Skip to main content
Adquiri uma TV mais moderna do que possuía, como de esperar, e qual foi o meu espanto quando a liguei a box HD da minha operadora NOS. A box não funciona com a Tv. É agora? Pensei eu! Será avaria da box?

Telefonei para a assistência da NOS e relatei o problema. Disseram-me que já tinham sido abordador por outros clientes relativamente à questão, e que não havia nada a fazer. Ou alugava a box de gravação íris, ou ia para um serviço superior e mais caro (serviço UMA) ou que muda-se de operadora.

Assim se trata um cliente de quase 20 anos. A NOS está rica amigos. Se calhar está na hora de ajudar-mos outras empresas. Vou vos contar um segredo. Quando a “TV CABO” tava a crescer, eram mais simpáticos e prestáveis, é que por enquanto que precisavam dos clientes andavam atrás deles, agora é o cliente que tem que andar a traz. Como se tivéssemos no 3 mundo e não houvesse concorrência.

Palermas. Isto é motivo suficiente para acabar qualquer contrato com justa causa, com fidelização ou sem.
Bem-vindo ao Fórum NOS @António C,



Lamentamos o que nos conta. :(



Para o podermos ajudar, sugerimos que entre em contacto connosco, por favor.

Saiba como fazê-lo aqui.



Lamentamos não o conseguir ajudar por este meio, no entanto, é uma questão especifica do seu contrato, e, por isso, só conseguimos analisá-la se nos ligar.
Já vos liguei e a solução que me deram foi a que descrevi. Falei português. Vocês disseram com as letras todas, ou quer o que há ou procure outro operador.
Já vos liguei e a solução que me deram foi a que descrevi. Falei português. Vocês disseram com as letras todas, ou quer o que há ou procure outro operador.

Tem 3 opções viáveis.

1. Ligar o serviço por RF à TV (sem Box)

2. Alterar a Box e consequentemente o pacote.

3. Manter tudo como está.

Como deve imaginar essas boxes estão descontinuadas por terem nos dias de hoje limitações, uma vez que houve avanços significativos na tecnologia.

A Box IRIS irá satisfazer as suas necessidades, se for mais exigente tem a UMA.

É há pacotes com preços bem apelativos, talvez até a pagar menos do que aquilo que o senhor paga 🆒
faz queixa no portal da queixa e anacom desses m****
Desculpe, mas pra comentários desses mais vale tar calado.

Primeiro, se tenho várias boxes em casa é para poder usufruir de todos os serviços que pago em todas as tvs que tenho.

Em segundo lugar, ponham-me o serviço da UMA ao mesmo preço que pago da ÍRIS, com os canais telecine, a 34 euros, que eu mudo já amanhã.

E em terceiro a própria boxe principal ÍRIS passa a vida a “congelar” com o minha tv sansung 4k. Passo a vida a reiniciar a box.

E se o equipamento ficou descontinuado é problema da zon, o equipamento que temos em casa não é nosso, é alugado, propriedade da zon. Se eu alugar um carro e este avariar, só tenho que o entregar e pegar noutro, não o vou arranjar á minha custa.
Desculpe, mas pra comentários desses mais vale tar calado.

Primeiro, se tenho várias boxes em casa é para poder usufruir de todos os serviços que pago em todas as tvs que tenho.

Em segundo lugar, ponham-me o serviço da UMA ao mesmo preço que pago da ÍRIS, com os canais telecine, a 34 euros, que eu mudo já amanhã.

E em terceiro a própria boxe principal ÍRIS passa a vida a “congelar” com o minha tv sansung 4k. Passo a vida a reiniciar a box.

E se o equipamento ficou descontinuado é problema da zon, o equipamento que temos em casa não é nosso, é alugado, propriedade da zon. Se eu alugar um carro e este avariar, só tenho que o entregar e pegar noutro, não o vou arranjar á minha custa.
Meu caro, eu sou um cliente tal como o senhor, que respeitosamente tentei ajuda lo dando lhe opções viáveis e possíveis, pois não sabe se não arranja esse preço com um serviço melhor, porque não está minimamente interessado sequer em resolver o seu problema mas sim provocar um problema.

Eu não trabalho para a NOS, vim apenas na expectativa de o ajudar a solucionar o seu problema. No entanto achou que podia me mandar calar, pois mostrou o seu nível, sendo assim, passe bem.
Desculpe, mas pra comentários desses mais vale tar calado.

Primeiro, se tenho várias boxes em casa é para poder usufruir de todos os serviços que pago em todas as tvs que tenho.

Em segundo lugar, ponham-me o serviço da UMA ao mesmo preço que pago da ÍRIS, com os canais telecine, a 34 euros, que eu mudo já amanhã.

E em terceiro a própria boxe principal ÍRIS passa a vida a “congelar” com o minha tv sansung 4k. Passo a vida a reiniciar a box.

E se o equipamento ficou descontinuado é problema da zon, o equipamento que temos em casa não é nosso, é alugado, propriedade da zon. Se eu alugar um carro e este avariar, só tenho que o entregar e pegar noutro, não o vou arranjar á minha custa.


Não caia na desgraça de mudar para a UMA, nunca vi BOX pior, tem qualidade pior que a MEO IPTV de à imensos anos a traz.



A box leva quase 1 minuto a ligar (parece que estou a ligar um tablet android ou algo assim, até não me admirava que estejam a usar uma versão de android como software pelo arranque super lento que tem...), os leds devia estar roxo em standby mas para a maioria tal como a minha está sempre a mudar de roxo constante para azul a piscar e ligada igual o led azul irritante sempre a piscar.



Canais 4K não tem nada que preste e usando 4K a imagem fica sem detalhe nenhum, fica mais desfocada, até estou a usar 720P o que é ridículo, a minha samsung 4K antiga baratinha tem um upscaler melhor que a própria Box.



Ridiculo é que o youtube por exemplo é um serviço grátis com imensos videos e a maioria dos videos 4K lá no serviço grátis do youtube mesmo com a compressão deles tem uma qualidade de imagem muito superior e até diria impecável em relação ao que a NOS chama de 4K na box UMA que é mais vaselina sem detalhe do que aquele tipo de 4K com alta definição e linhas que parecem feitas com um X-acto...
É o que me propõe. Já não é a primeira vez que me falam dessas box.

Há conclusão que não vou pra melhor, se migrar pra UMA, já lá cheguei.

Tenhem me falado bem da Vodafone, mesmo a nível de telemóvel dizem que é o melhorzinho.
De vodafone não sei nada visto que sou da ilha da Madeira e aqui haver vodafone até havia tipo ADSL mas tinha que ser na mesma pela linha da altice\PT daí que se optava então por sapo e depois MEO...



Agora em telemóveis por acaso o meu pai antes nos anos 90 era da Telecel (antes de mudarem o nome para vodafone), eu desde fins de anos 90 até termos metido MEO uns bons anos a traz sempre fui vodafone e ainda mantenho o ultimo número da vodafone...



A TMN ainda tem uma ligeira vantagem sobre a vodafone em geral já que é o operador em PT com mais antenas, mas a diferença hoje em dia é muito pouca, cá na minha zona vodafone e TMN têm o mesmo sinal até porque usam as mesmas antenas já a NOS só usa uma antena lá para cima para a montanha e fica sem sinal em tanto lado enquanto MEO\TMN e vodafone usam 2 cá na zona, usam uma na montanha e outra muito mais perto a para aí 1 KM e pouco da minha casa (em linha recta)...



A NOS é a que investe menos em Portugal e ilhas e pelo throttling de net em vários serviços algo me diz que não é só em antenas mas como infraestruturas com bons servers e etc...



Além de que me fartei de ligar para o apoio técnico e nunca tem técnicos qualificados é preciso ficar uma semana a ligar até que aleluia ligue alguém para nós que perceba do assunto... Pior mesmo seria levar o carro a um mecânico que nade sabe de mecânica :8



Em software a NOS também não sei que engenheiros contratou, com a box Uma que leva quase 1 minuto a arrancar, mt má qualidade de imagem com um upscaler super ranhoso, nem ordenação customizável dos canais tem, quase nada de funcionalidades e os leds mal programados sempre a passar de roxo para azul pisca-pisca 😠... É tramado quando nem os engenheiros sabem programar os leds que é das coisas mais básicas até no curso de engenharia de informática por exemplo...
De vodafone não sei nada visto que sou da ilha da Madeira e aqui haver vodafone até havia tipo ADSL mas tinha que ser na mesma pela linha da altice\PT daí que se optava então por sapo e depois MEO...



Agora em telemóveis por acaso o meu pai antes nos anos 90 era da Telecel (antes de mudarem o nome para vodafone), eu desde fins de anos 90 até termos metido MEO uns bons anos a traz sempre fui vodafone e ainda mantenho o ultimo número da vodafone...



A TMN ainda tem uma ligeira vantagem sobre a vodafone em geral já que é o operador em PT com mais antenas, mas a diferença hoje em dia é muito pouca, cá na minha zona vodafone e TMN têm o mesmo sinal até porque usam as mesmas antenas já a NOS só usa uma antena lá para cima para a montanha e fica sem sinal em tanto lado enquanto MEO\TMN e vodafone usam 2 cá na zona, usam uma na montanha e outra muito mais perto a para aí 1 KM e pouco da minha casa (em linha recta)...



A NOS é a que investe menos em Portugal e ilhas e pelo throttling de net em vários serviços algo me diz que não é só em antenas mas como infraestruturas com bons servers e etc...



Além de que me fartei de ligar para o apoio técnico e nunca tem técnicos qualificados é preciso ficar uma semana a ligar até que aleluia ligue alguém para nós que perceba do assunto... Pior mesmo seria levar o carro a um mecânico que nade sabe de mecânica :8



Em software a NOS também não sei que engenheiros contratou, com a box Uma que leva quase 1 minuto a arrancar, mt má qualidade de imagem com um upscaler super ranhoso, nem ordenação customizável dos canais tem, quase nada de funcionalidades e os leds mal programados sempre a passar de roxo para azul pisca-pisca 😠... É tramado quando nem os engenheiros sabem programar os leds que é das coisas mais básicas até no curso de engenharia de informática por exemplo...
Ao trabalho que se dá, vir mandar testamento só para ser do contra :D

É de louvar.
Se ainda estivesse a dizer alguma mentira...



Para o número de antenas pesquisem no google, há uma diferença enorme no investimento em Portugal e ilhas sendo MEO > Vodafone > NOS. Meo e vodafone tão perto, mas a NOS muito inferior.



Throttling o que não falta é posts cá no forum e quem percebe testa e vê logo, só não fazem throttling em tudo o que seja pelo browser especialmente porta 80 é spr acima de 200mbps, já para outros serviços legais há imenso throttling se usarem um VPN que a NOS não faça throttling vêm logo a diferença depois de ir tudo encriptado e a NOS não saber que serviço estão a usar, acaba-se o throttling fica sempre a net ao máximo desde que usem um bom.



O ping também muitos dias aqui tá pior que a constante da meo ADSL que tinha que passo o ano todo a fazer speed tests várias vezes ao dia até em alguns dias e a média é 21ms sempre para o server MEO Lisbon, nesta fibra o melhor que chega é 17 ms quando noutro momento pode dar 26ms sempre sem ninguém nem nada a usar net cá em casa...



Na de um amigo no funchal com meo 100mbps a média é spr 16ms com muito pouca variação também para o mesmo server, para ter 26ms é uma raridade (tem que tar alguém a usar a net a gastar uma boa bandwidth ou de resto só mesmo quando fazem throttling geral como em alguns jogos de futebol ou dia de natal ou isso, muito raro mesmo).



Quanto à box Uma tem vários posts cá no forum de gente que tal como eu testa TV's, imagem e etc e chegaram à mesma conclusão que a imagem de saída é uma porcaria.



Os leds irritantes pisca-pisca também está reportado cá no forum por várias pessoas.



O arranque lento até mesmo quem não percebe nada dos serviços reclama, pelo menos cá chegou a Fibra Nos recentemente e certas pessoas pelo facebook já estavam a postar a imagem de arranque da UMA e a falar mal e vindo de pessoas que nem percebem nada de imagem, net, PC's, hardware, software e etc...



Já testei imensas TV's e só num ano tive 3 TV's 4K e troquei-as todas e voltei sempre a ficar com a minha antiga samsung 4K (apesar de não ter HDR, poucas cores, ter input lag alto, ao menos as cores, contraste e nível de preto são impecáveis e sem manchas embora tem um pedaço de color banding)... LG 4K os modelos cá em PT andam com problema nas cores muito má calibradas e o problema é que para gaming não há maneira de calibrar só para TV e a maioria são IPS de má contraste e nível de preto muito ranhoso (e mesmo sendo IPS que deviam ter melhor cor, tão extremamente mal calibradas em quase todos os modelos por vários anos, já reportei à LG Portugal mas só dizem obrigado é assim que melhoramos a qualidade e blahblahblah mas nunca resolveram LOL).



Tive uma Sony 4K android de ~1100€ e tinha o pior preto num LCD que alguma vez vi até parecia colorido meio para o roxo e demasiado esbranquiçado e a TCL 4K que tive apesar de ser a melhor em qualidade de imagem e input lag super baixo e um HDR entry level razoavel e a que tem mais brilho para o preço (~700€), tinha o LCD muito manchado especialmente para jogos de terror e para TV as opções de motion eram uma porcaria e o upscaler também foi o pior de todas as que tive (Muito inferior e nada a ver com as versões TCL dos modelos USA mais baratos com direct led backlight incluindo um razoável local dimming, muito melhor HDR, muito mais brilho e ainda mais baratas que as versões de cá Europeias). Na Europa o marketing da TCL é tudo fake, dizem por exemplo 192 zonas de dimming de leds quando a TV é edge lit e nem local dimming tem lol é apenas a opção contraste dinâmico que chamam de ter 192 ou mais zonas de dimming que é fake.



Já testei também extensivamente modelos Qled samsung e as equivalentes da LG (super UHD) e até andei pelo service menu de algumas com autorização, a minha TV tb calibrei pelo service menu e modifiquei algumas coisas...



Portanto sei muito bem de qualidade de imagem...



ps: Até posso ir mais longe e dizer para quem quer uma TV com boa qualidade de imagem para quem pode pagar o preço é a Samsung Q6 55 de 2018 (é um pedaço melhor que o modelo de 2019), às vezes fica à volta de 1000€ ou menos em promoções, não há concorrência na qualidade de imagem no mercado de cá para preço qualidade...

Comentário