Skip to main content

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Olá @César Lima

Lamentamos a demora. 

Pretende ter um cartão SIM mais um eSIM com o mesmo número, é isso?

Obrigada 


Suporte para Google pixel 5 ?


Boa tarde, fala em relação ao equipamento?


Boa tarde, fala em relação ao equipamento?

Boa tarde, realmente não desenvolvi a pergunta suficientemente: comprei um pixel 5 (que permite o uso de esim) e quero saber se é suportado pela Nos para pedir um esim.(sou cliente Nos)


Olá @CCF,

O eSIM está disponível para todos os clientes NOS que tenham um equipamento que suporte essa tecnologia.

Pode pedir o cartão gratuitamente, aqui.

Obrigada


Olá @CCF,

O eSIM está disponível para todos os clientes NOS que tenham um equipamento que suporte essa tecnologia.

Pode pedir o cartão gratuitamente, aqui.

Obrigada

Agradeço a informação, posso pedir cartão gratuito na pagina, ,mas quero manter o nº atual, tenho de ir á loja ou o tal cartão gratuito permite fazer essa ativação para o meu numero ?


@CCF,

Como pretende pedir uma 2ª via de cartão SIM, pode fazer a troca por eSIM, no entanto, tem um custo de 7,5 €.

E neste caso, o pedido de 2ª via de cartão é feito numa loja NOS.

Obrigada


Boa tarde,

Quero pedir um eSim para um número que já existe associado a uma conta empresarial.

Como faço?

 


Olá @ASJP,

O pedido e ativação terão que ser feitos numa loja NOS.


Boa tarde @ASJP,

Agradecemos a sua questão. 

O @Diogo S. prestou uma boa ajuda à sua questão.

Caso surja alguma duvida, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado
 


Bom dia, pedi um cartão esim que recebi hoje só que esse cartão digital tem um número associado e eu queria manter o meu número do sim fisico, como tenho de fazer?


 

I didn't find the English section so I'm writing here, but to the point.

I ordered an e-sim, the shipment arrived, now games I'm abroad I scanned the QR to add a mobile plan, entered the PIN and the plan was successfully activated. Now, when I am abroad I started searching the forum and I get the information that I received the card without any number assigned. What's the sense of that? Do I have to come to the store in person to add this number? If so, what's the sense of sending it home?


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @VFreitas, vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente, onde detalhe a situação.

@Michal Trojaczek, are you able to make communications and access the internet with the e-sim? 

Thank you


Boa tarde

Solicitei um eSim NOS, para substituição do meu SIM NOS atual.

Pretendia a portabilidade do SIM atual mas aparece-me a mensagem “Campo inválido” ao tentar prosseguir com o envio dos dados.

Gostava de saber como solucionar esta situação.

Obrigado


Olá @Luis Miguel Lopes

Já lhe respondemos, aqui

Obrigada 


Boa noite!

Adquiri um smartwatch com. LTE. gostaria de saber qual é o custo do servico e Sim ? 


Boa tarde. É possível ter um cartão SIM e um eSIM com o mesmo número? 


Olá @AnaCosta6 e @Jpedrorocha,

Sugerimos o Smart Number, para que possa utilizar o mesmo número em dois equipamentos diferentes.

Consulte mais informações, aqui: 

Obrigada


Boa noite,

tenho uma questão que é a seguinte: disseram-me na NOS após telefonema, que se tiver esim associado ao iPhone poderia usar o mesmo sem custos no apple watch ativando e desativando o serviço num e noutro, mas verifiquei aqui que ao fim de 6 meses teria um custo associado, qual está  correto? A mensalidade já é paga e não seria outro número seria usar o mesmo alternado entre equipamentos.

obrigado


Olá, desculpe, não consegui perceber bem a situação. Refere-se ao eSIM ou ao smart number? 


Bom dia

 

Agradeço o envio de um email de contato para apresentar uma reclamação relativa à ativação de um serviço eSIM.

 

Obrigado.


@oTonyStark olá refiro-me ao esim para ser usado alternativamente no iphone e no Apple Watch.


Boa tarde.

Venho por este meio questionar o fórum, utilizadores ou moderadores se será possível utilizar o cartão eSIM da NOS em Smartphones Google Pixel que não o Pixel 3?

Estou a pensar adquirir o Google Pixel 6 e como tenho dois cartões no atual smartphone teria que utilizar um  no formato eSIM e outro no formato físico.  Porém apenas a NOS (no mercado dos três grandes operadores) coloca nos equipamentos compatíveis um Google Pixel que se não estou em erro é o 3.

Já alguém utilizou eSIM da NOS em  algum Google Pixel posterior, 4 ou 5?

As operadoras apenas garantirão eSIM  em equipamentos lançados em Portugal? Se sim, e o futuro é o eSIM, creio que esta medida não é a mais correta dado que estamos a limitar  os equipamentos compatíveis.

Grato pela atenção.

 

 


Olá @juangarciadiez e @nandhpc

@juangarciadiez, para que nos seja possível ajudar, envie-nos o seu número de cliente para o @Fórum por mensagem privada, por favor. 

@nandhpc, mas pretendia que o mesmo número se mantivesse nos dois equipamentos? Se sim, não é possível fazê-lo através do cartão eSIM. 

Obrigada 


Olá, veja á se este tópico ajuda: 

 


Comentário