Destaque

Porto 5G - Primeiro Porto 5G em Portugal

  • 4 February 2022
  • 1 comentário
  • 40 visualizações

Reputação 7
Crachá +2

Chegou o momento de zarpar em direção ao futuro com a 5º Geração de rede móvel:ship:

O primeiro porto 5G do país está em Matosinhos, numa parceria entre a NOS e a APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo).:anchor:  :ship:

O Porto de Leixões moderniza-se e abre as portas ao 5G para navegar em águas mais tecnológicas e seguras. Um caso de sucesso onde atracam drones de última geração. :globe_with_meridians:

 

Integralmente coberto com a quinta geração de redes móveis da NOS, o Porto de Leixões pode agora contar com significativos incrementos em termos de competitividade, eficiência e segurança na gestão desta importante infraestrutura nacional.

 

 

 

Porto de Leixões, um caso de sucesso na economia nacional

 

  • Drones 5G para acompanhar em tempo real manobras de risco

Porto de Leixões é pioneiro no uso de drones 5G para acompanhar em tempo real manobras de risco

A parceria com a NOS vai permitir à APDL monitorizar as suas complexas operações com recurso a drones 5G, equipados com câmaras capazes de transmitir, em tempo real, imagens de vídeo em alta qualidade para a sala de controlo.

 

  • Gestão mais eficiente das infraestruturas

As equipas da NOS e da APDL estão igualmente a estudar a melhor forma de tirar partido da realidade aumentada e tecnologia de gémeo digital para tornar os processos de manutenção de maquinaria e logística mais eficientes, implementando IOT de sensorização para saber em tempo real a localização e estado de todos os ativos.

 

 

  • Medição dos impactos da operação no meio ambiente

Os drones 5G estão ainda preparados para ser equipados com sensores ambientais, de ruído e qualidade do ar, capazes de medir os impactos de cada operação em tempo real e diretamente no local.

Com o crescente aumento de movimentação de mercadorias no Porto de Leixões, este é um importante fator para medir o impacto das operações no ecossistema portuário.

 

  • 5G da NOS contribui para segurança e eficiência das operações

Com estes meios de monitorização remotos, tanto o centro de operações, como os pilotos dos navios podem acompanhar um conjunto de manobras de maior risco, aumentando a capacidade para realizar inspeções no local, com maior frequência e segurança, e permitir um apoio fundamental na gestão à resposta de incidentes.

 

 

O 5G promete ser o principal acelerador da 4ª revolução industrial. Através das suas elevadas velocidades, latências hiper-reduzidas e ligações massivas, a quinta geração de comunicações móveis vai contribuir para alavancar um conjunto de relevantes use cases e trazer novas aplicações que prometem mudar a forma como as empresas trabalham e a sociedade funciona.

 

Descubra também a primeira Praia 5Gprimeiro Hospital 5Gprimeiro estádio 5G, a primeira escola 5G e todas as potencialidades que a quinta geração oferece.

Conheça melhor a rede 5G na NOS, veja tudo o que precisa de saber sobre esta rede móvel aqui.
Quer saber mais sobre o 5G? Preparamos informação sobre os equipamentos 5G e as principais características e conceitos da rede móvel 5G.

Consulte também as perguntas mais frequentes e saiba tudo sobre o 5G.

 

Faça o que ninguém fez!


1 Comentário

Reputação 7
Crachá +2

Chegou o momento de zarpar em direção ao futuro com a 5º Geração de rede móvel:ship:

Saiba mais sobre o Primeiro Porto 5G em Portugal neste artigo! :blush:

 

Comentário