Skip to main content

Há semanas que tento alterar o meu tarifário para ter mais franquia de dados, no entanto como sou surdo não consigo contactar a NOS. Eu registrei uma reclamação, mas você está optando por ignorá-la.

Os clientes que podem ouvir podem ter seus problemas resolvidos em particular ligando para uma linha telefônica. Pessoas surdas, o único método para entrar em contato com a NOS é postar seus problemas publicamente em seu fórum. Você é uma empresa de tecnologia e não é difícil ter uma função "WebChat" - basta você optar por não ter.

 

A NOS não pode dizer "Não podemos pagar isto" porque os seus lucros estão a crescer a um ritmo enorme. Lucro da NOS sobe 34,6% para 41,1 milhões de euros no Q1 2022..... Simplesmente ESCOLHE não investir nesta área.

Boa tarde @A-H

A NOS não se revê no género de prática que descreve, até porque se através de um telemóvel com a funcionalidade/serviço de vídeo chamada, marcando o número 12472, dias úteis das 09h00 às 22h00, pode realizar uma vídeo chamada e comunicar em LGP com o intérprete do Serviin, solicitando uma chamada para a NOS. O intérprete vai contactar o nosso serviço e iniciar-se-á assim uma conversa a três.

Mas também estamos aqui para ajudar. 
Obrigado


Eu sou novo surdo. Não tive o luxo de aprender uma maneira totalmente nova de me comunicar neste período. Então, até que eu possa aprender LGP - você não fornecerá nenhuma maneira de me ajudar? Por que não posso usar um webchat? Por que não posso enviar e-mail?


Boa tarde @A-H,

Agradecemos o seu testemunho.

Estamos sempre disponíveis para ajudar em qualquer questão aqui, no Fórum NOS.

Caso necessite de auxilio, em alternativa ao canal apresentado acima, por favor, detalhe-nos o seu pedido enviando uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Para enviar uma mensagem privada para o perfil @Fórum, selecione aqui.

Obrigado 


Na europa, a percentagem de pessoas com deficiência que sofrem discriminação é de 15%. Em Portugal esse número é de 65%. Esse número deveria ser uma vergonha nacional. Empresas como a NOS podem e devem fazer mais para que todos os seus serviços estejam disponíveis de forma igualitária. Reconhecer o LGP é bom. Mas não ajuda aqueles que ficaram surdos recentemente devido a uma condição médica ou acidente. Esta é uma oportunidade para a NOS fazer a coisa certa. 


Claramente teria que existir apoio escrito, eu sugiro www.livroreclamacoes.pt como a única alternativa que a NOS dá para ser contactada e responder por e-mail.


@A-H @Alberto Caeiro 5, mas tem, está nele neste preciso momento. 

tem o Fórum, facebook e instagram, tudo meios de comunicação escrita que pode usar pra resolver situações com tanta rapidez como na linha de apoio ao cliente. 

um bem haja 


Sim, tem ajuda por aqui ou pelo Facebook e são canais de ajuda. 
A provedoria não ajuda por assuntos que não tenham sido verificados pelas equipas responsáveis anteriormente 


  1. Livro de reclamações levantado em 28 de novembro - sem reposta….
  2. Instagram / Facebook - Sem reposta…..

Então você comenta que "Outras equipes" responderam é *&%$###

15% dos deficientes sentem discriminação na UE mas 65% dos deficientes sentem discriminação em Portugal. Se esse número não te irritar - tenho pena de você.

 

 


Bom dia @A-H e @Alberto Caeiro 5

Estamos aqui para ajudar. 

@Alberto Caeiro 5, respondemos a todas as questões que tenham que ver com o serviço NOS e, se necessário, endereçamos para quem possa ajudar. Há um regulamento do Fórum NOS em que todos são convidados a consultar quando se registam. Cabe à moderação garantir a boa organização da informação e, também, do Fórum NOS. 

Todos os seus comentários que tenham que ver com o serviço NOS, sejam eles positivos ou negativos, mantêm-se visíveis, podendo consultar em cada perfil que já criou todos os comentários que tem visíveis! Agora comentários que incentivem ao ódio ou SPAM, sim, são eliminados e continuaram a ser, essa gestão cabe à Equipa do Fórum NOS. 

@A-H, o Fórum NOS, está aqui para ajudar e o @Olaf e o @Bruno Aleixo, deram uma excelente ajuda. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado


Se algo é ajuda. É definido pela pessoa que precisa de ajuda. Eu segui seus conselhos. Como você não tem um webchat para suporte, me inscrevi em uma conta no Instagram. Hoje de manhã, no Instagram, seu representante disse que não poderia ajudar e que eu precisava pedir a um amigo que ligasse para o seu escritório, pois você não tem como me ajudar. Agora, como é essa ajuda? Meu discurso não é de ódio ou abuso, é a verdade. Nos discrimina contra pessoas surdas.


Bom dia @A-H

A sua questão é relacionada com questões contratuais, pelo que, e infelizmente, não conseguimos ajudar, por aqui, porque está relacionada com as condições contratuais. 

No entanto, dêmos-lhe a alternativa de entrar em contacto connosco através da linha especifica e dedicada para clientes com portadores de surdez, uma vez que é necessário o interprete. 

Quanto a dificuldades técnicas, campanhas gerais, facturação ou outros temas que tenham que ver com serviço NOS e não condições contratuais, estamos disponíveis pelos canais de escrita como este. 

Use, por favor, o número 12472, dias úteis das 09h00 às 22h00, para realizar uma vídeo chamada e comunicar em língua gestual portuguesa. 
Obrigado


Li tudo isto, sou surdo profundo, estou chocado e FURIOSO com a NOS. Não é pelo problema que necessito resolver, pq isso é trivial. É porque não o posso resolver numa loja da NOS onde me foi dito que só através do contacto telefónico, escrevendo aqui no fórum, ou, em alternativa, fazendo uma reclamação formal no livro de reclamações.

Até me faltam palavras para descrever o que sinto perante a ideia de que qualquer problema com a NOS, por mais trivial que seja, necessite duma queixa no livro de reclamações. Tudo porque os senhores não têm a porra dum email para surdos nem permitem que os funcionários das lojas intermedeiem o contacto com os vossos serviços.

E sim, há este fórum, mas nem todos os surdos têm proficiência para o usar. E já li aqui q permitem o contacto via serviço de relay para deficientes auditivos através de LGP o que também é igual a nada dado que a maioria dos surdos em Portugal não usa LGP.

Em suma: se ouvimos podemos tratar de qualquer problema com a NOS através da linha de apoio. Se não ouvimos temos de ser informáticos para perceber como funciona o fórum. Porque doutra forma, por mais pequena que seja a coisa só com uma reclamação formal no livro de reclamações que demora meses a resolver.

A isto chama-se DISCRIMINAÇÃO! Deviam ter vergonha (mas como a situação existe está claro que não têm). Só vos posso instar que ou criem uma email para os surdos tratarem dos seus assuntos com a NOS ou permitam que as lojas da NOS tratem deles.


Boa tarde @LFPPD, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

A situação que refere foi abordada neste outro tópico que sugiro que leia.

Obrigado.


Eu li, vocês é que não “ouvem” os vossos clientes: o contacto via fórum não é solução para muitos surdos que não sabem sequer o q é um fórum. E, indicarem para fazer uma chamada via serviço de LGP também não solução dado que a muitos surdos não usam a LGP. Sinalizar os vossos clientes com necessidades especiais e fazer, precisamente que diz no tópico seria solução. Só que a NOS não o faz!
 

Na lista que enviou diz, e cito “Atendimento especializado”, mas, se eu for a uma loja da NOS muitas coisas, como o problema que tive hoje de faturação, não podem resolver porque só a linha de apoio (para a qual é não posso telefonar porque sou surdo) o pode solucionar. 

Soluções simples, como sinalizar que eu sou um cliente surdo, permitindo que os funcionários da loja da NOS tratem de TODOS os assuntos, pelos vistos é muito. Mais fácil é exigirem às pessoas que percebam como funciona o fórum ou aprendem linguagem gestual. 

Por tudo isto, e até implementarem soluções simples, normais, mantenho o que disse: a NOS descrimina os deficientes auditivos. Isso é claríssimo. 

E se acha o contrário diga-me então: pude solucionar o meu problema com a mesma facilidade q qq outro cliente da NOS? Não, não pude! E não posso porque nem a nós facilita um email para surdos nem autoriza as lojas a resolver os problemas destes.


@LFPPD se a loja não resolveu deveria tê-lo feito e nesse caso tem todo o direito a reclamar.

Obrigado.


@LFPPD se a loja não resolveu deveria tê-lo feito e nesse caso tem todo o direito a reclamar.

Obrigado.

Na loja não resolveram pq se trata de um erro de faturação de €14.95 e na loja não podem tratar de coisas acima de €10. Agora, eu entendo que tenham o atendimento de clientes centralizado, com a linha de apoio. Muitas empresas fazem isso, como os bancos, por muitos motivos. Mas, quando eu vou a uma agência dum banco e lá não podem resolver a dificuldade, são eles que telefonam para a linha de apoio por mim para solucionar. Porque sou surdo e não o posso fazer. Porém, na NOS não fazem isso. Porque tenho de ser eu, q sou surdo a telefonar. Ou a usar o serviço de LGP q também muitos surdos não podem usar porque não falam LGP.

Mais uma vez, entendo que haja limites para aquilo que nas lojas se possa tratar. E também que, por questões de segurança, e legais, exijam que sejam os titulares a tratar dos assuntos. Mais uma vez os banco também fazem isso. Mas, se eu vou a uma loja, estou lá, se se trata de um funcionário da NOS então decerto q ele pode tratar de tudo por mim junto da vossa linha de apoio poupando-me a isto ou a ter fazer uma queixa no livro de reclamações para resolver algo trivial. 

Isto não é complicado.


@LFPPD pode descrever a razão do erro de faturação para que a comunidade possa ajudar.

Obrigado.


@LFPPD pode descrever a razão do erro de faturação para que a comunidade possa ajudar.

Obrigado.

Já foi resolvido pela NOS através do perfil @forum . Foram rápidos. Mas não é isso em causa, como expliquei. Muitas pessoas mal sabem usar o email, quanto mais o forum da NOS.

Quanto ao erro posso explicar, até mesmo para ver se a NOS melhora os sistemas. No final de cada mês o plafond de internet móvel faz um reset à meia noite e a app móvel (android) da NOS indica que os GB de tráfego disponível voltam à máximo para o mês. Sucede que apesar disto, e por detrás disto os sistemas da NOS só ao fim de umas horas repõem o consumo.

Aconteceu-me que no final do mês tinha tinha pouco tráfego disponível. A meia noite do dia 1 verifiquei a app e como esta indicava que tinha novamente o saldo de GB restaurado comecei a utilizar a internet normalmente. Passados uns minutos recebo vários SMS informando “que tinha excedido o limite de dados e que tinham activado 200Mb extra por €2,99” até de repente ter ficado sem internet de todo. Passada uma hora ou duas a internet foi reposta e o meu consumo começou a ser debitado no mês correspondente.

A questão da faturação já foi resolvida. E só posso sugerir que os técnicos da NOS configurem os sistemas para à meia noite do dia 1 de cada mês (e não à 1 ou 2 da manhã) fazerem o reset dos Gb disponíveis para os clientes. Até porque a app o faz independentemente do sistema mostrando aos cliente algo q afinal não corresponde à realidade. 


@LFPPD começa-se a tonar cada mais uma prática comum resolver via mensagem privada.

Obrigado pela sua partilha.


@LFPPD começa-se a tonar cada mais uma prática comum resolver via mensagem privada.

Obrigado pela sua partilha.

Mas caro Jorge, a maioria das pessoas mal sabe usar o telemóvel quanto mais o forum da NOS. E, a maioria dos surdos não é como eu. 
Se entendo que centralizem as operações da NOS através da linha de apoio já não entendo que os funcionários das lojas da NOS não possam servir de intermediários entre os clientes surdos e a linha de apoio para resolver os problemas. Tal como sucede em quase todas as empresas. Nunca até hoje me tinha sucedido isto.


@LFPPD gostaria de expressar a minha mais sincera compreensão e empatia pelo seu desabafo.

Acessibilidade e inclusão são questões fundamentais e todos os clientes, independentemente das suas necessidades específicas, devem ter o mesmo nível de atendimento e suporte.

A situação que descreve revela uma lacuna significativa nos processos de atendimento da NOS que, evidentemente, necessita de ser melhorada para garantir que todos os clientes possam resolver os seus problemas de forma eficaz e eficiente.

Mais uma vez, agradeço pelo seu feedback detalhado e pela sua paciência. Continuarei a acompanhar este assunto de perto, para que todos os clientes da NOS possam ter uma experiência de atendimento justa e acessível.

Muito obrigado.


Boa tarde,

Agradecemos a partilha do seu testemunho sobre este tema connosco @LFPPD, assim como a intervenção do utilizador @Jorge C.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós e, como tal, analisados internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Ficamos felizes por ter conseguido ajuda-lo através do Fórum NOS, e relembramos ainda que a NOS dispõe de uma linha de Vídeo intérprete para clientes com necessidades especiais de audição, através do 12472.
Saiba mais através do Site NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Boa tarde,

Agradecemos a partilha do seu testemunho sobre este tema connosco @LFPPD, assim como a intervenção do utilizador @Jorge C.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós e, como tal, analisados internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Ficamos felizes por ter conseguido ajuda-lo através do Fórum NOS, e relembramos ainda que a NOS dispõe de uma linha de Vídeo intérprete para clientes com necessidades especiais de audição, através do 12472.
Saiba mais através do Site NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Caro João, como já expliquei, muitos surdos (direi até que a maioria) não fala LGP basicamente pq a LGP tem mt pouca utilização em portugal. Portanto, a disponibilização de video interprete pode ser bem intencionada mas não é solução. A NOS só acha que isso é solução pq não se deu ao cuidado de perguntar a um surdo o que achava de tudo. 
A solução, como já disse, será ou/e criarem um email para os surdos vos contactarem, ou permitirem q os funcionários das vossas lojas intermedeiem o contacto dos surdos com a vossa linha de apoio para resolução dos problemas que surjam. Nenhuma destas medidas é difícil, complicada ou tem quaisquer custos para a NOS. E só posso sugerir que façam isto em muito em breve: se houver alguma queixa formal serão condenados por discriminação pq é realmente o q sucede. Terem adoptado medidas de apoio não quer dizer q estas sejam adequadas ou sequer q funcionem.


Boa tarde @LFPPD,

Agradecemos a sua mensagem e compreendemos o a questão que elaborou.

Como indicado os testemunhos da comunidade são importantes para nós e, como tal, analisados internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Por favor, fale connosco se surgir algum outro tema. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


Comentário