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Queremos que tenha sempre a melhor experiência de internet em sua casa, tanto a nível de cobertura como de velocidade e estabilidade!

Agora que já lhe dissemos o que é o Wi-Fi, como funciona e quais as suas vantagens passamos à explicação do que pode influenciar a velocidade da internet.

 

Sugerimos também que consultem o nosso artigo com algumas dicas e conselhos sobre o Wi-Fi em: 

 

Existem vários fatores que influenciam a velocidade da Internet, muitos deles relacionados com os equipamentos utilizados ou com o tipo de ligação que é estabelecida.

Estes fatores tornam-se mais evidentes ao atingir velocidades iguais ou superiores a 100Mb.

O acesso através do equipamento utilizado para aceder à Internet e o Router instalado pode ser influenciado da seguinte forma:

  • Ligações estabelecidas por Wi-Fi dependem das condições de propagação e interferência do sinal na instalação ou das características do seu equipamento, como PC, smartphone ou tablet. Falamos por exemplo das normas suportadas ou do número de antenas do equipamento.
    A interferência do sinal pode variar ao longo do tempo e ser condicionada, por exemplo, pela rede Wi-Fi de vizinhos, influenciando assim a velocidade percebida pelos utilizadores.
  • Ligações através de cabo Ethernet dependem do tipo de porta de ligação que está a utilizar no seu equipamento de acesso à Internet, como por exemplo do seu PC, e também do tipo de cabo Ethernet que está a ser ligado ao seu equipamento e ao Router.
    Utilize sempre:
    • Cabo UTP de categoria 5e ou superior
    • A porta de Gigabit Ethernet (Gb) em acessos com velocidades até 1Gbps
       
  • A atividade na sua rede local, como a velocidade medida em determinado instante por um equipamento, é influenciada pelos restantes equipamentos que estejam ligados à Internet ao mesmo tempo.
     
  • A capacidade de processamento do seu equipamento varia de acordo com algumas características de software e hardware:
     
    • Hardware

      Nas características de hardware destacam-se:

      • Capacidade da placa gráfica;
      • Capacidade e número de CPUs;
      • Capacidade e velocidade da memória RAM;
      • O tipo de disco utilizado;
      • O tipo de placa de ligação à rede e a memória disponível;
    • Software

      Sobre o software tenha em conta:

      • As versões e drivers de hardware;
      • O sistema operativo usado;
      • A configuração de DNS;
      • Browsers de acesso à Internet e respetivas versões;
      • Configurações do browser;
      • Definições de poupança de energia;
      • Configurações do protocolo IP;
      • Tamanho da janela de transmissão;
  • Aplicações em execução em simultâneo (em segundo plano) também influenciam e limitam a capacidade de processamento.
    Para uma medição mais correta da velocidade, devem ser desligados temporariamente, firewalls, antivírus, aplicações peer-to-peer e todas as aplicações que estejam abertas que necessitam da ligação à Internet.
     
  • A interligação a servidores dispersos na Internet pode influenciar em termos de velocidade, por sobrecarga ou outros aspetos relacionados com os próprios servidores, assim como as condições da rede que pode ser afetada por falha temporária ou por situações esporádicas de congestionamento.

 

Como medir a velocidade da Internet

Saiba como realizar a medição de velocidade de internet, por cabo, ligado ao Router. Saiba como: 

 

Para realizar um teste de velocidade certifique-se que:

  • O PC tem uma porta de rede Gigabit;
  • O PC está ligado ao router através de cabo de rede certificado com CAT5E ou superior;
  • O teste está a ser realizado por cabo de rede e não por Wi-Fi;
  • Tenha apenas o browser de Internet aberto;
  • Desliga todas as aplicações que estejam a consumir CPU, memória e que estejam ligadas à Internet, em particular, firewalls, antivírus e aplicações peer to peer;
  • Não existem outros equipamentos ligados ao mesmo acesso à Internet que está a utilizar;
  • O seu PC possui velocidade de processador, memória RAM, capacidade de disco livre e tem um sistema operativo adequado para atingir as velocidades contratadas.

 

Como resolver avarias de internet 

Saiba como resolver avarias de internet através das nossas sugestões ou, diretamente, na App NOS em: 

 Faça um processo de diagnóstico e despiste inteligente, identificando as ações de correção mais rápidas e eficazes para o seu caso. 🤖📲

Caso a sua dificuldade seja apenas com o serviço de internet Wi-Fi veja as nossas recomendações em: 

 

 

Como resolver dificuldades com alcance Wi-Fi 

Saiba como resolver dificuldades com o alcance Wi-Fi em: 

Há diversos fatores que influenciam a propagação das ondas wireless, pelo que a NOS disponibiliza a Solução Wi-Fi Total, que é um serviço completo de Wi-Fi e Certificação Wi-Fi realizado por um técnico especialista. 🤓 Saiba mais em: 

 

 

Esperamos que este tópico o tenha ajudado a compreender melhor algumas questões sobre a velocidade da Internet. :blush:

Partilhe connosco as suas dúvidas, para podermos ajudar.

Boa Noite, penso que posso colocar aqui o meu problema.

sou cliente NOS com internet movel Kanguro XL, de a cerca de uma semana para ca onde estou que as velocidades nao passam dos 6m quando esta bom chega rapidamente e facilmente aos 20m em 2 meses de uso nunca tive este tipo problema mas agora esta a ser quase que diario.

estou na zona de santiago do cacem e sempre neste mais de 2 meses que tenho usado exacatmente no mesmo sitio e nao e do telemovel que esta a fazer de router pois o router que tenho e so 3g mudei para huawei P8 lite 2017 , o meu telefone e vodafone e pela vodafone a velocidade fica logo bem acima dos 30m como a chamada para mim nao e gratis o meu telefone e vodafone so queria que alguem verifica-se se existe algum problema com alguma antena nesta zona pois estando em teletrabalho usando ferramentas para reunioes como o Microsoft Teams nao vai sequer deixar ligar a webcam por velocidade baixa ou pouca largura de banda.

imagem do vosso teste de velocidade , o meu obrigado so tenho neste momento o PC ligado a net nao existe mais algum equipamento a usar a NOS para fazer o teste etc.

 

 


 


e lembrei-me pode ser que ajude uma imagem ligando com o cartao NOS e depois a segunda imagem e com cartao Vodafone.

Cartao NOS
 

 

 

Cartao Vodafone

 


Bom Dia,

Preciso de saber como entrar em contacto com as avarias ou alguem que possa receber a minha queixa ja que nao consigo que as velocidades voltem ao normal e e quase impossivel trabalhar a distancia com este tipo de servico fornecido por voces. tenho mais velocidade de upload que de download. posso pedir a devolucao dos dias que me faltam ate o Término do carregamento? nao posso utilizar a vossa liga apoio pois eu NAO tenho telefone NOS.

 


Isso são tudo factores internos que cabe ao cliente verificar e corrigir. Embora tenha aí uns quantos disparates sem sentido nenhum para a velocidade da internet, como placa gráfica…..

Agora, tal como eu já me queixei e pedi para resolver, tal como o utilizador MikasPT e muitos outros aqui o fizeram, o verdadeiro problema está no ISP, na NOS, com redes tão más que não suportam 1/20 dos clientes que têm, é isto que se deviam de focar, é isto que deviam de corrigir.

Já falam do 5G sem ter infraestrutura para suportar uma rede 4G…. (e pelo menos no meu caso, não é devido às limitações do 4G, estou numa zona com pouca densidade populacional), vocês assim vão acabar por afastar os clientes, e a médio longo prazo, só vos vai trazer prejuízo, bastante mais prejuízo de que algum investimento extra na infraestrutura.

Ao fim de 1 mês, ainda estou à espera que me resolvam este problema de velocidade de internet ridícula/inexistente…. e a resposta de que “já foi falado” pela Inês, foi inaceitável, visto que me foi prometido melhorias, e no final foi apenas conversa.

Por isso continuo a aguardar uma resposta e resolução.


Isso são tudo factores internos que cabe ao cliente verificar e corrigir. Embora tenha aí uns quantos disparates sem sentido nenhum para a velocidade da internet, como placa gráfica…..

Agora, tal como eu já me queixei e pedi para resolver, tal como o utilizador MikasPT e muitos outros aqui o fizeram, o verdadeiro problema está no ISP, na NOS, com redes tão más que não suportam 1/20 dos clientes que têm, é isto que se deviam de focar, é isto que deviam de corrigir.

Já falam do 5G sem ter infraestrutura para suportar uma rede 4G…. (e pelo menos no meu caso, não é devido às limitações do 4G, estou numa zona com pouca densidade populacional), vocês assim vão acabar por afastar os clientes, e a médio longo prazo, só vos vai trazer prejuízo, bastante mais prejuízo de que algum investimento extra na infraestrutura.

Ao fim de 1 mês, ainda estou à espera que me resolvam este problema de velocidade de internet ridícula/inexistente…. e a resposta de que “já foi falado” pela Inês, foi inaceitável, visto que me foi prometido melhorias, e no final foi apenas conversa.

Por isso continuo a aguardar uma resposta e resolução.

Nem Mais eu ate ja verifiquei e posso activar o meu cartao vodafone go 30GB para vodafone go total all inclued 15€ 15 Dias que e o mesmo que a NOS Kanguro XL  mudei para a NOS devido ao XL nao ter limitacao de trafego mas ate dia 28 Janeiro se nao ficar resolvida a situacao a NOS perde, sim perde um cliente que como ja referi estou numa casa de ferias que tenho logo seriam 2 Casas varios telemoveis etc voces nao sabem mesmo arranjar clientes nem sao bons para a vossa propria empresa. parabens NOS. e sim ja em tempos fui vosso cliente numa outra casa mudei para vodafone porque fibra voces nao tihham na minha rua nova,  mas assim nem sequer penso na possibilidade de mudar o que quer que seja e passo a fazer como faco com a MEO assim que me ligam mando dar uma voltas nem deixo a pessoa falar e vai logo para a lista de numeros bloqueados. e quando me apanham na curva assim que dizem MEO xau xau ate bruto sou se caso disso. 


Aproveito para desejar um optimo 2021 com muita saude.

talvez um dia nos cruzemos de novo espero que sim, bastaria terem um numero para se poder ligar sem ser uma extensao pois quem tem telemovel de uma outra rede fica limitado a nao conseguir falar sequer com a ssistencia tecnica. hoje mandei activar o cartao vodafone go total e deixo de ser cliente NOS. 

O meu Obrigado pela atenção e tempo gasto na tentativa de resolução do problema grave que um cliente tinha, e obrigado pela rapida resposta a cada questao ou post colocado. Aproveito para vos pedir um favor, deixem-se estar ai a trabalhar na NOS assim so estragam uma casa,

Grato pelos quase 3 meses sem problemas, o resto ja esqueci.

 


Para que conste mesma casa, mesmo telemóvel a partilhar a net só mudou o operador NOS para Vodafone para quem quiser ver.  se o problema fosse meu náo seriam tao diferentes as velocidades.

Agora sim, tudo de bom ate um dia.


Olá @MikasPT e @Daikoni

Pedimos desculpa pela demora na resposta. :sweat:

@MikasPT, para que nos seja possível ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 


Isto é lamentável.

 

Eu estou cansada de reclamar da velocidade da minha internet. Já perdi a conta aos routers que já trocaram cá em casa e continua tudo igual. Isto é inadmissível. Não têm qualquer respeito pelo cliente que está a pagar um serviço da qual não se usufrui em pleno.

 

Estou em teletrabalho e não vou estar a prejudicar a nível profissional e a chatear mais com isto. Não resolvem de uma vez eu vou mudar para a Vodafone.


Isto é lamentável.

 

Eu estou cansada de reclamar da velocidade da minha internet. Já perdi a conta aos routers que já trocaram cá em casa e continua tudo igual. Isto é inadmissível. Não têm qualquer respeito pelo cliente que está a pagar um serviço da qual não se usufrui em pleno.

 

Estou em teletrabalho e não vou estar a prejudicar a nível profissional e a chatear mais com isto. Não resolvem de uma vez eu vou mudar para a Vodafone.

Bom dia, envie por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum para que a moderação possa endereçar ao departamento responsável a sua reclamação e aguarde por um contacto. 


infelizmente está a ser normal a internet fixa ter muitas oscilações. o serviço está muito mau, vou começar a procurar outra operadora.


Boa tarde @Ricardo Bettencourt,

Agradecemos o seu contacto. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Detalhe-nos, por favor, a situação que está a experienciar.

Obrigado


O Wi-Fi do router está muito mau, por vezes anda nos 5M ou não anda de todo. Preciso de um emissor para ter Wi-Fi mas mesmo assim a instabilidade da rede é péssima. Infelizmente é um dos prédios a ter fibra na rua mas toda an infra estrutura do prédio é por coaxial com derivadores remendados, uns por cima de outros. Já foi reportado mas como essa instalação foi entregue a uma parceira da nos o que fazem é tudo pelo menor custo.


Boa tarde @Ricardo Bettencourt,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar.

Sugerimos que desligue qualquer repetidor de sinal que tenha ligado ao router.

De seguida, por favor, faça um reset de fábrica ao router e novo teste de velocidade.

Partilhe connosco o resultado, por favor.

Obrigado


Obrigado mas também já foi feito. De duas uma, ou é do router ou da infraestrutura do prédio. Mas já estou farto de pagar para reportar o problema que persiste 


Obrigado mas também já foi feito. De duas uma, ou é do router ou da infraestrutura do prédio. Mas já estou farto de pagar para reportar o problema que persiste 

Boa tarde @Ricardo Bettencourt, acerca do pagar para reportar, quando necessário, deve marcar 16990 apoio tecnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS.

Entretanto efetue os despistes recomendados pelo moderador @João H. para que o mesmo possa endereçar o problema ao departamento responsável se for caso disso.


Boa tarde @Ricardo Bettencourt,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do @Jose Rodrigues.

Sugerimos que desligue qualquer repetidor de sinal que tenha ligado ao router.

De seguida, por favor, faça um reset de fábrica ao router, através do botão dedicado no equipamento, e novo teste de velocidade através de cabo de rede.

Partilhe connosco o resultado, por favor.

Obrigado


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