniciado em modo de segurança, garantindo assim que não existem aplicações a correr em segundo plano que possam influenciar o teste. Partilhe connosco o resultado, por favor.

Obrigado 

Bom dia,

Eu tenho o mesmo problema mas apenas quando ligado por Wifi (usando o mesmo router) - com cabo, tenho ~900 Mbps, sem cabo nao chega aos 600.

Ja tentei usar outros canais na rede de 5GhZ (e’ a unica rede a usar este canal) mas sem sucesso. Alguma outra dica para melhorar a ligacao? Ou ha alguma limitacao do router a esse respeito (que saiba nao)?

Boa tarde @tiagoloureiro,

Agradecemos a sua mensagem.

Que equipamento está a utilizar para testar a ligação? 

A ligação estabelecia via Wi-Fi é direta entre o seu equipamento e o router, ou está a fazer recurso a outros equipamentos como repetidores de sinal?

Obrigado

> Que equipamento está a utilizar para testar a ligação? 

O mesmo que foi referido aqui no post inicial, router 5.0 v2

> A ligação estabelecia via Wi-Fi é direta entre o seu equipamento e o router, ou está a fazer recurso a outros equipamentos como repetidores de sinal?

Directa; e na mesma divisao da casa, a cerca de 1m do router

Boa tarde @tiagoloureiro,

Agradecemos o seu testemunho.

Está a utilizar um computador portátil para testar a ligação? 

Sugerimos que teste com um segundo equipamento para testar a ligação e partilhe connosco o resultado.

Obrigado

Acho que 600mbps parece-me perfeitamente normal para wifi

> Está a utilizar um computador portátil para testar a ligação? 

Sim, macOS Apple M2 Pro de 2023.

> Sugerimos que teste com um segundo equipamento para testar a ligação e partilhe connosco o resultado.

O meu iphone 15 Pro tem resultados semelhantes, geralmente ~10% mais lento

Eu acabei de pedir um upgrade de 500Mbps para 1Gbps - aproveitando uma oferta. Na verdade, usando WiFi, tenho apenas cerca de 10% mais download que tinha ha 3 dias atras. Sendo esse o caso entao nao valera’ a pena uma vez que usar cabo nao e’ uma opcao.

Usando 802.11ac, deveria estar teoricamente limitado a 1,300 Mbps - dai a minha questao. Sera’ que com o router mais recente chegaria aos 900-1000? Ou pelo menos aos 800?

Não me parece, o wifi será o mesmo.

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @tiagoloureiro e a partilha do @Guimas.

Recomendamos que faça um reset de fábrica ao router e teste novamente a ligação através da plataforma de testes NOS.

Partilhe connosco o resultado.

Obrigado

Mesmo resultado que anteriormente.

> Está a utilizar um computador portátil para testar a ligação? 

Sim, macOS Apple M2 Pro de 2023.

> Sugerimos que teste com um segundo equipamento para testar a ligação e partilhe connosco o resultado.

O meu iphone 15 Pro tem resultados semelhantes, geralmente ~10% mais lento

Eu acabei de pedir um upgrade de 500Mbps para 1Gbps - aproveitando uma oferta. Na verdade, usando WiFi, tenho apenas cerca de 10% mais download que tinha ha 3 dias atras. Sendo esse o caso entao nao valera’ a pena uma vez que usar cabo nao e’ uma opcao.

Usando 802.11ac, deveria estar teoricamente limitado a 1,300 Mbps - dai a minha questao. Sera’ que com o router mais recente chegaria aos 900-1000? Ou pelo menos aos 800?

Boa noite @tiagoloureiro,

Caso pretenda velocidades superiores, sugiro que compre um router e ligue em modo bridge.

Se for muito exigente, recomendo o Netgear Orbi 970 com Wi-Fi 7 pois existem relatos de 2,5Gbps num Samsung Galaxy S24 Ultra.

Obrigado

Bom dia,

@tiagoloureiro, agradecemos o seu feedback. 
No entanto, e mediante o que refere, não detectamos dificuldades com o serviço. Tem disponível aqui informações detalhadas sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço de acesso à Internet fixa (secção1). 

Ligações feitas através do wireless, uma vez que confirmámos que o valor que recebe por cabo é o contratado, as velocidades dependem maioritariamente dos equipamentos terminais, nomeadamente, e por exemplo, normas suportadas como, também, os vários fatores que, pela natureza do serviço, podem influenciar. 
As características de hardware são importantes, como a RAM, CPUs, Velocidade de memória RAM e a placa de rede. Aplicações em background em simultâneo, configurações ao software e o sistema operativo também vão influenciar as velocidades.

Obrigado,

Comentário