Destaque

Os 5 princípios da Cibersegurança

  • 28 October 2022
  • 1 comentário
  • 70 visualizações

Reputação 7
Crachá +4
  • Gestor da comunidade
  • 13022 comentários

A Cibersegurança é um assunto da atualidade e ganhou um peso maior nos últimos tempos. A digitalização da sociedade, com o aumento recente do trabalho remoto ou do comércio online, provocou um aumento do número ciberataques em todo o mundo.

 

Principais tipos de ciberataques

Normalmente o dinheiro é o grande motivador dos hackers. Quanto valem para si as fotos das suas férias, do seu casamento e do nascimento dos seus filhos? Ou os documentos dos trabalhos de casa ou da faculdade que têm de ser enviados? E as suas contas bancárias?

 

Apesar dos hackers procurarem de forma continua novas formas de roubar informações, identificamos aqui os principais meios de ciberataques:

  1. Malware - Um vírus ou programas maliciosos que são inseridos nos seus dispositivos, como PCs ou smartphones, sem o seu conhecimento, que afetam o seu uso ou dão acesso ao hacker. Isto pode acontecer ao selecionar um link partilhado num email ou SMS suspeito, ou acedendo a sites maliciosos.
  2. Ransomware – Um tipo de Malware que, ao infetar um sistema informático, impede que as vítimas acedam, de forma parcial ou total, aos dados que nele estão armazenados. As vítimas são depois pressionadas a pagarem um resgate para desbloquear os dispositivos ou informação afetada.
  3. Phishing - Envio de emails ou SMS com anexos ou endereços falsos para roubar todo o tipo de dados. Os utilizadores ao clicarem no link, são enviados para a imitação de um website fidedigno, como o do seu banco. A partir daqui, é-lhes pedido que iniciem sessão com as suas credenciais de nome de utilizador e palavra-passe e assim “morderam o isco”. Desta forma o hacker ganha posse das suas credenciais que mais tarde poderão ser utilizadas para se fazer passar por si, ou vendidas na internet a terceiros.
  4. Engenharia Social - Levar um utilizador a dar códigos ou informação específica sensível por achar que está numa página de internet ou aplicação legítima. Por vezes, o hacker faz-se passar por alguém ou alguma entidade da sua confiança, mais tarde solicitando dados confidenciais.
  5. Ataques de força bruta - Neste tipo de ciberataque relacionado com criptografia, os hackers recorrem a múltiplas técnicas para tentarem “adivinhar” credenciais de acesso, passwords, ou chaves de encriptação. O ataque ganha este nome devido às tentativas de entrada forçada em sistemas ou redes.

 

Como se proteger de ciberataques

 

Agora que conhece alguns dos principais ataques realizados online, partilhamos consigo algumas dicas para se manter seguro.

 

  1. Instale software AntiVirus nos seus equipamentos, estes vão fazer, de forma regular, análises aos seus equipamentos garantindo que não existe qualquer tipo de Malware instalado.
  2. Não selecione hiperligações ou links em e-mails ou SMS de fontes desconhecidas ou suspeitas.
  3. Apenas aceda a sites ou Apps de importância, como o seu banco, através de redes privadas, como a de sua casa ou através de dados móveis.
  4. Apenas partilhe os seus dados com pessoas ou instituições de confiança.
  5. Reforce as suas passwords. Evite utilizar passwords simples, como o seu nome ou data de nascimento, estas podem ser facilmente descobertas através de engenharia social ou ataques de força bruta.

Consulte ainda o nosso artigo para mais informações sobre este tema:

 

É importante conhecer e aprender a proteger-se a si e à sua família enquanto navegam.

Conheça aqui como o Wi-Fi Total da NOS e a App HomePass, através da proteção online, proteção smarthome IoT e bloqueio de anúncios o ajudam a proteger a sua net para poderem navegar com maior tranquilidade.

 

Já se começou a proteger e à sua família?
Partilhe connosco qual a sua experiência e quais são os seus truques 😊


1 Comentário

Reputação 7
Crachá +4

A Cibersegurança é um assunto da atualidade e ganhou um peso maior nos últimos tempos. A digitalização da sociedade, com o aumento recente do trabalho remoto ou do comércio online, provocou um aumento do número ciberataques em todo o mundo.

Conheça os os 5 princípios da Cibersegurança neste artigo. 😉

 

Comentário