Boa tarde a todos,
O lançamento do novo comando para a box IRIS reforça a presença de equipamentos de qualidade superior em casa dos nossos clientes, proporcionando uma melhor experiência de ver televisão.
O novo comando NOS IRIS de qualidade superior, permite o acesso direto às principais funcionalidades.
Obrigado,
Boa tarde a todos
Tenho uma Box UMA Light (Iris) como box secundaria ,á primeira oportunidade vou trocar para o novo comando, assim a experiência de utilização entre as duas Boxes Uma e Iris fica “mais semelhante”.Só espero que as teclas sejam silenciosas.
Abraço
A mim vai dar jeito pra UMAV1 que o meu comando já está todo partido.
e emparelhar o comando com a TV? dá?
Aqui vai o meu feedback do novo comando Iris.
É bastante intuitivo e mais confortável que o anterior.
Vantagens:
- Comando silencioso. A primeira versão do comando IRIS (entretanto melhorada uns anos depois) tinha teclas muito ruidosas. Este é precisamente o oposto.
- Mantém a possibilidade de controlar a TV. É só clicar na tecla TV e OK durante dois segundos, marcar 991 e clicar OK quando a TV desligar, tal como no comando anterior.
- Conforto
- Para quem não perceba como funciona o sistema Iris, é útil as teclas direcionais de pausa, forward e rewind. Fica mais straightforward para os clientes aprenderem a usar o sistema.
- Tecla de Pesquisa é um fantástico acrescento.
Desvantagens:
- LED vermelho que pisca quando se usa os botões
- Antigamente ao controlar a TV, era possível alternar entre a entrada AV da TV no botão de asterisco. Este comando não o permite fazer.
- Falta manuais de instruções do comando na secção de Ajuda do site (e da box e dos routers também; antigamente estava lá tudo).
Gostei bastante do comando, é claramente uma melhoria.
Aqui vai o meu feedback do novo comando Iris.
É bastante intuitivo e mais confortável que o anterior.
Vantagens:
- Comando silencioso. A primeira versão do comando IRIS (entretanto melhorada uns anos depois) tinha teclas muito ruidosas. Este é precisamente o oposto.
- Mantém a possibilidade de controlar a TV. É só clicar na tecla TV e OK durante dois segundos, marcar 991 e clicar OK quando a TV desligar, tal como no comando anterior.
- Conforto
- Para quem não perceba como funciona o sistema Iris, é útil as teclas direcionais de pausa, forward e rewind. Fica mais straightforward para os clientes aprenderem a usar o sistema.
- Tecla de Pesquisa é um fantástico acrescento.
Desvantagens:
- LED vermelho que pisca quando se usa os botões
- Antigamente ao controlar a TV, era possível alternar entre a entrada AV da TV no botão de asterisco. Este comando não o permite fazer.
- Falta manuais de instruções do comando na secção de Ajuda do site (e da box e dos routers também; antigamente estava lá tudo).
Gostei bastante do comando, é claramente uma melhoria.
Boa tarde @CP001eu nunca utilizei o sistema de desligar a TV no comando da Box, mas agora, ao ler a sua mensagem, fui experimentar seguindo as suas diretrizes e não sortiu efeito, vamos ver, com a TV ligada em qualquer canal carrego em TV e não acontece nada, ao carregar OK durante 2 segundos a imagem desaparece asim como o som e fica parada nas setas, se fizer OK regressa à imagem onde estava ao marcar 991 entra na ativação NOS que depois desaparece fica no canal inicial mas parado.
Consegue atingir onde está o erro ? Obrigado.
Boa tarde @CP001eu nunca utilizei o sistema de desligar a TV no comando da Box, mas agora, ao ler a sua mensagem, fui experimentar seguindo as suas diretrizes e não sortiu efeito, vamos ver, com a TV ligada em qualquer canal carrego em TV e não acontece nada, ao carregar OK durante 2 segundos a imagem desaparece asim como o som e fica parada nas setas, se fizer OK regressa à imagem onde estava ao marcar 991 entra na ativação NOS que depois desaparece fica no canal inicial mas parado.
Consegue atingir onde está o erro ? Obrigado.
O erro não é seu @Jose Rodrigues. É inteiramente da NOS. Está em falta um manual de instruções no site.
A box Iris pode ser controlada por três comandos.
Este https://dicas-sugestoes.blogspot.com/2011/05/como-configurar-o-comando-zon-box-hd.html
Comando 1.0
Este https://dicas-sugestoes.blogspot.com/2014/05/controlar-tv-com-o-comando-da-zon-iris.html
Comando 2.0
E o novo, comando Iris 2024, que tenho em casa.
Nos links explica como pode configurar o comando para poder controlar a TV. A configuração do comando Iris 2024 é igual à do comando 2.0.
A partir daí o comando 2.0 e o comando Iris têm a mesma maneira de operação. Quando clica na tecla “TV” o comando passa a comportar-se durante 15 segundos como comando que controla a TV e assim consegue desligar e ligar a TV com esse comando. Tem estas funcionalidades, assim de cor:
Comando Iris 2024
Desliga e liga TV
Controlar o volume da TV e Mute
Tempo de operação: 15 segundos após clicar na tecla TV ou até usar um botão que não seja Power on, Mute, V+, V-
Comando 2.0 (lançado em 2011)
Desliga e liga TV
Controlar os botões numéricos da TV
Controlar o botão de entrada AV/HDMI da TV
Tempo de operação: 15 segundos após clicar na tecla TV ou até tornar a carregar na tecla TV do comando
Comando 1.0 (lançado em 2008)
Desliga e liga TV
Controlar os botões numéricos da TV
Controlar o botão de entrada AV/HDMI da TV
Controlar botão de teletexto, EPG digital da TV, setas direcionais para menu da TV, comando universal no fundo
Tempo de operação: Após clicar na tecla TV e até tornar a clicar no botão BOX do comando
No que respeita a controlar a TV, o comando Iris 2024, apesar de não ter CEC, no fundo tem as mesma funções que o comando da UMA V2 (possível configurar para ligar e desligar a TV e também tem opção para controlar o volume da TV o comando da UMA V2). Comando UMA V2 funciona por CEC e o comando Iris funciona por infravermelhos.
Tem uma diferença, contudo. Este novo comando Iris acaba por ser o único comando que a NOS/ZON lançou até hoje que não permite alterar a TV para a fonte HDMI da box, daí que eu aponte isso como uma desvantagem.
Boa tarde, @CP001
Muito obrigado pela sua partilha e feedback. De certo que o mesmo ajudará outros membros que queiram melhor compreender o funcionamento do novo comando.
Obrigado,