Header
Pergunta

HDMI


Olá! Comprei à pouco tempo uma televisão nova, para a qual descobri ser precisa uma box ultra HD. Os técnicos deslocaram se a minha casa, instalaram a box e ficou tudo em condições. O que acontece é que sempre que desligo e ligo a televisão, a fonte fica desconfigurada e tenho que procurar no menu o ícone hdmi para restabelecer a ligação. Se vivesse sozinha, não havia nenhum problema, só que vivo com os meus avós, que já têm uma certa idade, e não compreendem os passos a dar para resolver a ''falta de imagem''. Já tentei alterar as definições da televisão, mas mesmo assim sempre que a desligo, fica desconfigurada. Se alguém me pudesse ajudar, eu agradecia!!

7 Comentários

Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS @SofiaacVieira ☺️,

De momento tem apenas a Box ligada à sua televisão, através de entrada HDMI?

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigada.
Olá Ana! Obrigada pela ajuda! Neste momento tenho um cabo HDMI que liga a box à televisão, uma pequena peça ligada na entrada da antena e um cabo que liga o

router da internet à televisão.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @SofiaacVieira,

Sugerimos que tente fazer a ligação do cabo de HDMI na entrada HDMI2. Depois disso, clique na opção "Source\AV\Input" do seu comando para colocar a fonte de entrada da sua televisão em HDMI2.
Teste novamente e verifique se a configuração se altera, por favor.

Aguardamos o seu feedback. ☺️

Obrigada.
Olá Ana, assim que desligo e ligo o cabo da televisão aparece-me a mensagem que enviei por anexo, sem ter sequer a opção de seleção que recomendou.

Reputação 7
Crachá +6
Olá @SofiaacVieira ,

Agradecemos os despistes realizados ☺️.
Pedimos que volte a fazer a ligação do cabo na entrada HDMI1 e selecione a fonte de entrada HDMI1 na opção "Source\AV\Input" do seu comando. Depois disso, pedimos que volte às configurações/definições da sua televisão e indique-nos se a fonte de entrada se mantém no HDMI1 ou aparece alguma outra opção, por favor.

Aguardamos o seu feedback ☺️.

Obrigada.
Olá Ana, assim que altero a fonte para a entrada de HDMI 1, esta também se altera nas configurações. No entanto assim que ligo a televisão esta procura o ''suposto'' dispositivo, sem sucesso. Como não consegue detetar automaticamente, pede-me para configurar manualmente. O que acontece sempre que desligo e ligo a televisão.
Reputação 3
Olá e boa noite.
Tenho uma Samsung Q6F e reconheço o problema. Este é culpa dos dois dispositivos, pelo lado da NOS é incompreensível que em 2019 uma box UHD não possua a norma HDMI-CEC impossibilitando deste modo a configuração automática da TV. Pelo outro lado a forma como a Samsung gere as entradas HDMI especialmente se o HDMI-CEC estiver activado não torna nada fácil a configuração dos dispositivos não compatíveis com esta mesma norma. Assim sendo e tendo em conta a foto como exemplo vamos seguir os seguintes passos para uma Samsung com HDMI-CEC activada.
Na TV:
  1. Settings/General/External Device Manager/Anynet + deverá estar activado
  2. Source/Universal Remote/New Device/Cable-Satellite/TV directly/NOS/HDMI 1/carregar em Channel up ou Channel Down, em seguida na mensagem "Did the channel change?" escolher Yes mesmo que nada tenha acontecido/Done.
  3. Deverá aparecer um novo ícone NOS que poderá colocar no menu de atalho da TV.
Após a conclusão destes passos a TV já não deverá lançar mais esse menu de configuração.

Espero ter ajudado.

Comentário