Skip to main content

O novo serviço de envio de mensagens RCS está disponível na NOS, com a App Google Messages, para que possa tirar o máximo partido das funcionalidades de mensagens no seu equipamento Android:grinning:

Com a utilização do RCS passa a ser possível ter uma experiência interativa de troca de mensagens diretamente na App de mensagens do seu telemóvel. :wink:

O que é o RCS?

O RCS (Rich Communication Services) é a tecnologia que permite a utilização de funcionalidades avançadas durante a troca mensagens.

A nova geração de mensagens instantâneas, semelhante ao iMessage do iPhone, permite-lhe trocar não só mensagens como também elementos multimédia, como fotografias ou vídeo de alta-definição, e conversar em tempo real quando ligado a uma rede WiFi (sem custos adicionais) ou dados móveis. Permite-lhe ainda aceder a notificações de leitura ou quando um contacto está a escrever, funcionalidades que até agora só estavam disponíveis em aplicações como o WhatsApp ou Messenger do Facebook.

Depois de ativadas as funcionalidades RCS, a aplicação decide em cada momento entre o envio das suas mensagens via RCS ou SMS/MMS convencionais, garantindo que todas as mensagens são entregues, independentemente do destinatário ter ou não RCS.

 

Quais as principais vantagens?

O RCS abre assim um conjunto de funcionalidade adicionais às do SMS, com maior interação e multimédia, como:

  • Enviar imagens e vídeos em HD (até 105MB), sem ser via MMS;
  • Compatibilidade com GIFs e áudios (até 105MB);
  • Criar grupos de conversação;
  • Suportar mais de 160 caracteres por mensagem;
  • Utilização em WiFi;
  • Receber sinalização de escrita e recibos de leitura;

Como posso verificar/ativar?

Para ativar basta que a app de mensagens do seu equipamento tenha associado as comunicações RCS, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat” e ative em “Ativar funcionalidades de chat” ou verifique se já se encontra ativo.

 

Para que possa usufruir desta funcionalidade é necessário que o equipamento esteja atualizado com a última versão do Android OS disponível.

 

Saiba mais sobre o funcionamento do RCS:

Em que equipamentos posso usar os RCS?

As comunicações RCS são compatíveis com um grupo selecionado de equipamentos com sistema operativo Android 5.0 ou superior, sendo da responsabilidade de cada fabricante a respetiva implementação.

 

Como posso utilizar os RCS?

Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.

 

Com as funcionalidades chat (RCS) ativadas, consigo enviar mensagens a um destinatário com um telefone antigo?

Sim, mesmo que o destinatário tenha um telemóvel antigo sem a funcionalidade RCS, continua a poder enviar mensagem através de SMS ou MMS, garantindo assim que os seus contactos recebem sempre as mensagens.

 

Ativei as funcionalidades de chat, como posso desativar e optar pelo envio de SMS/MMS?

Para que possa voltar a enviar mensagens via SMS/MMS para todos os seus destinatários, basta que desative as funcionalidades de chat. Para isso aceda à app de mensagens, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat”, carregue em “Ativar funcionalidades de chat” e selecione “Desligar”.

 

Ativei as funcionalidades de chat, consigo optar por enviar SMS/MMS para alguns destinatários?

Sim, mesmo com as funcionalidades de chat ativadas, pode optar por enviar SMS/MMS para destinatários à sua escolha. Abrindo uma conversa, abrindo as opções > Detalhes e selecione a opção que permite apenas enviar SMS/MMS convencionais para este contacto.

 

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento deste serviço.

O que achou desta nova funcionalidade de mensagens no seu telemóvel?  :grinning:

Bom dia a todos, 

Reiteramos a informação partilhada anteriormente. 
No entanto, e após partilharmos o vosso feedback, é reforçado de que a NOS não fornece o serviço RCS, a título de exemplo, os clientes que têm terminal Android ativaram a funcionalidade RCS na App Massagens da Google, que é quem fornece esse serviço, onde a NOS não teve nenhum envolvimento na disponibilização do serviço em equipamentos Android.

Assim, a Apple tem tanto poder para ativar o RCS no iPhone como teve a Google para o ativar no Android. Não sendo um serviço atualmente disponível pelo operador, estamos a falar de um serviço OTT tal como o iMessage. 

Obrigado, 

Bom dia @Mário P.,

 

Obrigado pela disponibilidade em interessarem-se neste assunto. Entendo que a NOS não tem de implementar o RCS de raiz, uma vez que o público alvo (até agora Android) o tinha nativamente e, portanto, não seria rentável estar a reinventar a roda..

No entanto, não é necessário que o façam agora para o iOS. À semelhança de outras operadoras internacionais, podem simplesmente atualizar as carrier settings, indicando os servidores da Jibe como sendo o vosso servidor de RCS. A Jibe é a plataforma da Google responsável pela implementação do RCS na app da Google, e a sua API está aberta a todas as operadoras.

Penso que seria a solução ideal para tod@s, já que, para os clientes, isso significaria RCS em todos os dispositivos, e, para a NOS, evitaria tempo e gastos desnecessários a implementar uma solução RCS que no fundo já existe e é o standard mundial.

 

Cumprimentos,

Rúben Garrido


Bom dia a todos, 

Reiteramos a informação partilhada anteriormente. 
No entanto, e após partilharmos o vosso feedback, é reforçado de que a NOS não fornece o serviço RCS, a título de exemplo, os clientes que têm terminal Android ativaram a funcionalidade RCS na App Massagens da Google, que é quem fornece esse serviço, onde a NOS não teve nenhum envolvimento na disponibilização do serviço em equipamentos Android.

Assim, a Apple tem tanto poder para ativar o RCS no iPhone como teve a Google para o ativar no Android. Não sendo um serviço atualmente disponível pelo operador, estamos a falar de um serviço OTT tal como o iMessage. 

Obrigado, 

Bom dia @Mário P.,

 

Obrigado pela disponibilidade em interessarem-se neste assunto. Entendo que a NOS não tem de implementar o RCS de raiz, uma vez que o público alvo (até agora Android) o tinha nativamente e, portanto, não seria rentável estar a reinventar a roda..

No entanto, não é necessário que o façam agora para o iOS. À semelhança de outras operadoras internacionais, podem simplesmente atualizar as carrier settings, indicando os servidores da Jibe como sendo o vosso servidor de RCS. A Jibe é a plataforma da Google responsável pela implementação do RCS na app da Google, e a sua API está aberta a todas as operadoras.

Penso que seria a solução ideal para tod@s, já que, para os clientes, isso significaria RCS em todos os dispositivos, e, para a NOS, evitaria tempo e gastos desnecessários a implementar uma solução RCS que no fundo já existe e é o standard mundial.

 

Cumprimentos,

Rúben Garrido


exacto… basta atualizar as carrier settings. Nao e nada de outro mundo. A vodafone Germany ou a AT&T por exemplo não suportam RCS nativamente e usavam Jibe. E ambos têm RCS no iPhone desde o dia 1 do iOS 18.

 

Era bom se algum engenheiro ou equipa de produto da NOS visse este post para perceber o quão simples pode ser isto, e o quão aguardado o rcs é. Quanto a mim a feature mais útil no iOS 18 em Portugal.


Comentário


Chatbot FAB 6.0
Assistente Virtual do Fórum NOS