Header
Pergunta

Problemas com a Emissão do Canal PFC - Posição 173na Box


Boa tarde,

 

Há cerca de mês e meio (talvez um pouco mais, visto que antes do final de 2021 já havia começado a ocorrer) tenho verificado constantes interrupções na emissão do Canal PFC. (Canal Brasileiro, parte dos chamados Canais da Globosat)

Constantemente a imagem vai a negro com letras azuis sobreimpostas a indicar low signal, que é o ocorre quando há problemas com o envio ou a recepção de um “feed”. 

Esta situação, portanto é comum a todos os Operadores (MEO, NOS, Vodafone, etc) e ou advém da origem (no Brasil, durante o envio do sinal para Portugal) ou da recepção, onde os sinais são posteriormente distribuídos pelas diversars Operadoras.

Logicamente, não há despistes que possam ser feitos, quer por um técnico na residência do cliente, quer pelo cliente.

 

Tentei hoje (04/03/2022) contactar a linha de apoio para que esta anomalia fosse reportada, para que possivelmente, fossem informados os responsáveis pelas infraestruturas dos serviços. A minha tentativa foi em vão, porque do apoio técnico, não quiseram “sair” das “amarras” dos procedimentos, que não resolvem situações fora do “comum universo das avarias” com as quais estes lidam, não sendo portanto pro-activa e inclusive resistiu a colocar-me em contacto com a supervisão... Trabalhei em Apoio Técnico por 3 anos e portanto estou perfeitamente ciente da aversão dos Supervisores a falar com clientes, mesmo que os clientes em questão não pretendam “agredir” o comunicador que os atendeu ou o respectivo supervisor. 

 

Este problema com o canal mencionado (PFC) faz com que visualizar o canal através dos inúmeros sites de Streaming de canais, por pior que seja a largura de banda do Stream, seja mais simples do que tentar vizualizar o canal por meios legais, através da STB. O mais grave é que este canal é supostamente um canal “premium”, com um custo adicional de 10 Euros. Por mais 10 euros, todos os meses é preferível tentar subscrever o serviço de Streaming da TV Globo, onde é possível aceder a alguns dos programas do canal, que pertence ao Grupo Globo. 

Provavelmente isto irá cair em “ouvidos mocos” e não ir a rigorosamente lado nenhum, mas enfim. Achei que deveria reportá-lo.

 

Infelizmente não consegui encontrar forma de contactar a Globosat, porque caso estes não saibam (o que é estranho, a menos que não tenham pessoas a vigiar a Continuidade dos próprios canais), convém saberem para tentarem localizar a origem do problema com o sinal.

 

Cumprimentos,

 

Felipe Lopes


6 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Eu tinha ideia que sim, que havia um problema geral do canal, mas supostamente já estaria resolvido. Ainda nota o problema?

Na altura em que estava a escrever a mensagem original, o programa ao vivo “Redação Sportv” havia entrado no último bloco e não notei interrupções, mas nos blocos anteriores (inclusive durante a conversa que tive via telefone com a linha de Apoio) os cortes de sinal foram constantes como tem sido a norma, desde cerca do fim do ano passado.

Após publicar a mensagem ontem, acabei por cancelar a subscrição do canal, porque esteve impraticável nos últimos tempos. Neste momento, não sei se terão ou não resolvido a situação, o que é pena porque é um dos canais que mais vejo

Enquanto o canal permanece activo (ainda não reiniciei a STB) posso confirmar que o canal continua na mesma. Neste momento estão a transmitir um Torneio de Volley de praia e as interrupções têm sido constantes. Curiosamente, na partida anterior (pelo menos pelo que reparei no último set) não notei cortes, mas agora tem estado como de costume, com interrupções frequentes.

 

Não sei se o problema será cá à chegada (É no Monsanto que recebem os sinais? agora fiquei na dúvida), se é do envio no Brasil, ou ambos. O facto é que isto tem que ser verificado: Ou comunicam a quem fornece o feed para corrigir ou então têm de deixar de cobrar 10 € por um canal, que embora por muitas vezes tivesse má qualidade de imagem (por ser “Standard” - 576p? - e depois levar um “blow up” para 1080) não costumava ter cortes (pelo menos nada que fosse momentâneo e bastante esporádico) desta natureza.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Felipe Lopes

A situação que nos reporta já se encontra em análise pelo canal. Lamentamos pelo transtorno. 

Obrigado

Obrigado pelo feedback.

Espero que consigam resolver os problemas com o Feed do canal. É em alturas como estas em que seria extremamente útil, poder subscrever certos canais directamente aos provedores nos respectivos países… Por mais limitada e problemática que seja a Televisão via Stream, é ligeiramente melhor do que quando ocorrem problemas com os Feeds, uma vez que com Streaming, geralmente os problemas ou são causados devido a restrições de largura de Banda (em qualquer dos pontos) ou instabilidade na ligação à internet. Pelo menos com os Streams, na maior parte dos casos, não se perdem partes da emissão (já que geralmente são retomados de onde pararam, salvo raras excepções). Com Feeds, quando há interrupção, já não se volta a ver o foi cortado. Isto faz com que entrevistas ou situações semelhantes sejam impossíveis de ver. 

Reputação 7
Crachá +4

Obrigado pelo feedback.

Espero que consigam resolver os problemas com o Feed do canal. É em alturas como estas em que seria extremamente útil, poder subscrever certos canais directamente aos provedores nos respectivos países… Por mais limitada e problemática que seja a Televisão via Stream, é ligeiramente melhor do que quando ocorrem problemas com os Feeds, uma vez que com Streaming, geralmente os problemas ou são causados devido a restrições de largura de Banda (em qualquer dos pontos) ou instabilidade na ligação à internet. Pelo menos com os Streams, na maior parte dos casos, não se perdem partes da emissão (já que geralmente são retomados de onde pararam, salvo raras excepções). Com Feeds, quando há interrupção, já não se volta a ver o foi cortado. Isto faz com que entrevistas ou situações semelhantes sejam impossíveis de ver. 

Tem uma alternativa, a plataforma da globo, a globoplay que é bem mais barata e tem muito mais conteúdos, incluindo esse e outros canais em HD.

Esse canal tem os dias contados nas plataformas lineares, por isso não espere grandes melhorias.

Não é por acaso que acabaram com a globo now há mais de 1 ano...

Comentário