Skip to main content
Header
Destaque

Conheça o Router 10Gbps

Mostre a primeira mensagem

119 Comentários

Victor Filipe Cordeiro Elias

Para além do router estar sempre a desligar o adpatador na porta de 10GB, eu na altura da instalação não pude estar presente, foi a minha esposa e pela folha da intervenção não fizeram testes nenhuns, agora não querem assumir esse erro, querem que eu ligue para um serviço externo á Nos e a pagar para ver o que se passa, enfim.

Velocidade de upload abaixo do minimo que deveria ter

Pelo que sei, a NOS na velocidade de 10Gbps o cliente só vai usufruir de 8Gbps, sendo os 2Gbps restantes da capacidade necessários para garantir uma ligação estável e um bom desempenho de acesso, no entanto o Upload está muito abaixo da velocidade contratada, dado que se trata duma velocidade simétrica.

A NOS não pode de maneira nenhuma solicitar ao cliente que contacte uma outra empresa para verificar o que se passa, dado que é da responsabilidade da operadora garantir as velocidades contratadas. Os técnicos da NOS devem sim deslocar-se à morada do cliente e realizar os testes necessários para assegurar que a velocidade contratada está garantida e que caso surjam problemas, alheios à operadora, ai sim a NOS pode sugerir uma empresa com quem mantenha uma parceria de assistência técnica, para que possa verificar se o problema do cliente não atingir as velocidades nos seus equipamentos possam ser por incapacidade dos mesmos a nível de hardware para chegar às respetivas velocidades ou seja por problemas de software, e ai claro que os custos serão suportados pelo cliente.

Para além do router estar sempre a desligar o adpatador na porta de 10GB, eu na altura da instalação não pude estar presente, foi a minha esposa e pela folha da intervenção não fizeram testes nenhuns, agora não querem assumir esse erro, querem que eu ligue para um serviço externo á Nos e a pagar para ver o que se passa, enfim.

Velocidade de upload abaixo do minimo que deveria ter

Pelo que sei, a NOS na velocidade de 10Gbps o cliente só vai usufruir de 8Gbps, sendo os 2Gbps restantes da capacidade necessários para garantir uma ligação estável e um bom desempenho de acesso, no entanto o Upload está muito abaixo da velocidade contratada, dado que se trata duma velocidade simétrica.

A NOS não pode de maneira nenhuma solicitar ao cliente que contacte uma outra empresa para verificar o que se passa, dado que é da responsabilidade da operadora garantir as velocidades contratadas. Os técnicos da NOS devem sim deslocar-se à morada do cliente e realizar os testes necessários para assegurar que a velocidade contratada está garantida e que caso surjam problemas, alheios à operadora, ai sim a NOS pode sugerir uma empresa com quem mantenha uma parceria de assistência técnica, para que possa verificar se o problema do cliente não atingir as velocidades nos seus equipamentos possam ser por incapacidade dos mesmos a nível de hardware para chegar às respetivas velocidades ou seja por problemas de software, e ai claro que os custos serão suportados pelo cliente.

É isso mesmo, mas não querem fazer isso o livro de reclamações é o caminho…

Acontece isto no router/versus  adpatador porta 10gb

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 3, 2026

A NOS solicita o contacto á pcmedic caso não seja verificado que o problema é deles e os testes são feitos pelos clientes. Cuidado com a informação errada prestada. 

O livro de reclamações vai encaminhar o ticket para o habitual apoio técnico da NOS, tem que testar com os mesmos conforme lhe é pedido.

Victor Filipe Cordeiro Elias

A NOS solicita o contacto á pcmedic caso não seja verificado que o problema é deles e os testes são feitos pelos clientes. Cuidado com a informação errada prestada. 

O livro de reclamações vai encaminhar o ticket para o habitual apoio técnico da NOS, tem que testar com os mesmos conforme lhe é pedido.

Aquando da instalação não têm que fazer testes??

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Os testes são feitos pelos clientes? É muito feio você vir aqui passar uma informação dessas. Eu sou cliente de NOS desde 1999 e os técnicos de todas as vezes que vieram fazer a instalação de equipamentos na minha casa, sempre realizaram os testes na minha presença para garantir que as velocidades estão dentro do contratado. 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 3, 2026

O que referi foi: se se ligar para o apoio técnico, é pedido ao cliente para fazer os respetivos testes.

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

O que referi foi: se se ligar para o apoio técnico, é pedido ao cliente para fazer os respetivos testes.

Então sugiro que seja mais claro nas suas observações, para que os clientes não façam segundas interpretações dos seus comentários.

• Kilobyte
  • February 4, 2026

Afinal, ainda existe o serviço de 10Gbps? Não existe qualquer tarifário que mencione os 10Gbps.

Alguém sabe se é possível contratar apenas a internet de 10Gbps, sem TV/Telefone/Telemóvel?
A MEO infelizmente não oferece isso, me recuso a pagar por algo que não irei usar.

• Kilobyte
  • February 4, 2026

Eu acho muito estranho ser muito coincidência vocês retirarem o pacote de 10Gbps de comercialização e removerem do vosso site e a Vodafone fez o mesmo. Começo a suspeitar que a vossa fibra FTTH de 10Gbps era sustentada por acordos de partilhas de infraestruturas que por algo motivo foi interrompida

A Vodafone ainda oferece os 10Gbps com um custo adicional, pelo menos para pacotes empresariais. A NOS nem a NOS Empresas menciona isso.

Renato Gomes
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • February 4, 2026

Quase dois anos depois e a fibra que desafia a gravidade, mas só para meia duzia de portugueses.

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Eu acho muito estranho ser muito coincidência vocês retirarem o pacote de 10Gbps de comercialização e removerem do vosso site e a Vodafone fez o mesmo. Começo a suspeitar que a vossa fibra FTTH de 10Gbps era sustentada por acordos de partilhas de infraestruturas que por algo motivo foi interrompida

A Vodafone ainda oferece os 10Gbps com um custo adicional, pelo menos para pacotes empresariais. A NOS nem a NOS Empresas menciona isso.

Sim, confirmei uns dias depois que a Vodafone continua a comercializar a velocidade de 10Gbps mas duma forma bem mais discreta. Deixou foi de ter pacotes de 10Gbps por padrão, apenas o cliente pode por mais 10€/mês fazer o upgrade.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 4, 2026

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens.

O ​@Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer sobre o tema. A NOS garante a qualidade do serviço no momento da instalação. Em caso de anomalia técnica em que o apoio NOS não identifique anomalias no serviço, é considerado que possam existir anomalias nos equipamentos do cliente, pelo que é sugerido o contacto com os parceiros informáticos PCMEDIC, de forma a garantir o tratamento adequado.

​O tipo de serviço que menciona existe @inke, contudo apenas em pacotes fixos com mais serviços, não de forma individual.

Este tipo de serviço não se encontra disponível em todas as localidades, pelo que está sujeito a viabilidade tecnológica de cada zona. Pode consultar mais informações no Site NOS.

Obrigado

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

O tipo de serviço que menciona existe @inke, contudo apenas em pacotes fixos com mais serviços, não de forma individual.

Este tipo de serviço não se encontra disponível em todas as localidades, pelo que está sujeito a viabilidade tecnológica de cada zona. Pode consultar mais informações no Site NOS.

Boa tarde ​@João H. 

Desculpe mas não concordo com a informação prestada. Indique-nos aqui qual a página da NOS com pacotes de 10Gbps ou possível upgrade para 10Gbps. Não existe nenhum!

Portanto, de acordo com as suas indicações, a NOS dispõe com velocidades de 10Gbps mas apenas para pacotes com mais serviços, contudo independentemente da localização e/ou viabilidade técnica de cada zona, os valores têm que estar ao dispor os seus clientes ou novos clientes e restantes serviços inclusos nesses pacotes.

O Site NOS que o ​@João H. indica na sua resposta não esclarece quais são esses pacotes NOS 3 ou NOS 4, e quais os valores que o cliente tem que pagar.

Portanto esclareça-nos com mais clareza sff.

Existe sim, basta saber procurar. Se não sabe mexer numa página normal não sei para que precisa de internet de 10gbps…

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Existe sim, basta saber procurar. Se não sabe mexer numa página normal não sei para que precisa de internet de 10gbps…

Sr. ​@hugommendonca que eu saiba não o conheço de lado nenhum para você se dirigir a mim dessa forma, até porque que EU saiba, não lhe perguntei nada, você não faz parte da equipa da NOS, não lhe compete a si responder em nome do ​@João H. ou por qualquer membro da equipa da NOS.

Se o senhor pretende esclarecer os clientes de alguma dúvida faça-o com educação, mas só para seu conhecimento, eu realmente não percebo nada de informática. Com 46 anos, uma empresa de informática com 75 colaboradores, realmente eu não percebo mesmo nada de informática.

É engraçado quando as pessoas se põem adivinhar ou põem-se a fazer suposições da inteligência de cada um. Eu só não perco é o meu tempo, a verificar as constantes mudanças que a NOS entende fazer no seu site e complicar a vida dos seus clientes, porque caso o senhor não saiba, a opção que o senhor indicou, encontra-se bem no fundo das opções adicionais e na minha opinião, se forma bem escondida.

Contudo, e apesar da sua péssima postura e pouca educação, agradeço-lhe o esclarecimento dado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 5, 2026

Boa tarde ,

Agradecemos as vossas mensagens ​@hugommendonca e ​@Tiago Ferreira.

Para além da forma discutida entre ambos, é ainda possível contactar o apoio ao cliente e obter a informação a informação especifica para cada morada.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • February 11, 2026

Bem mais de um ano depois ainda igual acho que não há interesse em atualizarem a central para velocidades de 10Gb nem para simétricas, mas algumas novidades é que atualmente já uso com pacote 1gb velocidade de quase 500 de upload mais quase 1250 Mb de download era tão bom ser 1gb de upload quando a Vodafone já tem e gostava de ser um cliente de testes 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 11, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a usa mensagem e testemunho ​@Bmss6.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

• Kilobyte
  • February 14, 2026

Essa opção aparece somente no “NOS 4”. A enganosa página sobre os “10Gbps” menciona tanto “NOS 3” quanto “NOS 4”:

Tente “personalizar” qualquer plano “NOS 3” e tal opção não existe. Eu não nenhum interesse no plano móvel, então não considerei o tal “NOS 4”.

Tem um problema de UX também. As opções pra “TV”, como "UMA TV 4K" e "Android TV 4K" são apresentadas no respectivo campo de “TV”. Enquanto os “+NET 10Gbps” é apresentado no FINAL da página (e apenas para NOS 4). É completamente desconexo do campo “Internet”.

Compare isso com a pagina da Vodafone, que diz:

Na Vodafone isto explicito, na NOS isto é escondido.

E de fato, “se não sabe mexer numa página normal não sei para que precisa de internet de 10gbps”, afinal eu preciso de 10Gbps para outras coisas, não para navegar em páginas normais.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 15, 2026

Boa tarde ​@inke,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho..

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Partilhe connosco caso surja alguma outra questão ou tema.

Obrigado