Header
Destaque Tutorial

Como configurar um IP manual no equipamento



Mostre a primeira mensagem

37 Comentários

Já ouviu falar em IP manual ou IP Fixo mas não sabe o que é e para que serve?

O endereço IP é um conjunto de números que identifica de forma única, cada equipamento ligado à sua rede. Trata-se de um bilhete de identidade do seu equipamento na sua rede privada.

Todos os routers são pré-configurados para atribuir automaticamente os IP’s aos equipamentos, mas são diversas as vantagens de ter um IP configurado manualmente em certos dispositivos:

  • sempre que liga um equipamento na sua rede privada, ele ficará com o mesmo IP. Pode assim configurar, separar ou agrupar equipamentos dentro de um intervalo de IP’s, por exemplo, os Smartphones podem pertencer ao intervalo 192.169.1.2X, os computadores em 192.168.1.3X, Camaras Web ou equipamentos de domótica no intervalo 192.168.1.4X
  • facilita a configuração e o acesso a serviços ou aplicações que possa ter instaladas em alguns equipamentos a partir do interior da sua rede ou pela internet.
    Por exemplo, se tiver uma camara Web ou um equipamento de domótica que controla as luzes da sua residência, o acesso aos equipamentos é facilitado pela configuração do IP manual em cada um deles.

Neste tópico explicamos passo a passo como configurar um IP manual do seu equipamento nas principais plataformas, Windows, MacOS, iOS e Android.

Antes de iniciar o processo para alterar o IP do seu equipamento, precisa de anotar alguns dados para o fazer corretamente:

  • deve verificar qual o endereço de IP, Gateway e servidores DNS que estão a ser atualmente atribuídos pelo seu router, anote esses dados para serem usados nos passos seguintes.

Windows

 

1.No Windows 10, carregue na “Lupa” e escreva “CMD”. De seguida escreva “ipconfig” e pressione em “Enter”. No estado da ligação de rede selecionada, retire a informação do Gateway predefinido e Servidor DNS


2.Carregue na “Lupa” e escreva “Painel de controle”. Escolha a opção “Redes e Internet”

 

3.Carregue em “Ver Estado das ligações e tarefas”

 

4.Selecione “Alterar as definições do adaptador”

 

5.Escolha o adaptador de rede onde pretende fazer a configuração do IP manual e com o botão do lado direito do rato, selecione a opção “Propriedades”

 

6.No separador “Geral”, escolha “Protocolo de Internet TCP/IP” e carregue em “Propriedades”

 

7.Ative a opção “Utilizar o seguinte endereço IP” e preencha o campo  “Endereço IP” com o ip desejado. Coloque também a “Máscara de sub-rede”,  Gateway Predefinido  e Servidor DNS que obteve anteriormente. Mas atenção, o endereço IP tem de pertencer à mesma gama de IP’s configurada no campo “Gateway Predefinido”, por exemplo 192.168.0.X ou 192.168.1.X.

 

 

Mac

1.Carregue na “Maça” ->“Preferências do Sistema”-> “Redes” e escolha a ligação de rede onde pretende efetuar a configuração do IP manual.

 

2.No campo “Configurar IPv4”  selecione a opção ”Usar DHCP com endereço manual”

 

3.No campo “Endereço de IP”, escreva o novo endereço de IP pretendido.
O endereço IP tem de pertencer à mesma gama de IP’s configurada no campo “Router”, por exemplo 192.168.0.X ou 192.168.1.X.

 

 

Android

1.Em “Definições”, escolha o nome da rede Wi-Fi onde pretende configurar o IP manual

 

2.Pressione sobre o nome da rede e escolha a opção “Modificar a rede”. Verifique o  endereço IP que está a ser atribuído ao seu equipamento.

 

3.Ative a opção “Exibir opções avançadas” e altere o campo “Configurações de IP” para “Estático”. No campo “Endereço IP” , escreva o endereço de IP pretendido.
Mas atenção, o endereço de IP tem de pertencer à mesma gama de IP’s configurada no campo “Gateway”, por exemplo 192.168.0.X ou 192.168.1.X

 

 

iOS

1.No menu das aplicações, carregue em “Ajustes” e escolha a opção “WI-FI”

 

2.Na rede WI-FI onde está ligado, escolha a opção DHCP e confirme: o Endereço IP que está atribuído ao seu equipamento e respetivo endereço do “Roteador”. Selecione a opção “Estático”

 

3.O novo endereço IP tem de pertencer à mesma gama de IP’s configurada no campo “Roteador”, por exemplo 192.168.0.X ou 192.168.1.X. Escolha a opção “Endereço IP”, e altere para o novo IP pretendido.

 

 

Ficou com dúvidas? Partilhe connosco. :grinning:

 

Quando faço essas alterações no MAC eu não consigo mais ter acesso à internet (quando conectado a um Extender NOS).

Quando direciono diretamente ao router, conecta, porém quando acesso via extender fico sem acesso nenhum!!
 

Poderia me ajudar?

Bom dia,

 

Mudei da MEO para a NOS e na aplicação, do telemóvel, para o Videoporteiro e as Câmara de Videovigilância deixei de ter acesso, necessitei de alterar o default gateway de 192.168.1.254 para 192.168.1.1 este equipamentos estão configurados com IP fixo.

O que é desagradável é na loja me foi garantido que o técnico, na instalação, deixava tudo a trabalhar e não ficou… quando liguei para o apoio técnico recusaram a ajudar dizendo que tinha de ligar para uma empresa externa com chamadas pagas!

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @AlexandreRocha.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Sophisma,

Pode fazer algumas configurações em http://aminhanet.nos.pt

Se tiver questões estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia,

 

Mudei da MEO para a NOS e na aplicação, do telemóvel, para o Videoporteiro e as Câmara de Videovigilância deixei de ter acesso, necessitei de alterar o default gateway de 192.168.1.254 para 192.168.1.1 este equipamentos estão configurados com IP fixo.

O que é desagradável é na loja me foi garantido que o técnico, na instalação, deixava tudo a trabalhar e não ficou… quando liguei para o apoio técnico recusaram a ajudar dizendo que tinha de ligar para uma empresa externa com chamadas pagas!


O técnico não tem obrigação de lhe fazer configurações no router. Isso fica á sua responsabilidade.

O apoio técnico também não faz configurações nem presta apoio ás mesmas. Só através do 16991 que é de microinformática.

Bom dia,

 

Mudei da MEO para a NOS e na aplicação, do telemóvel, para o Videoporteiro e as Câmara de Videovigilância deixei de ter acesso, necessitei de alterar o default gateway de 192.168.1.254 para 192.168.1.1 este equipamentos estão configuraos com IP fixo.

O que é desagradável é na loja me foi garantido que o técnico, na instalação, deixava tudo a trabalhar e não ficou… quando liguei para o apoio técnico recusaram a ajudar dizendo que tinha de ligar para uma empresa externa com chamadas pagas!


O técnico não tem obrigação de lhe fazer configurações no router. Isso fica á sua responsabilidade.

O apoio técnico também não faz configurações nem presta apoio ás mesmas. Só através do 16991 que é de microinformática.

Guimas,

1 - Leia o que eu escrevi, não disse que queria que fizessem  a configuração do router ou que configurassem fosse o que fosse, na minha opinião quando um cliente muda de outro operador para a NOS esta devia, no mínimo, dizer aos novos clientes “se tem equipamentos com IP fixo deve, na configuração destes, atualizar o default gateway”.

2 - Quando fiz um contrato com a empresa NOS, o vendedor garantiu que após a mudança todos os equipamentos continuavam a funcionar como estavam anteriormente e não ficaram, LAMENTO que a NOS não tenha cumprido o que ficou contratado.

3 - Dizer que os serviços técnicos podem dizer, publicamente, que  recusam fazer os serviços que a NOS vendeu ao cliente é não perceber o modelo de negócio da NOS (os técnicos da NOS são pagos pelas receitas dos contratos que o departamento de vendas faz, não é muito difícil para a NOS subcontratar os serviços técnicos noutro lado).

 

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia,

 

Mudei da MEO para a NOS e na aplicação, do telemóvel, para o Videoporteiro e as Câmara de Videovigilância deixei de ter acesso, necessitei de alterar o default gateway de 192.168.1.254 para 192.168.1.1 este equipamentos estão configuraos com IP fixo.

O que é desagradável é na loja me foi garantido que o técnico, na instalação, deixava tudo a trabalhar e não ficou… quando liguei para o apoio técnico recusaram a ajudar dizendo que tinha de ligar para uma empresa externa com chamadas pagas!


O técnico não tem obrigação de lhe fazer configurações no router. Isso fica á sua responsabilidade.

O apoio técnico também não faz configurações nem presta apoio ás mesmas. Só através do 16991 que é de microinformática.

Guimas,

1 - Leia o que eu escrevi, não disse que queria que fizessem  a configuração do router ou que configurassem fosse o que fosse, na minha opinião quando um cliente muda de outro operador para a NOS esta devia, no mínimo, dizer aos novos clientes “se tem equipamentos com IP fixo deve, na configuração destes, atualizar o default gateway”.

2 - Quando fiz um contrato com a empresa NOS, o vendedor garantiu que após a mudança todos os equipamentos continuavam a funcionar como estavam anteriormente e não ficaram, LAMENTO que a NOS não tenha cumprido o que ficou contratado.

3 - Dizer que os serviços técnicos podem dizer, publicamente, que  recusam fazer os serviços que a NOS vendeu ao cliente é não perceber o modelo de negócio da NOS (os técnicos da NOS são pagos pelas receitas dos contratos que o departamento de vendas faz, não é muito difícil para a NOS subcontratar os serviços técnicos noutro lado).

 


1 - errado. isso nunca vai acontecer.

2- sem sentido. Não tem nada a ver com o contratado.

3-Recusam fazer? Eles vendem-lhe o acesso a um serviço, dão-he o acesso a uma página de configuração e a partir daí o senhor escolhe como quer mudar.

Boa tarde,

Solicito instruções de como configurar um IP manual num equipamento com Arch Linux.

 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

Solicito instruções de como configurar um IP manual num equipamento com Arch Linux.

 

Obrigado.

se precisar de ajuda informática tem 16991 - 34,9cents/m

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Acácio Martins e @Guimas

@Acácio Martins, o @Guimas deu uma boa ajuda! 

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. 

Assim, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 
Obrigado

hello all

I have my IP Camera but i am unable to connect with NOS wifi.

i started camera configuration process but whan camera start configuring with wifi, suddenly error message comes as : Connecting to network time out, connection error check network and retry.

same camera is working on my friend's home perfectly but not on my wifi.

can any one tell me what setting needs to be changed in wifi?

Comentário