Header
Destaque

Escola 5G – Primeira escola 5G em Portugal

  • 26 November 2021
  • 1 comentário
  • 106 visualizações

Reputação 7
Crachá +2

Bem-vindos à escola do futuro!

A primeira escola 5G do país está em Matosinhos e dá os primeiros passos para o futuro do ensino no país.:mortar_board::closed_book:

Com a 5º Geração de rede móvel os alunos da Secundária João Gonçalves Zarco foram os primeiros a ir ao Pavilhão do Conhecimento sem saírem da sala de aula, numa visita de estudo virtual:sunglasses:

Nesta experiência, alguns alunos foram pela primeira vez ao Pavilhão do Conhecimento através da tecnologia 5G e de realidade virtual.
Com ajuda de um guia em Lisboa, fizeram uma visita em tempo real a algumas experiências científicas que se encontravam em exposição a mais de 300 quilómetros de distância. Feixes de luz ou a formação de tornados foram algumas das sensações imersivas vividas por estes alunos.

 

De Matosinhos para o país e para o mundo, com o 5G

Uma nova realidade na educação em Matosinhos disponibilizada agora pela NOS, que com a escola João Gonçalves Zarco e em pareceria tecnológica com a Ericsson farão acontecer o futuro. No fundo, é fazer desta escola um exemplo para o futuro da educação em Portugal, que começou em Matosinhos, a primeira cidade do país preparada para a 5º Geração de redes móveis, se prepara para chegar a todo o país.

 

Veja a reação dos alunos da escola João Gonçalves Zarco à visita virtual ao Pavilhão do Conhecimento em Lisboa:

 

O poder do 5G na educação

A pandemia mudou a maneira como pensávamos a escola, mas o 5G pode alterar o significado de escola para sempre. Mais do que modelos híbridos de aprendizagem, entre aulas presenciais e remotas, o 5G permite um sem número de possibilidades, em que apenas a imaginação na sua utilização é o limite.
Da realidade virtual à realidade aumentada, do ensino imersivo aos vídeos 3D, da gamificação à sensorização em escala, a escola do futuro vai respirar tecnologia.:wink:

 

O poder da rede da quinta geração pode mudar a forma como professores e alunos interagem entre si e também com os seus materiais de aprendizagem.
Visitar o interior de um átomo, fazer uma viagem ao sistema circulatório humano, caminhar pelo meio das pirâmides de Gizé ou participar em projetos de grupo à distância pode parecer tão natural quanto discutir ideias na mesma mesa de trabalho.
A resposta quase em tempo real, a baixa latência e a alta largura de banda do 5G abrem a educação ao mundo, tornando realidade aquilo que sempre pensámos como ficção científica.

 

As salas de aula do futuro:

  • Aprender com realidade virtual e realidade aumentada

    Com o 5G, os professores podem recorrer a novas formas de ensino, em todas as disciplinas. Com o recurso à realidade virtual e aumentada, as representações realistas e interativas abrem uma nova era nas escolas, a aprendizagem faz-se de uma maneira imediata e também mais ampla.
    Explorar o interior do planeta Terra em realidade virtual, por exemplo, e perceber assim como é composto, poupa muitas páginas de estudo nos manuais escolares e pode gerar uma apropriação e memorização superiores por parte dos alunos.

     

  • Ter professores em todo o mundo

    Esta é uma das razões por que se diz que as escolas se abrirão ao mundo com o 5G.
    Um professor nativo de inglês, por exemplo, pode dar aulas de inglês para uma plateia mundial de alunos em tempo real, sem quebras de rede e sem paragens.
    As ferramentas de tradução simultânea tornarão qualquer formador e qualquer conteúdo compreensíveis pelos alunos, não havendo barreiras para o que podem aprender.

     

  • Conhecer em tempo real

    O 5G traz consigo o potencial da Internet das Coisas (IoT) e os seus múltiplos dispositivos conectados que irão impactar o ensino e a aprendizagem. Por exemplo, os sensores inteligentes podem informar diariamente os alunos das condições climáticas, do estado da água ou do ar em diferentes locais do planeta, ao segundo. Ou, por exemplo, uma câmara de vídeo configurada pode mostrar na sala de aula a vivência de um animal no seu habitat natural e fornecer dados nunca vistos sobre o mesmo.

     

  • Democratizar o conhecimento e a inclusão digital

    Zonas rurais ou mais periféricas assistirão a um momento de viragem com maior acesso remoto ao ensino, mais conteúdos diversificados e muito maior interatividade. Basta uma ligação fiável à internet e equipamentos acessíveis a todos os alunos, para atenuar a exclusão e democratizar o conhecimento.

     

É numa sociedade cada vez mais móvel e digital que o 5G faz toda a diferença. Seja na cidade, na saúde, nas empresas ou na indústria, uma das mais importantes portas de entrada desta tecnologia é, sem dúvida, a educação.
Há que preparar professores e alunos de todo o país para esta realidade cada vez mais próxima, para que tirem partido de todas as potencialidades que o 5G pode trazer à escola e à sua vida. :blush:

 

Descubra também a primeira Praia 5G, o primeiro Hospital 5G, o primeiro estádio 5G e todas as potencialidades que a quinta geração oferece.

 

Conheça melhor a rede 5G na NOS, veja tudo o que precisa de saber sobre esta rede móvel aqui.
Quer saber mais sobre o 5G? Preparamos informação sobre os equipamentos 5G e as principais características e conceitos da rede móvel 5G.

Consulte também as perguntas mais frequentes e saiba tudo sobre o 5G.

 

Faça o que ninguém fez!


1 Comentário

Reputação 7
Crachá +5

primeira escola 5G do país está em Matosinhos e dá os primeiros passos para o futuro do ensino no país.:mortar_board::closed_book:  Saiba tudo neste artigo! :blush:

Descubra também a primeira Praia 5G, o primeiro Hospital 5Gprimeiro estádio 5G e todas as potencialidades que a quinta geração oferece.

Comentário