Skip to main content
Header

Boa noite a todos,

Hoje, ao ser barrada na entrada de vários sites e de alguns problemas com a sincronização do outlook, percebi que o meu IP pertence a uma gama que está na black list.

O relatório da SPAMRats apresenta a seguinte informação:

«Alert: Your IP is part of a network listed as a Worst Offender
This is a Worst Offender Alert and this means that not only this IP address, but the whole class 'C' is also on the indicated SpamRats List. Usually this means the whole range has the same issue of naming conventions or no reverse DNS AND that many IP's from this Class C have been used in Spam Attacks, Dictionary attacks or other forms of attacks, as detected by Mail Servers in the Data Collection Grid. You will NOT be able to use the removal form to remove your IP Addresses. If you have recently been assigned the IP Addresses, or have changed what these IP Addresses are used for, you can use the contact form and ask for a reclassification, but you will have to provide full disclosure, including whois for the ip addresses, your affiliation with the company that owns them, and a description of what the IP's were previously used for, and what they will be used for, in order for a Spam Auditor to consider reclassification. Remember, the majority of the IP's in this space WERE detected as being involved in some form of attack or abusive behaviour, so you had better have a good reason to ask for removal, and you need to own or control the IP addresses, as evidenced by ARIN whois.»

 

Tentei o apoio técnico, uma vez que é uma situação a que sou alheia e para a qual não tive qualquer contributo, e nem sequer sabiam do que estava a falar. Falei com duas pessoas…

Encontro-me, tal como muitas outras pessoas,  a trabalhar a partir de casa e não tenho como aceder ao sistema da empresa com este IP.

Por fim, solicitaram que ligasse para o 16991. Finalmente alguém sabia do que eu estava a falar (34,9 cents/min ) mas, como são uma empresa externa que presta serviços à NOS e não têm acesso ao servidor, não conseguiram resolver a questão.

Já reiniciei o rooter na esperança de que o IP mudasse, mas tal não aconteceu.

Alguém pode ajudar?

Obrigada!

 

Não entendo muito disto também, mas se a intenção é alterar o ip atribuido, o que acho estranho que vá resolver a situação, é deixar desligado o router durante a noite e ligar no dia seguinte.


Não entendo muito disto também, mas se a intenção é alterar o ip atribuido, o que acho estranho que vá resolver a situação, é deixar desligado o router durante a noite e ligar no dia seguinte.

Só se der para mudar de gama, caso contrário, se o IP mudar dentro da mesma gama - provavelmente será isso que irá acontecer - não dá para resolver e fico sem poder trabalhar… :-(

Mas vou tentar. Muito obrigada pela sugestão.

 


E esperar que o router de qualquer outro cliente pegue nesse IP?

O que deve ser feito pelo operador é colocar o IP em causa em quarentena!

O que me admira é a resposta do apoio informático (aka PcMedic)… Então não se faz um relatório da anomalia para que os serviços técnicos do operador entendam a dificuldade?


A PCMedic até foi uma lufada de ar fresco nas chamadas todas que fiz para tentar resolver esta questão. E não sei se reportaram ou não.

Por outro lado, imagino as pessoas com IPs da mesma gama, a terem problemas de sincronização de emails (o gmail, por exemplo cortou logo o acesso) e a serem barrados pelas firewalls de alguns sites sem saberem o que se passa.

Espanta-me que a NOS não monitorize estas questões.   Ontem foi noticiado o aproveitamento desta fase do corona por parte de pessoas menos bem intencionadas para fazerem das suas na web. E esta pode ser uma dessas situações. 


Update: Mantive o rooter desligado durante a noite e de facto, tanto o IP externo como a gama mudaram. Passou de um 89.155….. para 213.22… No entanto o problema mantém-se. Blacklisted e acesso bloqueado pela maioria das firewalls.

Estou novamente em linha com o 16991 e desta vez o relatório já vai ser efectuado.

Entretanto, uns amigos já me deixaram ficar cá em casa internet móvel de outro operador para eu conseguir trabalhar até que esta questão se resolva.


Bem-vinda ao Fórum NOS, @DianaN.

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.


...

Estou novamente em linha com o 16991 e desta vez o relatório já vai ser efectuado.

...

@DianaN forneceram algum comprovativo do relatorio?

Utilizei os serviços dessa linha uma unica vez e ja ha muito tempo. Tambem nao resolveram nada porque o problema estava na informaçao incompleta que o operador prestava sobre determinado serviço. NUNCA RECEBI RELATORIO NENHUM!


O relatório é enviado para a NOS. Têm que contactar depois o 16990 opção 3.


Pois... O cliente paga a PcMedic por um serviço prestado a NOS. E nem sequer pode ficar com um comprovativo da verificaçao das dificuldades por "especialistas".

A NOS , talvez mais do que os restantes operadores, convive mal, ou melhor, nao convive com comprovativos de especie alguma. Sempre que solicitei que assumissem os erros por escrito, nunca o fizeram! Enviam textos genericos que servem para tudo e nao dizem nada. Ate mesmo nas respostas obrigatorias as reclamaçoes via ANACOM.


Comentário