Skip to main content
Header

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉

Viva! Adquiri 1 sintonizador para uma segunda televisão.

Fiz a ligação como indica o manual mas o aparelho ao fazer pesquisa de canal não encontra nada. O equipamento tem uma entrada de antena, tem de ser ligado à box?

Agradeço qualquer ajuda. Obrigado 


Cabo de antena tem que estar ligado á box para ter sinal.


Então na box tem de ser colocado um repartidor para depois fazer ligação no sintonizador. 


Não!

O cabo a colocar na entrada da antena no descodificador, tem de vir do ONT/Router, não da box.

Na pesquisa automática não se esqueça de selecionar DTV e a opção "Cable"/"Cabo"/"Cabo digital" em vez de "Air"/"Antena digital".


Primeiro de tudo é preciso saber como está feita a distribuição de sinal pela casa. Se tiver tomadas já instaladas nas paredes os técnicos, aquando da instalação inicial do serviço devem ter injectado o sinal nas tomadas e neste caso basta ligar um cabo coaxial (antena) da tomada ao descodificador e o codificador por cabo HDMI ou SCART à TV. Depois é só sintonizar a box seguindo as instruções. Neste caso se o descodificador não apanhar sinal é porque existe algum problema com a tomada.

 

Se não tem tomadas nas paredes e tem cabos puxados por fora convém verificar se os mesmos estão ligados ou se não estão cortados em algum local.

 

 

P.S.: Isto que escrevi só tem validade se o descodificador tiver norma DVB-C pois de outra forma, se for um descodificador DVB-T, nunca irá funcionar.

 


Olá @Jms86,

A comunidade deu uma boa ajuda.

Conseguiu fazer a ligação e ter acesso aos canais?

Obrigada


Olá a todos,

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

Saiba tudo sobre a mais recente atualização na grelha de canais NOS, neste artigo. :blush:

Obrigado 


@João H. eu lembro-me que houve uma altura em que a NOS tinha quarenta e poucos canais analógicos. Neste momento passar dos atuais 23 para nenhum parece-me prematuro. Deviam deixar pelo menos 10, os 8 primeiros no mínimo mais a RTP memória e ARTV que estão na TDT.

 

Faz mais sentido eliminar os canais digitais em SD repetidos que têm nas boxes e que não estão lá a fazer nada (cada 8 canais SD digitais dá o espaço vago de um canal analógico e os canais SD não fazem sentido nenhum porque a NOS já disse que vai recolher até ao fim do ano todas as boxes SD) do que estar a eliminar já o analógico. Isto causa insatisfação nos clientes potencialmente os mais idosos. Eu vivi muito recentemente a experiência na NOWO.

É que, parecendo que não, para alguns clientes menos dados às tecnologias e por vezes com 80/90 anos, acrescentar um descodificador digital é excluí-los do acesso à televisão. Sei bem do que estou a falar, e é  tanto pior se como no caso estivermos a falar de um serviço de televisão que é pago...

 

Por isso, ponderem bem se não devem deixar alguns canais principais só.

 

Lembro que em 2012 e durante vários anos depois, a então ZON vendeu os chamados pacotes de 4 canais como alternativa à TDT (que depois foram proibidos de publicitar pela ANACOM) e o argumento na altura era mesmo esse… os clientes continuavam no analógico e não era preciso terem trabalho. Descontinuarem o analógico completamente… esses clientes não vão gostar.

 

Para além de ser uma desvantagem para a NOS porque os outros dois grandes operadores no mercado ainda mantêm alguns canais analógicos… Claro que do ponto de vista técnico a opção da NOS se percebe porque a NOS ainda funciona muito com base na tecnologia DOCSIS da qual depende quer o serviço de internet quer o o número de canais que podem disponibilizar no serviço de televisão da maioria dos clientes, e os outros dois grandes operadores usam uma tecnologia diferente.

 

Outro dos aspetos que não fazem muito sentido é a deslocação do técnico para instalação do descodificador digital ser paga como aí referido. Então quer dizer.. É que existem muitos clientes sem box nenhuma e que do dia para a noite perdem canais analógicos e depois ainda têm de pagar à NOS para voltarem a ter serviço????? Ponderem isso. De repente alguns canais  desaparecem-me, sou um cliente que não sei instalar uma box vamos supor porque não sou obrigado a ter conhecimentos técnicos, e a NOS obriga-me a pagar a deslocação para assegurar um serviço pelo qual já pago?????


Olá boa tarde 

pelo que consegui perder para ter acesso aos 120 canais sem box tenho de ligar um cabo de antena 

qual o cabo que devo ligar e onde o devo ligá-lo ??


Olá boa tarde 

pelo que consegui perder para ter acesso aos 120 canais sem box tenho de ligar um cabo de antena 

qual o cabo que devo ligar e onde o devo ligá-lo ??

Deve ligar o cabo da NOS que vem do exterior ou de alguma tomada de TV que tenha pela casa diretamente à Tv pela entrada do cabo de antena.


Bem-vindo ao Fórum NOS @dinis gomes vieira,  :slight_smile:

@dxnog e @dinis gomes vieira, movemos os vossos comentários para o artigo onde explicamos como fazer uma sintonia. Assim garantimos a boa organização do Fórum NOS e da informação. 

O @dxnog deu uma boa ajuda! Diga-nos, por favor, se conseguiu. 

Obrigado


Boa tarde @CP001

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :disappointed_relieved:
Compreendemos o seu ponto quando a clientes que possam ter mais dificuldades com o progresso das telecomunicações e, por isso, vamos endereçar estas sugestões à equipa que vai analisar. 

Se surgirem novidades, editaremos este artigo e partilhamos a informação convosco. 

Muito obrigado

 


@Mário P. agradeço. Obrigado por ouvirem os clientes. É bom saber que vão ponderar os fatores mencionados, antes de tomarem uma decisão.

 

Já agora aproveito para pedir a correção desta página https://www.nos.pt/particulares/televisao/canais/pages/plano-de-frequencias.aspx

Diz "plano de frequência de canais digitais" quando na realidade é um "plano de frequências analógico"

 

O mesmo nesta página:

https://www.nos.pt/particulares/televisao/canais/lista-de-canais/Pages/default.aspx#tab1

 

"Consulte aqui o plano de frequências analógico."

 

O plano de frequências do link é o digital!

 

Grato :relaxed:


Boa noite @CP001,

Obrigado pelo seu testemunho. :blush:

Agradecemos também o seu alerta para o lapso nos endereços do Site NOS. Solicitámos a correção dos mesmos.

Caso surja alguma questão ou sugestão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.:slight_smile:

Obrigado


Já agora, se não der, mudem o país para a Alemanha e tentem de novo, parece que os fabricantes de televisão, até recentemente, só conheciam a Europa pela Alemanha.


Bom dia @atcrs

Agradecemos a partilha da sugestão. Pode ajudar muitos utilizadores que tenham a necessidade de fazer uma nova sintonia. 
Muito obrigado


Na MI TV P1, os canais não aparecem ordenados pela grelha normal da NOS, aparecem por ordem alfabética.


Boa tarde @Renato Gomes,

Agradecemos a sua mensagem. 

Sugerimos que efetue nove pesquisa de canais, selecionando Portugal como país predefinido.

Aguardamos o seu testemunho.

Obrigado 


Vou testar logo, mas fiz mais que uma vez e não ficaram ordenados devidamente.


Boa tarde @Renato Gomes,

Agradecemos a sua mensagem. 

Ficaremos a aguardar o seu testemunho.

Obrigado  

 


@Renato Gomes experimente também ativar a opção de LCN (se tiver) e em Portugal Continental pesquisar com a frequência de acolhimento 714 MHz* (todas as televisões têm esta opção). Disseram e bem nos posts acima que, se não der, teste também todas as opções de sintonia diferentes disponíveis, rápida, completo, automático. Países teste vários por esta ordem: Portugal, Espanha, Alemanha, Suécia, Finlândia. Tudo isto pode ajudar. São estas as técnicas que habitualmente se usam para resolver esse problema.

 

* Atualização Maio/2024: A frequência inicial da NOS em Portugal continental mudou. Passou a ser 330 MHz.


Bom dia a todos, :slight_smile:

@Renato Gomes, o @CP001 e o @atcrs, deram boas sugestões. 

Dê-nos, por favor, o seu feedback. Conseguiu?

Obrigado


Tenho de tentar, ainda não tive oportunidade. Não é urgente, devido a possuir uma BOX no local, é mais no caso de a box avariar e ter uma alternativa


Agradecemos a resposta, @Renato Gomes
Quando tenha tempo e o conseguia fazer, partilhe o feedback connosco. 

Muito obrigado


conseguiste, @Renato Gomes?


Comentário