Header

UMA com qualidade de imagem inferior à IRIS!!!


Reputação 3
Crachá
Fiz o upgrade da IRIS para a UMA e fiquei extremamente decepcionado. A imagem dos canais HD passou a ficar esborratada, com uma clara falta de definição de pixeis, nada disto se passava com a Box 2.0 HD que vem com o pacote IRIS, com esta box eu tinha em casa uma qualidade de imagem notoriamente superior à actual. Eu me pergunto o porquê disto? Não faz sentido, porque supostamente o hardware da UMA é mais evoluído, não tenho qualquer explicação para a degradação da imagem. Alguém me pode explicar o que se passa?

15 Comentários

Qual o formato de imagem configurado no televisor/STB?
Reputação 3
Crachá
Qual o formato de imagem configurado no televisor/STB?

Na tv sempre 16:9. Por defeito a box UMA fica em AUTO, mas já percorri praticamente todas as variantes 4K e 1080p sem que note qualquer melhoria significativa na imagem.
No televisor, quando selecionada a entrada HDMI, qual a resoluçao de imagem assumida?
Em algumas marcas/modelos pode ser consultada ao premir a tecla "info".
Reputação 3
Crachá
O LG webOS não apresenta essa informação quando se selecciona a entrada hdmi, a tecla info nesse caso também está desactivada.
Reputação 7
Crachá +5
Bem-vindo ao Fórum NOS, @cjjs77.

O @C24XXXX201 deu boas ajudas. 🙂 Já conseguiu resolver a situação? Caso a dificuldade persista, sugerimos que nos ligue, para que possam ser feitos os despistes técnicos necessários e para que possa ser acompanhado por uma equipa especializada.
Reputação 1
A minha televisão não é 4k, é uma Philips com alguns anos mas com uma qualidade de imagem extraordinária e os canais HD ficavam com a IRIS com uma qualidade impressionante. Aceitei efectuar o upgrade para a UMA e muito sinceramente está a ser uma desilusão relativamente à definição e sobretudo à alteração da cor. A imagem parece estar a ser vista através de lentes fumadas (castanhas) e mesmo tentando efectuar correcções na cor e contraste da televisão não se consegue obter nada de semelhante ao anterior.
É curioso que sendo eu cliente há TV Cabo, hoje NOS, há muitos anos já tive diversos modelos de box instaladas e nunca me tinha sucedido nada deste género. vou tentar mais um dia ou dois mas muito provavelmente vou solicitar a reversão da situação.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS @jfalcd 🙂

Queremos ajuda-lo.
Mas como se trata de um assunto técnico específico da box, pedimos que ligue para a Linha de apoio para que sejam feitos despistes, pois pode ser uma situação que se resolva de imediato ou se necessário a deslocação de uma equipa técnica.
Reputação 1
Obrigado Mário. Para quem não tenha visto a imagem com a IRIS poderá dizer que está tudo bem, que as cores carregadas serão as características do televisor etc, etc. Eu é que noto uma diferença abissal e como de facto não tenho um aparelho 4k muito sinceramente não si se fará sentido esta perda de qualidade mantendo a UMA.
Reputação 1
Após a reposição dos valores de origem a situação melhorou substancialmente em termos de recorte e nitidez. Também foi alterado o parâmetro da imagem passando de auto para 1080 60 com alguma vantagem subsistindo unicamente relativamente à IRIS o problema da tonalidade que na UMA é mais amarelada notando-se particularmente nos tons rosa, azul e sobretudo no branco (paisagens com neve e similares).
Este tipo de situação verifica-se com televisores quando vemos a mesma imagem em aparelhos de marca diferente e é claramente uma situação derivada do processador gráfico de cada um deles.
Reputação 1
Continuando a experiência consegui resolver parcialmente o problema da cor/tonalidade modificando os valores de cor e contraste na TV.
No entanto, possivelmente devido ao sinal que recebo em casa ou à tal diferença de geração dos aparelhos (o que não me acredito) continuo a ter problemas com os canais SD. Por exemplo, estava a ver um debate na 5 notícias e progressivamente as caras dos intervenientes foram perdendo nitidez o que não sucedeu em canais HD. Nunca, até hoje, me tinha sucedido nada do género nem com a IRIS nem com a velhinha powerbox e por tudo isto, atendendo em que o meu Philips não é 4k e não estou a pensar trocá-lo vou solicitar a reversão da situação.
Reputação 1
Nestas coisas e porque ainda tenho mais uma semana para poder testar, efectuei mais uns ajustes e a situação está a melhorar um pouco. Penso que as perdas de nitidez estão relacionadas com a estabilidade do sinal uma vez que o ber está a 100%.
Reputação 1
Tal como disse anteriormente não gosto de desistir à primeira e apesar de já ter tentado regular a cor e o contraste da TV de todas as formas dentro dos parâmetros de perfil que sempre utilizei, resolvi reinicializar a TV, desligada da box, e redefinir perfis. Em seguida, voltei a efectuar a ligação através da UMA e o tom amarelo desapareceu. Explicação, nenhuma! Consultados os valores dentro de cada perfil as diferenças são mínimas e a única possibilidade que encontro poderá ser um problema de ajuste entre os chips ou eventual ruído no processador gráfico, mas em conclusão neste momento a tonalidade já se encontra muito próxima da IRIS e se a situação continuar estabilizada não vejo razão para deixar de utilizar a UMA. Um pouco fora deste tópico o som da UMA é mais real que o da IRIS e com bolby OFF em ambas.

A minha televisão não é 4k, é uma Philips com alguns anos mas com uma qualidade de imagem extraordinária e os canais HD ficavam com a IRIS com uma qualidade impressionante. Aceitei efectuar o upgrade para a UMA e muito sinceramente está a ser uma desilusão relativamente à definição e sobretudo à alteração da cor. A imagem parece estar a ser vista através de lentes fumadas (castanhas) e mesmo tentando efectuar correcções na cor e contraste da televisão não se consegue obter nada de semelhante ao anterior.
É curioso que sendo eu cliente há TV Cabo, hoje NOS, há muitos anos já tive diversos modelos de box instaladas e nunca me tinha sucedido nada deste género. vou tentar mais um dia ou dois mas muito provavelmente vou solicitar a reversão da situação.

Boa noite, comigo aconteceu o mesmo, recebi um contacto da NOS para alterar da iris para a UMA, com o discurso que teria uma qualidade melhor etc. fiz o upgrade a uma semana, Março de 2022 e estou profundamente desiludido. A imagem é muito pior , sinceramente no primeiro dia até achei que estaria com falta de vista tão pouco nítida que é a imagem. Agora não se percebe como uma empresa compromete a imagem da  sua marca impingindo um produto inferior, sinceramente estou tão chateado que estou a pensar seriamente mudar para a MEO. Tenho uma samsung Qled que faz upscale de imagem e com a Iris conseguia uma imagem  boa. De momento, sinto que tenho uma televisão SD. Simplesmente frustrante. 

Recebi um contacto da NOS para alterar da iris para a UMA, com o discurso que teria uma qualidade melhor etc. fiz o upgrade a uma semana, Março de 2022 e estou profundamente desiludido. A imagem é muito pior , sinceramente no primeiro dia até achei que estaria com falta de vista tão pouco nítida que é a imagem. Agora não se percebe como uma empresa compromete a imagem da  sua marca impingindo um produto inferior, sinceramente estou tão chateado que estou a pensar seriamente mudar para a MEO. Tenho uma samsung Qled que faz upscale de imagem e com a Iris conseguia uma imagem  boa. De momento, sinto que tenho uma televisão SD. Simplesmente frustrante. 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Nuno Barcelos
Vamos ajudar. 

Não temos conhecimento de que exista dificuldades na utilização da UMA. A experiência de imagem com a box UMA é uma evolução da box IRIS. 

Assim, para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum

Obrigado

Comentário