Header

Problemas com jogos online


Ultimamente tenho vindo a ter problemas de conexão frequentes enquanto jogo devido a falhas com a conexão dos servidores do jogo.
Falei com a equipa de suporte do jogo e eles disseram-me que o problema está provavelmente no ponto de troca de tráfego (PTT).
O problema de conexão é da parte da NOS, não dos servidores do jogo.
O que devo fazer?

João H. 1 ano atrás

Bom dia a todos, 
Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 

Graças ao vosso feedback, conseguimos identificar esta situação e já estamos resolvê-la. A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS, pelo que é necessário verificarmos juntamente com os mesmos.

Realizámos a optimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Obrigado

Ver pergunta inicial

519 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

Boa tarde @Idalina Isabel Santos Cancela,

Agradecemos a sua mensagem. 

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Sugerimos que efetue um reset ao router e confirme se a situação se mantém.

Caso a dificuldade persista sugerimos que configure as portas dos servidores dos videojogos em causa no router, para uma maior estabilidade de ligação.

Obrigado

Cansei de ouvir e fazer resets,pois o problema fica sempre, obtive resposta da operadora em que diz que a nos não tem responsabilidade na latência, então eu pergunto a latência não faz parte da internet?a quem pago ao fim do mês quase 100 euros?aumentei para 1 gigabyte de velocidade e a latência ficou ainda pior,levei minha Xbox para casa dum familiar em França neste Natal e obtive 1000megabytes de download,850 upload,e 25 mas de latência,em Portugal na casa dum amigo com outra operadora obtive as velocidades que meu amigo contratou,em minha casa o download agora está correto 1000,mas o upload a maior parte das vezes está abaixo de 20 quando o contrato é 100 ,a latência está sempre acima de 100 mas acho que a diferença é que nas casas mencionadas é fibra real,na minha casa é fibra mas não passa de cabo coaxial

Sim a latencia não é 100% responsabilidade do operador, também tem a ver com equipamentos e routings, por exemplo.

Tenta usar uma VPN na xbox, isso vai ajudar-te a criar routings diferentes para te ligares aos servers de destino e vai melhorar a tua ligação.

Os isp têm routings pre definidos para os clientes todos, e não os vao mudar só porque 1 cliente tem problemas com pings e latencia… até porque muito possívelmente nem tu própria sabes a que serivdor final te estas a ligar.

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Idalina Isabel Santos Cancela,

Agradecemos a sua mensagem. O @Bruno Aleixo partilhou uma boa ajuda.

Sugerimos que, para questões relacionadas com o tema exposto, contacte a linha especializada de apoio informático em parceria com a PCMedic através do 16991. Saiba mais aqui.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Peço desculpa, mas ,vamos lá a ver se me explico melhor, não sei a que servidor me estou a ligar?? porque é que quando eu tinha só 200 megas não tinha problema com a latência, só com a velocidade,agora com 1000 é horrível, não consigo jogar online porque a latência está sempre muito alta,e o upload é ridículo em vez de 100 chego a ter 14 megas obrigada 

Reputação 7

Peço desculpa, mas ,vamos lá a ver se me explico melhor, não sei a que servidor me estou a ligar?? porque é que quando eu tinha só 200 megas não tinha problema com a latência, só com a velocidade,agora com 1000 é horrível, não consigo jogar online porque a latência está sempre muito alta,e o upload é ridículo em vez de 100 chego a ter 14 megas obrigada 

 

Boa noite @Idalina Isabel Santos Cancela,

O esclarecimento do @Bruno Aleixo está correto.

Por curiosidade, pode nomear o jogo que mencionou e o servidor?

Obrigado

O jogo é o Battlefield 4... obrigado 

Reputação 7
Crachá +1

O jogo é o Battlefield 4... obrigado 

Para conseguirem fazer alguma coisa, ou puderes abrir uma porta no router para o server, tens de saber também qual o IP dele.

deixo 2 sugestões na mesma:

  1. deixa o router desligado durante a noite, pra ele ganhar um IP publico novo (isso pode melhorar o acesso a plataformas especificas)
  2. usa uma vpn (isso vai fazer routings diferentes, e algum há de ter melhorias)

um bem haja 

Reputação 7

O jogo é o Battlefield 4... obrigado 

 

Boa noite @Idalina Isabel Santos Cancela,

Sugiro que mude para um destes servers neste site e teste.

Obrigado

Boa noite,

Depois de uma aparente melhoria na conexão durante bastante tempo com os servidores europeus do Final Fantasy XIV, os problemas de routing voltaram há dois dias (14/02/2024).

Estou com um ping extremamente elevado de cerca de 200ms agora com a agravante que existe disconnects bastantes frequentes, o que impossibilita de todo jogar.

Já, como muitos outros nesta thread fizeram, segui todos os passos de troubleshooting necessários, que não solucionaram nada.

Deixo, mais uma vez, um trace route efetuado hoje (16/02/2024 20:35).

 

Tracing route to 80.239.145.7 over a maximum of 30 hops

  1     1 ms     1 ms     1 ms  192.168.1.1
  2     7 ms     5 ms     6 ms  10.10.127.254
  3    10 ms     7 ms    14 ms  10.137.200.161
  4     8 ms     7 ms     8 ms  10.255.48.86
  5    11 ms     9 ms     7 ms  ix-ae-3-0.tcore1.pv9-lisbon.as6453.net [195.219.185.29]
  6    40 ms    41 ms    41 ms  if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30]
  7     *        *        *     Request timed out.
  8     *        *        *     Request timed out.
  9   209 ms   206 ms   208 ms  ffm-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.120.241]
 10    47 ms    47 ms    47 ms  ffm-b17-link.ip.twelve99.net [62.115.132.113]
 11    76 ms    72 ms    66 ms  squareenix-ic-369632.ip.twelve99-cust.net [195.12.255.183]
 12   191 ms     *        *     80.239.145.247
 13     *      191 ms   194 ms  80.239.145.7

Trace complete.

 

 

O servidor ffm-bb1-link.ip.twelve99.net é um servidor localizado nos Estados Unidos!
Novamente o mesmo problema de routing.

 

Por favor encontrem uma solução para esta situação.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde, @CookieJaws
Lamentamos o transtorno. 

No entanto, e como indicado, neste tópico a rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS. 

Obrigado

Boa tarde, @Mário P.

Obrigado pela resposta. Eu entendo a situação do vosso lado, como gestores de comunidade, não podem fazer muito para além de remeter as situações para as equipas relevantes.

Seria possível confirmar se as equipas técnicas já estão informadas desta situação? É possível fornecer mais alguma informação que acham necessário?

Esta situação é desesperante.

Reputação 7
Crachá +2

Se ligares para o apoio recebes a resposta. Nada com rotas / pings está identificado como problema.

Pois @Guimas já percebi que a solução inevitável é deixar acabar o período de fidelização e mudar de operadora.

Reputação 7

Pois @Guimas já percebi que a solução inevitável é deixar acabar o período de fidelização e mudar de operadora.

 

Boa noite @CookieJaws,

Sugiro que verifique uma série da fatores:

  1. Qualidade da Conexão à Internet:

    • Garanta uma conexão estável e de alta velocidade. Considere a possibilidade de atualizar seu plano de Internet, se necessário.
    • Prefira uma conexão com fio em vez de Wi-Fi sempre que possível, pois as conexões com fio geralmente oferecem menor latência e maior estabilidade.
  2. Avaliação de Ping e Latência:

    • Realize testes de latência (ping) para o servidor do jogo. Latências elevadas podem resultar em atrasos na comunicação. Utilize comandos como "ping" para avaliar a latência e identificar possíveis problemas.
  3. Seleção de Servidores pela Proximidade Geográfica:

    • Opte por jogar em servidores geograficamente próximos. Isso visa reduzir a latência, proporcionando uma experiência de jogo mais fluida.
  4. Manutenção de Atualizações de Jogo e Drivers:

    • Mantenha o jogo e os controladores de hardware (placa gráfica, placa de rede) atualizados. Atualizações frequentes podem resultar em melhorias de desempenho.
  5. Configuração do Firewall e Antivírus:

    • Certifique-se de que o firewall ou o antivírus não estão bloqueando a comunicação com o servidor do jogo. Configure-os para permitir o tráfego específico do jogo.
  6. Priorização de Tráfego:

    • Considere a possibilidade de ajustar as configurações de priorização de tráfego no seu ambiente de rede, se disponível.
  7. Encerramento de Aplicações em Segundo Plano:

    • Feche aplicações que consomem largura de banda em segundo plano, como atualizações automáticas e streaming de vídeo.
  8. Utilização de VPN:
    • Evite o uso desnecessário de VPNs, pois elas podem introduzir latência à conexão. Se necessário, escolha um serviço VPN com servidores otimizados para jogos.
  9. Contacto com Suporte Técnico do Jogo:

    • Se todas as medidas falharem, entre em contato com o suporte técnico do jogo para assistência especializada.
  10. Modo bridge:
    • Considere colocar o router neste modo e comprar um router próprio em que possa colocar algumas ligações como prioritárias.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +1

Boa noite,

Depois de uma aparente melhoria na conexão durante bastante tempo com os servidores europeus do Final Fantasy XIV, os problemas de routing voltaram há dois dias (14/02/2024).

Estou com um ping extremamente elevado de cerca de 200ms agora com a agravante que existe disconnects bastantes frequentes, o que impossibilita de todo jogar.

Já, como muitos outros nesta thread fizeram, segui todos os passos de troubleshooting necessários, que não solucionaram nada.

Deixo, mais uma vez, um trace route efetuado hoje (16/02/2024 20:35).

 

Tracing route to 80.239.145.7 over a maximum of 30 hops

  1     1 ms     1 ms     1 ms  192.168.1.1
  2     7 ms     5 ms     6 ms  10.10.127.254
  3    10 ms     7 ms    14 ms  10.137.200.161
  4     8 ms     7 ms     8 ms  10.255.48.86
  5    11 ms     9 ms     7 ms  ix-ae-3-0.tcore1.pv9-lisbon.as6453.net [195.219.185.29]
  6    40 ms    41 ms    41 ms  if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30]
  7     *        *        *     Request timed out.
  8     *        *        *     Request timed out.
  9   209 ms   206 ms   208 ms  ffm-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.120.241]
 10    47 ms    47 ms    47 ms  ffm-b17-link.ip.twelve99.net [62.115.132.113]
 11    76 ms    72 ms    66 ms  squareenix-ic-369632.ip.twelve99-cust.net [195.12.255.183]
 12   191 ms     *        *     80.239.145.247
 13     *      191 ms   194 ms  80.239.145.7

Trace complete.

 

 

O servidor ffm-bb1-link.ip.twelve99.net é um servidor localizado nos Estados Unidos!
Novamente o mesmo problema de routing.

 

Por favor encontrem uma solução para esta situação.

Já deixei a solução ai acima… nunca há uma solução permanente porque nada disto é solucionavel, são routings e gamas de ip’s compradas e parcerias entre várias empresas, pelo mundo todo…. 

 

Deixo ai a solução outra vez só pra facilitar a quem não gosta de ler xD :

 

O jogo é o Battlefield 4... obrigado 

Para conseguirem fazer alguma coisa, ou puderes abrir uma porta no router para o server, tens de saber também qual o IP dele.

deixo 2 sugestões na mesma:

  1. deixa o router desligado durante a noite, pra ele ganhar um IP publico novo (isso pode melhorar o acesso a plataformas especificas)

  2. usa uma vpn (isso vai fazer routings diferentes, e algum há de ter melhorias)

um bem haja 

 

Um bem haja 

Boa tarde,

Passei de uma instalação de internet de cabo coaxial para fibra até dentro de casa.
O ping sem carga está neste momento em 4 e com carga em download ping de 7, o problema é em upload.

Antes tinha 40 e agora com fibra tenho ping de 100 em upload.

Como é possível? Ainda por cima jogo PlayStation online e com ping de 100 de upload acabo por em alguns jogos ter aviso de problemas de rede.

Já contactei o apoio e tive 1h em configurações/resets. Isto tudo para me dizerem que aconselhavam a telefonar para a linha mais especializada na área. 16991 com custo.
Porquê tenho que ligar para uma linha com custo acrescentado quando o problema é da NOS. 
Existe possibilidade de obter ajuda por aqui?

Reputação 7
Crachá +2

A NOS não te ajuda numa questão de ping. Não sabes sequer se o problema é da NOS.

Faz o teste aqui:

https://www.nos.pt/net/medir-a-velocidade-da-internet e vê quanto tens de ping.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

Movemos os vossos comentários para o tópico onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS. 

Obrigado

Reputação 1

A NOS não te ajuda numa questão de ping. Não sabes sequer se o problema é da NOS.

Faz o teste aqui:

https://www.nos.pt/net/medir-a-velocidade-da-internet e vê quanto tens de ping.

O problema desse teste da NOS é que não nos dá o ping em upload. Faço no Speedtest ligando ao servidor da NOS mais próximo.

Portanto o problema é da NOS.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Fura,

Agradecemos o seu testemunho.

Sugerimos que siga a recomendação partilhada pelo apoio técnico NOS.

Caso seja verificada alguma anomalia responsabilidade NOS, um ticket será aberto para que as equipas responsáveis possam analisar o tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Comentário