Header
Pergunta

Falta de seriedade e profissionalismo.


Instalaram-me o serviço a 2 de Janeiro M3 1000Mbs que tinha contratado por telefone.

Supostamente seria com o router wifi6, mas instalaram o wifi5??

A velocidade no máximo foi 500Mbs, no contrato está um mínimo obrigatório de 800Mbs.

Uma senhora do apoio técnico disse-me que a tecnologia de fibra que eu tinha não era compatível com o router wifi6???? Tenho FTTH. (se calhar a fibra era alugada a outro operador????)

Pelos motivos acima descritos manifestei vontade de cancelar o contrato.

A NOS arrastou a situação, passei muitas horas ao telefone com inúmeros testes e procedimentos que nada resolveram. Mandaram um técnico a casa que também nada resolveu. 

Continuei sempre a reclamar e a não aceitar a situação, pedindo  o cancelamento do serviço. A NOS sempre a protelar e a ameaçar que tinha de pagar por não cumprir o contrato.

A velocidade da internet manteve-se sempre entre os 300 e 400 Mbs

Finalmente após muita insistência aceitaram a rescisão no dia 16 de Janeiro, pedindo-me para me deslocar a uma loja para preencher os papeis. Desloquei-me à loja no dia seguinte 17 de Janeiro.

No dia 20 de Janeiro foi-me enviada uma mensagem a confirmar o desligamento e que tinha a pagar o valor de 425.385€.

Claro que não vou pagar absolutamente nada já que houve incumprimento por parte da NOS e apesar de ser quase impossível cancelar o contrato pelas artimanhas, ameaças e protelações do problema, numa tentativa, penso eu, de ultrapassar os 15 dias de teste a que o cliente tem direito e em que pode rescindir sem dar satisfações.

Acho muito triste uma situação destas numa empresa que eu considerava séria e justa mas parece que me enganei.

Caso a situação não seja resolvida com brevidade vou optar por outros procedimentos.


24 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

O router colocado deve ter sido o correto.

Testou em modo de segurança com rede em 2 pcs pessoais diferentes?

Executei e procedi a todos os testes que me foram pedidos. Tanto eu como o técnico que a NOS me enviou.

 

Reputação 7
Crachá +2

ok mas … Testou em modo de segurança com rede em 2 pcs pessoais diferentes?

Não me recordo. Provavelmente não. A verdade é que fui cliente meo e a velocidade estava sempre acima dos 900mbs na mesma máquina.

Reputação 7
Crachá +2

Não me recordo. Provavelmente não. A verdade é que fui cliente meo e a velocidade estava sempre acima dos 900mbs na mesma máquina.

Convém então.

De qualquer modo é tarde demais. O contrato está anulado e o equipamento encaixotado. Se acha que esse teste serviria para alguma coisa, deveria ser o apoio ao cliente a mandar fazer ou mesmo o técnico que se deslocou  casa. Nesse caso chama-se, para além de tudo o resto, INCOMPETÊNCIA.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @19832925JoFeMa, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Não nos revemos no género de prática que descreve. A NOS disponibiliza fibra, seja ela HFC ou FTTH, e mesmo que seja em parceria com outro operador é necessário verificar o que se passa. 

Lamentamos não conseguir juntamente consigo verificar esta situação, uma vez que não tem o serviço ativo. No entanto, o @Guimas, deu uma excelente ajuda. 

Se tiver alguma questão, por favor, partilhe.

Obrigado

Gostava de saber porque razão um contrato que foi realizado por telefone e depois de muitas peripécias e despesas - esgotei o saldo do telemóvel em reclamações, serviço instalado no dia 2 e a 16 foi cancelado por justa causa tenho de pagar 425.385€ mais a factura de Janeiro. FOI CANCELADO NOS 15 DIAS DE EXPERIENCIA EM QUE NEM SEQUER PRECISAVA DAR SATISFAÇÕES.

Reputação 7
Crachá +5

Gostava de saber porque razão um contrato que foi realizado por telefone e depois de muitas peripécias e despesas - esgotei o saldo do telemóvel em reclamações, serviço instalado no dia 2 e a 16 foi cancelado por justa causa tenho de pagar 425.385€ mais a factura de Janeiro. FOI CANCELADO NOS 15 DIAS DE EXPERIENCIA EM QUE NEM SEQUER PRECISAVA DAR SATISFAÇÕES.

Boa noite, são 14 dias:

 “O prazo conta a partir da data em que firmou o contrato. Se aceitou a ativação do serviço antes de terminar os 14 dias, já não poderá rescindir sem pagar um montante, que é proporcional ao serviço prestado até ao momento em que pediu o cancelamento. O serviço prestado engloba a instalação, a ativação e a utilização.”

 E em caso die incumprimento por parte da NOS??

“Velocidade minima: 800Mbps / 160Mbps | Velocidade normalmente disponível: 900Mbps / 190Mbps | Velocidade máxima: 1000Mbps / 200Mbps”

O máximo de velocidade que me conseguiram no medidor oficial da NOS foi de cerca de 500Mbs

 

“O desempenho real do serviço Net Fixa deve ser aferido de acordo c/ metodologia indicada em nos.pt/vel. Em caso discrepância contínua dos débitos aplica-se direito livre resolução, sem prejuízo da apresentação de alternativa.”

O máximo de valores obtidos foram de aproximadamente 500Mbs com valores médios entre 300 e 400Mbs.

 

Reputação 7
Crachá +2

 E em caso die incumprimento por parte da NOS??

“Velocidade minima: 800Mbps / 160Mbps | Velocidade normalmente disponível: 900Mbps / 190Mbps | Velocidade máxima: 1000Mbps / 200Mbps”

O máximo de velocidade que me conseguiram no medidor oficial da NOS foi de cerca de 500Mbs

 

Sendo FTTH duvido muito que seja incumprimento da NOS.

Ainda por cima não chegou a fazer os testes conforme lhe referi em cima, dado que assim, são testes fidedignos.

Até pedir a rescisão fiz absolutamente todos os testes que me foram pedidos … mais de uma centena inclusive o técnico que enviaram cá a casa não consegui resolver nada.

Parece-me que andaram sempre a empatar com uma infinidade de testes que nunca mais acabam, exactamente para que esses 14 dias passassem e eu ficasse agarrado a um serviço de m...da.

Acabei de desmpacotar o router , liguei ao computador com windows11, placa de rede de 2,5GBs fiz o teste como pediu e deu: 

Download 411.24 Mbps

Upload 230.12 Mbps

Ping 8.51 ms

Jitter 0.36 ms

Diga-me o que tenho de fazer mais.

 

ID: 

1102048466

Data: 

2023-01-21 21:50

O seu IP: 

89.180.40.164

O seu sistema operativo: 

Windows 10

O seu browser: 

Chrome 109.0.0.0

Tenho o pc em modo segurança com rede.

Reputação 7
Crachá +2

Já chegou a testar com um 2º? Por vezes é problema do pc, por isso que os técnicos não resolvem.

Novo teste:

Reiniciar Teste >  Guardar PDF

download.png

Download

382.62 Mbpsupload.png

Upload

229.25 Mbpsping.png

Ping info

8.48 msjitter.png

Jitter info

0.25 ms

ID: 

1102048488

Data: 

2023-01-21 22:11

O seu IP: 

89.180.40.164

O seu sistema operativo: 

Windows 10

O seu browser: 

Chrome 109.0.0.0

Fico à espera de mais dicas…

Não tenho aqui mais nenhum PC de momento, mas no do meu filho que é um pouco mais antigo dava exactamente a mesma coisa.

De referir que tenho apenas este PC ligado ao router por cabo e nada no wifi.

Ainda volto a frisar que mesmo antes de instalarem o serviço NOS, com a MEO a velocidade andava sempre acima dos 900Mbs. 

 

Reputação 3

Gostava de saber porque razão um contrato que foi realizado por telefone e depois de muitas peripécias e despesas - esgotei o saldo do telemóvel em reclamações, serviço instalado no dia 2 e a 16 foi cancelado por justa causa tenho de pagar 425.385€ mais a factura de Janeiro. FOI CANCELADO NOS 15 DIAS DE EXPERIENCIA EM QUE NEM SEQUER PRECISAVA DAR SATISFAÇÕES.

Boa noite, são 14 dias:

 “O prazo conta a partir da data em que firmou o contrato. Se aceitou a ativação do serviço antes de terminar os 14 dias, já não poderá rescindir sem pagar um montante, que é proporcional ao serviço prestado até ao momento em que pediu o cancelamento. O serviço prestado engloba a instalação, a ativação e a utilização.”

Claramente se há incumprimento da operadora não tem que pagar instalação e activação. A NOS não instalou aquilo que foi acordado portanto os valores de instalação e "activação" não são devidos.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @19832925JoFeMa

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Vamos endereçar a sua questão e analisar o motivo do incumprimento contratual. 
Obrigado

Comentário