Header
Respondido

Cancelamento de contrato



Mostre a primeira mensagem

539 Comentários

@Mário P. 

O período de faturação inicia a dia 1 de cada mês, se a carta a pedir a rescisão do serviço foi recebida pela NÓS a 23 de Novembro como é que ainda estou a receber fatura correspondente ao mês de Janeiro? Independentemente disso, eu só quero uma confirmação de que o serviço foi cancelado e esta é a última fatura que vou receber, existe algum dado que tenha de partilhar para terem essa confirmação?

Reputação 7
Crachá +6

Certo, @Jovis

23 de novembro de 2022 são 9 dias antes de renovar o ciclo de faturação. No entanto, envie-nos uma mensagem privada para verificar o período da fatura refere. 
Obrigado

Deixei de ser cliente NOS e pedi o cancelamento do serviço no início de Fevereiro (dia 5), antes de se iniciar um novo período de faturação (no meu caso, de 16 a 15 de cada mês), através da linha de apoio ao cliente 16 990. O contacto ficou registado, o que confirmei posteriormente por contacto telefónico e em loja NOS, mas o operador não me informou de que teria de formalizar o pedido em loja. Só o fiz no dia 16, ao fim de 10 dias sem que o serviço fosse desativado, quando me dirigi a uma loja NOS para tentar perceber o que se passava.

Embora alheio ao erro cometido pelo serviço de atendimento da NOS e só a ele imputável, estou sujeito a faturação no mês de Março (ou seja, de 16 de Fevereiro a 15 de Março), sem ter de facto usufruído do serviço e tendo já outro fornecedor instalado na minha residência. Não estou disposto a pagar duas faturas - a da NOS e a do novo fornecedor - uma das quais sem correspondência a um serviço efetivamente prestado, sem apresentar uma veemente reclamação, que ouso aguardar que seja bem atendida

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @António Fabião, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS e da informação. 

Editámos, também, o seu comentário por conter os seus dados pessoais para os proteger. Sugerimos que não os partilhe publicamente. 

Lamentamos que pretenda mudar de operador, para proceder ao cancelamento do serviço deve proceder à formalização, por escrito, do mesmo. Saiba como em nos.pt

Para não ser cobrado pelo valor do mês subsequente. É necessário entregar o pedido formal de cancelamento até 10 dias antes do fim do período de faturação.

Obrigado

Foi exatamente o que fiz: contactei a NOS pelo 16990 no dia 5 de Fevereiro e foi-me garantido que o assunto estava tratado. Esse contacto está registado na minha área de cliente, conforme me foi já confirmado pelo atendimento telefónico e também numa loja NOS. Se o operador não tratou devidamente o assunto, nem me forneceu a informação pertinente, não é minha responsabilidade, mas sim da empresa NOS. Daí a reclamação e o meu descontentamento.

Reputação 7
Crachá +6

Compreendemos e lamentamos, @António Fabião. Não é essa a experiência que queremos que tenha.
No entanto, diga-nos como é que formalizou o pedido de cancelamento? O mesmo é por escrito. 

O pedido foi feito pelo telefone (16990) e a operadora garantiu explicitamente que não era necessário formalizar por escrito.

 

Reputação 7
Crachá +2

Acho que aquilo que ele está tentar dizer-lhe é que tem de ser por escrito

https://www.anacom-consumidor.pt/documents/20181/21588/ANACOM_guia-cancelamento-de-servicos.pdf/bc1f853f-c1e1-41bb-a9e0-86a56b4fd581

mas marcou a opção 4 quando ligou para o 16990?

Reputação 7
Crachá +6

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, @António Fabião

Vamos verificar e ajudar.
Obrigado

Conforme indicado anteriormente, não me encontro em Portugal. 
Também não consigo contactar a NÓS pelo telefone +351 931 699 000 porque não reconhece o meu NIF associado à conta de internet móvel. 
Caso os meus serviços não sejam desativados serei forçado a entrar com ação judicial contra a vossa empresa por não atender ao meu pedido de cancelamento do contrato. 
Espero receber confirmação do processamento do meu pedido de cancelamento o mais rapidamente possível.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Thiago_23,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Fez o pedido de denúncia contratual através da App NOS?  Pode consular o estado de pedidos através da App NOS ou Área de Cliente NOS.

Para que possamos analisar, envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

  • não é obrigatório enviar um formulário de cancelamento, mas o operador deve disponibilizá-lo, caso faça esse pedido;
  • a empresa não pode exigir a apresentação de outros documentos quando a declaração de denúncia é feita através de um sistema (palavra-passe ou registo com os dados do contrato) que permita confirmar a identidade do cliente (ou do seu representante legal);
  • o operador tem cinco dias úteis, a contar da data de receção do pedido, para confirmar a rescisão de contrato por escrito. Deve ainda comunicar a data em que o serviço deixará de funcionar e se existe algum encargo associado, por exemplo, a um equipamento alugado não devolvido;
  • caso falte algum documento, o operador tem três dias úteis (a contar da data de receção do seu pedido) para pedir, por escrito, o envio da informação em falta.
  • não é obrigatório enviar um formulário de cancelamento, mas o operador deve disponibilizá-lo, caso faça esse pedido;
  • a empresa não pode exigir a apresentação de outros documentos quando a declaração de denúncia é feita através de um sistema (palavra-passe ou registo com os dados do contrato) que permita confirmar a identidade do cliente (ou do seu representante legal);
  • o operador tem cinco dias úteis, a contar da data de receção do pedido, para confirmar a rescisão de contrato por escrito. Deve ainda comunicar a data em que o serviço deixará de funcionar e se existe algum encargo associado;
  • caso falte algum documento, o operador tem três dias úteis (a contar da data de receção do seu pedido) para pedir, por escrito, o envio da informação em falta.

É inaceitável que a NOs não tenha ainda processado o meu pedido de cancelamento de contrato. 
Sou obrigado a entrar com uma ação contra a NÓS por não ter processado o cancelamento do contrato.

É inaceitável que a NOs não tenha ainda processado o meu pedido de cancelamento de contrato. 
Sou obrigado a entrar com uma ação contra a NÓS 

Reputação 7
Crachá +5

É inaceitável que a NOs não tenha ainda processado o meu pedido de cancelamento de contrato. 
Sou obrigado a entrar com uma ação contra a NÓS por não ter processado o cancelamento do contrato.

Bom dia, já fez o envio solicitado pelo moderador @João H. ?

Bom dia, não faço ideia. Já há mais de um mês que tenho contatado a NÓS sem nenhum efeito. 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 

A forma mais fácil de cancelar o seu serviço é contactar com a nossa equipa especializada para falar consigo. O pedido de cancelamento deve ser formalizado, preenchendo o formulário de denúncia aqui

Os documentos podem ser:

  • entregues numa loja NOS ou
  • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

Em alternativa, como referiu, e bem, pode solicitar o pedido diretamente na Área de Cliente NOS. Fê-lo? 

Em alternativa, aqui, no Fórum NOS a moderação está disponível para ajudar, também, em questões individuais e confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Thiago_23 e @Jose Rodrigues
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado

Não percebo porque não é um formulário online. Como referi já várias vezes, não Le encontro em Portugal e enviar formulário por correio internacional é arcaico e ineficiente. 
Mais informo que a opção de cancelamento através da área de cliente é também ineficaz visto que não é processado se não for verificado por contato telefónico. Isto é ridículo visto que a verificação já foi efetuada no portal de cliente. 
finalmente, o contato de telefone facilitado não permite aceder a um operador para solicitar o cancelamento do contrato por não reconhecer o cliente pelo número de telefone internacional usado na chamada. 
Os vossos serviços de apoio são uma grande piada. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Thiago_23,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre este tema. Lamentamos o inconveniente. 

As opiniões e sugestões da comunidade são importantes para que possamos continuar a melhorar. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Caro @Jose Rodrigues,

No intuito da rescisão contratual, fiz um contacto via linha de apoio para que a opção que indica como alternativa válida fosse habilitada. À data continua a não ser possível efectuar qualquer pedido pela área de cliente. Pode por favor agilizar esta questão ou descrever melhor onde se esconde esta opção de pedidos para cessacão contratual? Obrigado.

Cumprimentos.

 

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @tneto, há uns 15 dias que no meu caso e parece que no seu também, a opção de se fazer um pedido pela área de cliente não está disponível.

Portanto não é possível fazer o pedido de rescisão contratual online. Curiosamente nem na antiga área de cliente aparece o separador Pedidos.

Se está fora do seu período de fidelização, aceite a ajuda da moderação enviando por mensagem privada o seu numero de cliente ou NIF para o perfil @Fórum manifestando aos moderadores a sua vontade de rescindir.

Cumprimentos.

 

Reputação 7
Crachá

Caro @Jose Rodrigues,

No intuito da rescisão contratual, fiz um contacto via linha de apoio para que a opção que indica como alternativa válida fosse habilitada. À data continua a não ser possível efectuar qualquer pedido pela área de cliente. Pode por favor agilizar esta questão ou descrever melhor onde se esconde esta opção de pedidos para cessacão contratual? Obrigado.

Cumprimentos.

 

O melhor é ir à loja e fazer, não tendo essa opção preencha o formulário e envie por carta registada:
https://www.nos.pt/particulares/outros/condicoes-da-oferta-de-servicos/Documents/NOS_Formulario_denuncia_contrato.pdf
Também tem a hipótese de usar o livro de reclamações online, a operadora não vai querer aceitar mas pelo código civil português qualquer correspondência é válida para cancelar o contrato e fica com comprovativo.
Nunca me falhou.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @tneto,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar.

Como sugerido pelo @Jose Rodrigues envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Comentário