Skip to main content
Header

NOS suspende linha de cliente no Brasil, impede qualquer contacto e obriga pagamento de 213,00 sem esclarecimento prévio

Encontro-me temporariamente no Brasil e fui surpreendido por uma SMS da NOS a informar um alegado consumo extraordinário de 213€ (posteriormente 215€), seguida da suspensão praticamente imediata da minha linha móvel.

O mais grave não foi o valor. Foi o facto de a NOS me ter deixado sem qualquer meio de comunicação num país estrangeiro e, ao mesmo tempo, me ter impedido de utilizar a própria linha para contactar o apoio ao cliente e esclarecer a situação.

Antes da viagem adquiri um pacote de dados internacional precisamente para evitar consumos inesperados. Ainda assim, não me foi fornecido qualquer detalhe dos consumos, qualquer oportunidade de esclarecimento prévio ou qualquer alternativa razoável antes da suspensão do serviço.

Para conseguir contactar a NOS fui obrigado a recorrer a um telefone de outra operadora e a efetuar um carregamento adicional de 55€. Fui atendido por uma colaboradora identificada como Carla que não resolveu o problema, apesar das garantias prestadas durante a chamada.

Acabei por ser forçado a pagar os 213€ apenas para recuperar uma linha essencial para a minha segurança, deslocações e atividade profissional.

O mais surpreendente surgiu depois: ao consultar a área de cliente, o valor atualmente refletido na faturação é de aproximadamente 72€, muito longe dos 213€/215€ que serviram de fundamento para a suspensão da linha e para a exigência de pagamento imediato.

Pergunto à NOS:

• Como é possível suspender uma linha de um cliente que está no estrangeiro sem lhe dar qualquer hipótese de esclarecimento?
  • Como é possível exigir o pagamento urgente de 213€/215€ quando a faturação disponível apresenta cerca de 72€?
  • Como é possível não existir um canal de emergência eficaz para clientes cuja linha foi suspensa?
  • Quem assume os custos adicionais de 55€ que fui obrigado a suportar para conseguir contactar a NOS, não estando o problema ainda resolvido.

Já apresentei reclamação no Livro de Reclamações e junto das entidades competentes. Pretendo apenas transparência, explicações e a fundamentação dos valores cobrados.

Neste caso, a NOS colocou-me perante uma única opção:

Pagar primeiro. Esclarecer depois.

12 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 3, 2026

Boa tarde ​@Bruno Gomes Vaqueiro,

Lamentamos a situação que descreve. Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Obrigado

Boa tarde ​@João H.  Já gastei 115,00 de roaming de outro telemóvel, falei com 4 operadores (as chamadas estão gravadas), e nenhum me devolveu a chamada, conforme disse que faria. Comprei um pacote antecipadamente, de 50GB, para não ter problemas. Tenho ainda cerca de 20GB disponíveis, e estou impedido de usar. Paguei 213,00 (cobrados indevidamente) e estou a 4 horas e meia para resolver o problema, sem solução. Perdi uma reunião importante no Brasil, pois nem um UBER consegui chamar. 

Obrigado

Mensagem enviada

Obrigado

5 operadores, 135,00 de roaming, 5 horas depois, e o problema persiste...

Obrigado

5 operadores, 135,00 de roaming, 5 horas depois, e o problema persiste...

6 operadores, 175,00 de roaming e 5 horas e meia depois...

Obrigado

Não sei para que solicitaram uma mensagem privada (provavelmente para fazer boa figura nos Forum),

5 horas e meia depois, 6 operadores e mais de 170,00 de roaming de outra operadora, o problema não esta resolvido, mesmo depois de ter pago 213,00 a 5 horas atras...e eu continuo incontactavel no Brasil, sem puder receber ou efectuar chamadas, ou algo mais simples, como chamar um Uber, DEPOIS DE TER PAGO UMA DIVIDA QUE NEM SEQUER É FIDEDIGNA.

9 horas depois continuamos na mesma. Um dia de trabalho perdido, e sem previsão de resolução ou qualquer esclarecimento, tirando o facto de já me terem pedido para reiniciar o telefone mais de 10 vezes...

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • June 4, 2026

Bom dia ​@Bruno Gomes Vaqueiro,

Pedimos desculpa pela demora. Todas as mensagens são respondidas pela ordem de entrada.

Recebemos a sua e vamos responder-lhe o mais breve que nos for possível.

Obrigada

Bom dia ​@Bruno Gomes Vaqueiro,

Pedimos desculpa pela demora. Todas as mensagens são respondidas pela ordem de entrada.

Recebemos a sua e vamos responder-lhe o mais breve que nos for possível.

Obrigada

24 horas depois, cerca de 400,00 gastos, e mesmo depois de ter pago, continuo sem comunicações e impossibilitado de sair da habitação, de modo a não perder o WiFi

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 4, 2026

Agradecemos o seu testemunho.

Todas as mensagens privadas são respondidas por ordem de entrada, pelo que pedimos que aguarde, por favor.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Todas as mensagens privadas são respondidas por ordem de entrada, pelo que pedimos que aguarde, por favor.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Continuo a aguardar a ligação…

Estou sem dados há mais de 24 horas, mesmo após ter pago! 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 4, 2026

Obrigado