Skip to main content
Header

Boa tarde. Quero rescindir o contrato com a NOS, pois com isto da pandemia e estando desempregado estou a ver se tenho poucas faturas ao final do mês. Gostaria de saber como posso rescindir o contrato mas sem penalização. Desde já agradeço a quem puder ajudar.

Bom dia @Dsoeira
A sua situação já se encontra em análise, no assunto número 000141105387, pelo que pedimos que, por favor, aguarde o nosso contacto. 
Lamentamos não conseguir intervir. 
Obrigado

Boa tarde. 

Problema resolvido, recebi chamada e já confirmado por email, que o serviço será cancelado sem qualquer custo e ainda uma nota de crédito de aproximadamente 60€ da fatura que supostamente teria de pagar até meados do mês pelo período que tive o serviço ligado. 

A chamada foi feita no seguimento da reclamação que fiz no livro de reclamações.

Obrigado aí pelas dicas e não se deixem intimidar. 

Cumps. 

Boa tarde @Dsoeira,

Agradecemos o seu testemunho.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

@Dsoeira ainda bem que se resolveu pelo melhor no livro de reclamações 

Boa noite

A minha situação é semelhante. Fui contactada a 24/11, apresentaram um pacote e decidi experimentar. Dia 27 já estavam a fazer instalação às 08:00h. Passado umas horas até me levaram contrato. Percebe-se a pressa!

Passado uma semana, no período legal para rescindir, por estar em período experimental, e tendo verificado que o serviço não cumpre o que pretendia (não tenho muita rede no local de trabalho e em casa percebe-se diferença para serviços com fibra)

Há 2 dias que estou a perder tempo com assistente s a tentar dissuadir e a inventar soluções quando não há solução. Já na parte final da rescisão, depois de mais não sei quantos argumentos, a assistente saca então da famigerada instalação, a tal que era oferta para aceitarmos contrato, se quiserem rescindir, em período experimental e por mau serviço, têm de pagar 400€.

Exigi gravações da venda pré-contratual onde nunca mencionaram período experimental, nem falaram de condições de rescisão...nada!

A assistente ainda teve a descarada lata de confirmar que não era fibra dentro de casa e que pedia desculpa pela "má informação" do colega!

Isto torna-se surreal, depois de confirmar que ludibriaram o cliente, ainda me começam a tentar coagir e extorquir. Esta assistente ligou insistentemente para que eu confirmasse que o serviço era para "ficar como estava" ou seria penalizada!

A NOS não tem qualquer moral ou ética! Estamos aqui a falar de crimes como coação e extorsão. Exigi as gravações... Incrivelmente, não conseguiram acesso …

Não vou manter um serviço por 2 anos que está aquém do contratualizados, além de que este contrato é realizado por argumentos falaciosos e com dolo premeditado! Muito menos pagar 400€ por via de coação! Deviam ter vergonha

Foi apresentada reclamação no LIvro de Reclamações e na Provedoria NOS.

Boa noite @Vanda Coelho,

A informação está na proposta de subscrição no capitulo 6.1 verifique aqui.

São mencionados os 14 dias como direito de resolução, no entanto se via telefónica não mencionaram pode desistir no prazo de 12 meses. O prazo conta a partir da data em que firmou o contrato. Se aceitou a ativação do serviço antes de terminar os 14 dias, já não poderá rescindir sem pagar um montante, que é proporcional ao serviço prestado até ao momento em que pediu o cancelamento. O serviço prestado engloba a instalação, a ativação e a utilização.

Esses custos não podem ser aplicados em dois casos:

• se a empresa não o avisou sobre as condições associadas à desistência no período dos 14 dias, não cumprindo o dever de informação pré-contratual;
  • se o consumidor não solicitou expressamente que o serviço iniciasse durante o prazo de 14 dias. 

Para exercer aquele direito, basta enviar o formulário que o operador lhe disponibilizou na data da celebração do contrato. Também pode optar por transmitir simplesmente a sua intenção de forma clara e inequívoca ao operador. No entanto, é a si que cabe provar que agiu dentro do prazo.

Obrigado

Bom dia @Vanda Coelho, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Lamentamos a situação que descreve. O @Jorge C deu uma boa ajuda.

Para podermos analisar tudo com mais detalhe, envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato.

Obrigado

Caro @João H. , acabaram de confirmar de mais uma chamada do apoio técnico que instalaram cabo na minha casa ... Eu contratualizei fibra... enganam os clientes descaradamente e ainda tem a lata de cobrar uma instalação? Vai seguir as vias legais que forem necessárias 

Boa noite @Vanda Coelho,

Compreendo a sua preocupação. HFC (Hybrid Fiber-Coaxial) e FTTH (Fiber-to-the-Home) são diferentes tecnologias de rede, embora ambas envolvam o uso de fibra ótica.

O HFC utiliza uma combinação de fibra ótica e cabo coaxial para fornecer serviços de Internet, TV e telefone. Na infraestrutura HFC, a fibra ótica é utilizada até um ponto próximo da residência, e a partir daí, o cabo coaxial é responsável pela conexão final ao cliente.

Por outro lado, o FTTH é uma tecnologia onde a fibra ótica é estendida diretamente até à casa do cliente, permitindo velocidades de Internet mais elevadas e uma conexão mais estável.

É compreensível a confusão, uma vez que ambos os serviços podem utilizar fibra ótica na sua infraestrutura. Contudo, a principal diferença reside no último segmento da conexão. Se possui um serviço HFC, existe uma porção de fibra ótica, mas a ligação final ao seu lar é feita através de cabo coaxial.

Obrigado

Caro @Jorge C 

Agradeço a explicação e já estava a par das diferenças.

No momento da venda, não foi dito isso. Induziram o futuro cliente em erro, propositadamente!

É a NOS que tem de assumir os seus erros! 

Não tentar extorquir um cliente porque não aceita continuar contrato pois tem um serviço notoriamente inferior ao pretendido! 

Caro @Jorge C 

Agradeço a explicação e já estava a par das diferenças.

No momento da venda, não foi dito isso. Induziram o futuro cliente em erro, propositadamente!

É a NOS que tem de assumir os seus erros! 

Não tentar extorquir um cliente porque não aceita continuar contrato pois tem um serviço notoriamente inferior ao pretendido! 

Na verdade, segundo a terminologia técnica, a designação "fibra" utilizada pela NOS não é necessariamente incorreta ou enganosa. Isso porque o termo "fibra" pode ser empregue de forma genérica para descrever serviços baseados em diferentes tecnologias de fibra ótica.

Embora alguns clientes possam interpretar o termo "fibra" como sendo exclusivamente associado a uma conexão pura de fibra ótica (FTTH), é importante compreender que existem variações dentro das tecnologias de fibra ótica. HFC (Hybrid Fiber-Coaxial) é uma dessas tecnologias e, apesar de envolver uma combinação de fibra ótica e cabo coaxial, também é considerada uma forma de serviço baseado em fibra.

Em termos técnicos, "fibra" pode referir-se à presença de fibra ótica numa parte da infraestrutura de rede, como acontece com o HFC.

No entanto, é importante que as operadoras comuniquem claramente ao consumidor sobre a tecnologia específica que estão a fornecer quando anunciam os seus serviços como "fibra", para evitar possíveis mal-entendidos.

Obrigado

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @Vanda Coelho.

O @Jorge C partilhou uma boa ajuda em esclarecer sobre este tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Quero cancelar o contrato de serviço da minha empresa. Motivo: mudança de residência para fora do território nacional. O link para cancelar através do formulário eletrónico não está a funcionar: após preencher todas as informações, aparece um erro a dizer que não é possível concluir. Como posso prosseguir com o cancelamento via email/site, uma vez que estou fora do continente europeu?

Boa tarde @Brehnno, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. 

De momento, não verificamos dificuldades com o link que partilha connosco, pelo que sugerimos que experimente através de um navegador privado. 

Em alternativa, a forma mais fácil de cancelar o seu serviço é contactar com a nossa equipa especializada para falar consigo. O pedido de cancelamento deve ser formalizado, preenchendo o formulário de denúncia aqui

Os documentos podem ser:

• entregues numa loja NOS ou
  • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

Obrigado

Olá @Mário P. , talvez não tenha me feito entender… o link funciona, eu consigo preencher as informações e anexar os ficheiros, mas quando eu tento submeter o formulário é quando ocorre o erro. Eu já tentei em diversos momentos do dia e também através de um navegador privado, mas ocorre a mesma coisa. Eu não tenho como me dirigir a uma loja física nem ligar, porque estou no Brasil. Como posso resolver através do email/site?

Percebemos a sua questão e testámos, informámos que não identificámos dificuldades, uma vez que no nosso teste o pedido foi submetido, @Brehnno
Deste modo, também, e por acreditar que possa existir outras dificuldade que não consigamos, aqui, identificar, demos as alternativas. Na impossibilidade de o fazer, uma vez que não há um email para o efeito, envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente, número de contribuinte e, também, um número de contacto. 
Muito obrigado,

Olá @Mário P. , talvez não tenha me feito entender… o link funciona, eu consigo preencher as informações e anexar os ficheiros, mas quando eu tento submeter o formulário é quando ocorre o erro. Eu já tentei em diversos momentos do dia e também através de um navegador privado, mas ocorre a mesma coisa. Eu não tenho como me dirigir a uma loja física nem ligar, porque estou no Brasil. Como posso resolver através do email/site?

Boa tarde @Brehnno,

A forma mais fácil de cancelar o seu serviço é pedir a alguém da equipa especializada para lhe ligar gratuitamente. Se preferir, pode ligar 931 699 000 ou 16990 e escolher a opção Desativação.

Em alternativa, pode fazer o pedido pessoalmente ou por correio:

Reúna os seguintes documentos:

• Formulário de pedido de cessação do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa em nome de quem está o contrato, e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação;
  • Fotocópia de um documento de identificação com assinatura. Se não quiser enviar fotocópia do documento, pode enviar apenas o formulário de cessação. Nesse caso, a sua assinatura tem de ser reconhecida num notário ou por um/uma advogado/a. Ou, em alternativa, pode deslocar-se a uma loja e preencher o formulário de confirmação de dados pessoais com apresentação do documento de identificação..

Os documentos podem ser:

• enviados através do formulário de email selecionado a opção Enviar documentos para cessação contratual
  • entregues numa Loja NOS
  • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

Obrigado

Boa tarde,

Após 2h e 3 min. ao telefone com a linha de apoio NOS, não consegui rescindir o contrato que tenho com vocês. Moro numa aldeia e a internet móvel não passa de 2 MG de download, dizem que tenho de pagar para rescindir o contrato um valor de 95,83€.

Em primeiro lugar, e em bom rigor da verdade o incumprimento não é meu, voces é que não conseguem garantir velocidade de internet.

Em segundo, o valor que me estão a exigir não pode ser este, pois segundo o que está no site da ANACON e o qual passo a transcrever “

Nos contratos celebrados após 14 de novembro de 2022 e caso não exista uma justificação legal ou contratual para o cancelamento antecipado do contrato com fidelização pelo consumidor, os encargos cobrados pelo operador não podem ultrapassar o menor dos seguintes valores:

• O valor da vantagem conferida ao consumidor como contrapartida do período de fidelização (por exemplo, descontos na mensalidade, oferta do valor da instalação, aluguer de equipamentos), proporcional ao tempo que falta para cumprir a fidelização.
  • Uma percentagem das mensalidades por pagar, caso se trate de um período de fidelização inicial ou de uma refidelização em que há alteração da instalação. Nestes casos, o valor a pagar corresponde a 50% das mensalidades por pagar, se o cancelamento ocorrer no primeiro ano de vigência do contrato; ou a 30% das mensalidades, se ocorrer no segundo ano.

Caso se trate de uma refidelização sem alteração da instalação, o valor a pagar corresponde a 30% do valor das mensalidades em falta. Esta regra aplica-se tanto a contratos celebrados após 14 de novembro de 2022 como antes desta data.”

Sendo que o valor das vantagens conferidas é de 180€ e a mensalidade é de 41,49€. Não consigo chegar ao valor indicado. Alguém poderá ter a amabilidade de me explicar o cálculo?

Mais ainda, dizem-me que só poderei proceder ao cancelamento do contrato, após pagamento do valor por incumprimento contratual.

Visto não conseguir resolver o problema via telefone. o que devo fazer para poder cancelar o contrato e pagar o valor de rescisão contratual, mesmo a culpa não sendo minha, pois aqui a internet, confirmado a data de hoje pelos serviços técnicos da NOS, a velocidade máxima de internet que consigo é de 0,98MG.

Aguardo resposta.    

Boa tarde @Vítor Ruivo,

A Plataforma de Cessação de Contratos já está disponível neste site.

Sugiro que leia estes artigos:

1. COMO RESCINDIR CONTRATO DE TELECOMUNICAÇÕES | DECO PROTESTE
  2. COMO UTILIZAR A PLATAFORMA DE CESSAÇÃO DE CONTRATOS | DECO PROTESTE

Obrigado

Boa tarde @Vítor Ruivo,

Agradecemos a sua mensagem.

De forma a podermos endereçar o seu pedido junto das equipas responsáveis envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado

Boa tarde Fórum NOS tudo bem?

No dia 12/01 fui a loja da NOS de Guimaraes e solicitei o cancelamento total do meu contrato e devolvi todos os equipamentos, pois estava de mudanca para o Brasil.

Como possuo multa de fidelidade o atendente da loja, e uma atendente da NOS que me ligou, me orientaram a pedir que alguem levasse o meu comprovante de morada  do Brasil a qualquer loja NOS, porém um amigo meu se dirigiu até uma loja em Braga e foi informado que nao conseguia incluir o novo comprovante de morada no sistema, que eu deveria ligar e solicitar um e-mail para isso.

Porem como estou no Brasil nao consigo ir até uma loja nós e tambem nao sei qual o procedimento correto a se fazer, pois a atendente da NOS disse que o prazo era até segunda feira 22.

Podem me ajudar por favor?

https://www.nos.pt/ajuda/a-minha-conta/gerir-o-contrato/cancelar-o-contrato/como-cancelar-servico

Ai está alguma ajuda sobre o cancelamento.

um bem haja 

Muito obrigado pelo envio Bruno.

Na verdade o contrato ja foi encerrado na sexta dia 12/01.
A dificuldade esta sendo achar a uma forma de entregar o comprovante de endereco do Brasil para a NOS, para que eu nao precise pagar a multa de fidelidade.

O antendente da loja e a telefonista disseram que é na propria loja, mas parece que nao. @Fórum @Forum NOS 

Boa tarde @RodrigoCoelho,

Agradecemos a sua mensagem e também a ajuda do @Bruno Aleixo.

Confirme, por favor, se tem um pedido em aberto através da Área de Cliente. Poderá anexar documentos a esse pedido da seguinte forma:

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

Obrigado pela ajuda @João H. ,mas infelizmente minha area de cliente nao possui essa opcao para novos pedidos. 

:(

Ontem tentei o atendimento pelo facebook e agora estou tendo que aguardar a ligacao da NOS para saber como enviar o documento.

Estou com fé que vai da certo.

:)

Comentário