Header

4G 40MB fixo traffic shaping


Reputação 2
Porque é que vocês da NOS são uns burlões? Fazem TRAFFIC SHAPING ao 4G fixo ilimitado todos os dias de manhã à noite, o que é demais, se fosse de vez enquando, em dias mais pesados, como fins de semana, feriados, etc, ainda escapava, tenho esta internet há quase um ano, e desde ai, sempre tive TRAFFIC SHAPING, é gozar com os seus clientes. A INTERNET FIXA 4G já é muito lenta por norma, e com o TRAFFIC SHAPING ainda piora mais, nem se consegue ver um vídeo, imagens ao soluços, etc, podes ter 20, 30 megas, não vale apena, tá limitado, perde a potência. Dia 24, e 25, tenho tido o dia todo 3/4 megas sempre com o SHAPING ativo numa internet de até 40 megas, 3/4 megas que com o TRAFFIC SHAPING ativo equivale a 1 mega, ai podem ver o lixo de INTERNET que é. E pago 28 euros por mês, o que é muito para aquilo que nos dão. Enquanto não mudarem esta politica do TRAFFIC SHAPING não vão a lado nenhum, só vão perdendo clientes para outras operadoras. E para muitos que têm esta internet 4G e não sabem, pensam que é da velocidade fraca que eles fornecem e não é, é o TRAFFIC SHAPING que vos está a limitar a tudo. Já naveguei com uma internet destas sem o devido TRAFFIC SHAPING e até dá gosto em navegar, seja qual for a velocidade que tiverem. Não aguentam com o número de clientes? Metam mais antenas 4G espalhadas, nos pagamos as faturas, para alguma coisa é. Deixo aqui o meu aviso para as pessoas que queiram aderir ao 4G FIXO da NOS, não se metam nisso, é a pior INTERNET que pode haver, isto é internet da idade da pedra. É pena nada evoluir com a NOS, não sei o porquê, digo isto porque quando era OPTIMUS, era outra coisa. Só espero chegar ao final do contrato e NOS nunca mais, seja qual for o serviço.

43 Comentários

Confirmada que está a prática reiterada de traffic shaping e após reclamação para a ANACOM, a (não)solução apresentada pela NOS foi aceitar justa causa para rescisão do contrato.
Acontece que, como deixei claro nas várias reclamações, a rescisão do contrato só deveria ser contemplada se a NOS devolvesse todas as verbas indevidamente cobradas no interim.
Claro que devolver dinheiro por um serviço não prestado ou deficiente não está nos planos da NOS (têm uma noção de justiça, honestidade e idoneidade muito peculiar!), assim como investir em infraestrutura também não. Está visto que isso era nos tempos da PT em que pagavam 10M...
Já não basta a partilha de infraestruturas existentes com os restantes operadores, com o aval e conivência do regulador, como passam incólumes com a publicidade enganosa que se socorrem para enganar, repito, enganar os clientes.
No meu caso, a diferença entre entre dados móveis do router e do telemovel situa~se nos 4-12X/dowstream e 2-4X/upstream mais lenta quando utilizo o router 4G.
Enquanto os operadores se sentarem todos à mesma mesa para definirem quotas de mercado e o regulador olhar para o lado e assobiar, não nos safamos.
Como alguém dizia: "É o que há!" .
cumprimentos
Reputação 2
Confirmada que está a prática reiterada de traffic shaping e após reclamação para a ANACOM, a (não)solução apresentada pela NOS foi aceitar justa causa para rescisão do contrato.
Acontece que, como deixei claro nas várias reclamações, a rescisão do contrato só deveria ser contemplada se a NOS devolvesse todas as verbas indevidamente cobradas no interim.
Claro que devolver dinheiro por um serviço não prestado ou deficiente não está nos planos da NOS (têm uma noção de justiça, honestidade e idoneidade muito peculiar!), assim como investir em infraestrutura também não. Está visto que isso era nos tempos da PT em que pagavam 10M...
Já não basta a partilha de infraestruturas existentes com os restantes operadores, com o aval e conivência do regulador, como passam incólumes com a publicidade enganosa que se socorrem para enganar, repito, enganar os clientes.
No meu caso, a diferença entre entre dados móveis do router e do telemovel situa~se nos 4-12X/dowstream e 2-4X/upstream mais lenta quando utilizo o router 4G.
Enquanto os operadores se sentarem todos à mesma mesa para definirem quotas de mercado e o regulador olhar para o lado e assobiar, não nos safamos.
Como alguém dizia: "É o que há!" .
cumprimentos
Estás a dizer que posso cancelar o contrato por justa causa devido ao TRAFFIC SHAPING?
Estou a dizer que a NOS reconhece que não está a prestar o serviço contratado e reconhece justa causa para a rescisão.
Acresce o facto de a ANACOM ter clarificado que "trafego ilimitado" não pode ter condicionantes outros que o limite de largura de banda contratado.
No meu caso, a NOS nunca disponibilizou essa largura de banda. Nunca resolveu o problema mas sempre cobrou pelo serviço não prestado.
Como não quer resolver o problema, não pode exigir o cumprimento de um contrato que foi viciado.
O que me espanta é a ANACOM saber da situação e nada fazer. Ou seja, o regulador sabe que o operador está a burlar clientes mas, em vez de actuar, olha para o lado e assobia.
Reputação 2
Viva,

A internt 4G NOS tem estado miserável ao fim de semana e ao fim da tarde. (zona Póvoa Varzim). Ligando via Rouetr 4g (wi-fi) nem consigo aceder à página do Speedtest . Para acder a um site nacional ( dn.pt por exemplo) demora cerca de 10 segundos. A utilizara o medidor "Net.mede" (?) da ANACOM, tenho velocidades de download de 300Kbps (0,3 MBps) .... impressionante 🙂. O Upload anda nos 3 Mbps.

Aparentemente Traffic Shapping.... Já reclamei várias vezes sem efeito. Dizem- me da linha apoio cliente que é ums limitacão reconhecida. Há fibra NOS a menis de 300 metros mas aparentemente não será lucrativo! Justa causa para rescisão uma vez que pago algo que não é fornecido! Velocidade contratada ilimitada até 40 MBps e nem 1 MBPS (anexo testes no site ANACOM. O SPEEDTEST nem sequer executava.
Reputação 1
JLR estou com o mesmo problema que tu , 😞 mas isto vai ser por pouco tempo porque eu vou ser o próximo cliente a rescindir contrato.
Reputação 1
já ando farto de desculpas que me dão ao telefone que as antenas estão subcarregadas? e eu me pergunto subcarregadas as 6h da manhã?
Nos temos a ser burlados e temos a deixar-nos cair na conversa deles não pode ser. Temos que atuar e o melhor a fazermos é rescindir contrato porque ta no nosso dever se não obtemos o minimo contratado no contrato podemos rescindir...
Reputação 1
Aqui está o serviço de xxxxx que a Nós nos esta a vender ...
Reputação 2
Facilmente a questão do traffic shapping pode ser verificada..Ligando 4G no telemóvel NOS, há mesma hora, obtenho velocidades entre 8x Downstream / 7 MBPS UPSTREAM ( !) [ Imagem 1 :

]

Aliás, anexo uma segunda imagem (imagem 2 :

)com medição ns ordem dos 100KBPS (!!) :@:@;). Há 20 anos atrás tinha velocidades superiores com um modem na linha telefone (!!) . O que é isto...??:S Uma ligação deste "calibre" é adequada para....? 😞
Reputação 7
Crachá +5
Olá a todos,

Se o vosso serviço de internet está lento, para conseguirmos ajudar, é muito importante que sejam feitos despistes técnicos e que a situação seja acompanhada por uma equipa especializada, por isso pedimos que nos liguem, por favor. Saibam aqui quais as linhas de apoio disponíveis.
Reputação 2
A situação já foi reportada 2 ou 3 vezes no último mês. A resposta do suporte técnico é desligar e ligar o router, colocar e retirar o cartão e/ ou reset ao router. Testes efetuados, nem que seja remotamente, nada!! O speedtest foi sugerido, mas nem consigo abrir a página de testes com a velocidade quanto mais testar. O site da Anacom dizem que não é fiável.... o speedmeter da FCCN será? 🙂 Em vez de realizarem testes remotos em que estranhamente está sempre tudo bem, com as chamadas e chamadas efetuadas, seria mais simple enviar alguém testar lá em casa. Alternativas???
Reputação 2
Hoje, dia de semana, mais um teste realizado ligando diretamente cabo RJ45 AO Router. Posso realizar Download a 314 KB/ SEGUNDO!!!;) Largura bsnda 2.45 MBps. 😃 oOmelhor teste em 2 meses.



No meu caso o PUR nem precisa ser aplicado, uma vez que devo gastar mais tráfego em internet móvel 4g que na net de casa!!!:D
Reputação 2
Olá a todos,

Se o vosso serviço de internet está lento, para conseguirmos ajudar, é muito importante que sejam feitos despistes técnicos e que a situação seja acompanhada por uma equipa especializada, por isso pedimos que nos liguem, por favor. Saibam aqui quais as linhas de apoio disponíveis.


Obrigado. A situação já foi reportada 2 ou 3 vezes no último mês. A resposta do suporte técnico é desligar e ligar o router, colocar e retirar o cartão e/ ou reset ao router. Testes efetuados, nenhum!! O speedtest foi sugerido, mas nem consigo abrir a página de testes com a velocidade quanto mais testar. O site da Anacom dizem que não é fiável.... o speedmeter da FCCN será? 🙂 Em vez de realizarem testes remotos em que estranhamente está sempre tudo bem, com as chamadas e chamadas efetuadas, seria mais simple enviar alguém testar lá em casa. O máximo que obtive foi ontem com cerca de 300Kbps, com uma largura de banda de 2.45 MBbps. Será este o melhor que poderei esperar neste serviço até 40 Mbps??Este valor aproximado foi obtido igualmente nos testes disponiveis site da nos :

http://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx

Ou seja, o valor obtido representa cerca de 5% - 6% do valor MÁXIMO contratado(40) . Estes valores respeitam as condicões minimas de serviço definidas na lei, incluindo traffic shapping? Um ficheiro de 512 MB demoraria "apenas " 30 minutos!! 😁
Reputação 7
Crachá +1
@JLR nunca fizeram despistes? então o que te dizem que se passa?
Reputação 2
@JLR nunca fizeram despistes? então o que te dizem que se passa?

Já reportei a situação N vezes. Dizem- me da linha apoio cliente que é uma limitacão reconhecida devido ao excesso de utilizadores no local!!! Que tal aumentar a capacidade neste local? Ou então não vendem o serviço a indicar o que não pode fornecer!

A resposta do suporte técnico é desligar e ligar o router, colocar e retirar o cartão e/ ou reset ao router. Testes efetuados, nem que seja remotamente, nada!! O speedtest foi sugerido, mas enas situações em que notei ainda mais lentidão (essencialmente fins de semana e dias da semana entre as 10h00m e as 23h00m) não consigo abrir a página de testes com a velocidade quanto mais testar o que quer que seja. Testes remotos nada! O reesultado dos testes está acima bem vísível.

Foi ligado um portátil NOVO com processador i5 7200U (ou seja, compardo há cerca de 1 mês) com 8 GB RAm e Windows 10 Ent e disco SSD. O portátil foi ligado por cabo de rede directamente ao router via RJ45 (para não haver a "desculpa" do problem ser devido ao Wi-Fi) , ou sejam por, cabo de rede . Ou seja, o portátil é novo , foi ligado diretamente ao router via cabo de rede ! OS resulatdos estão acima indicados!

Há fibra NOS a menis de 300 metros mas aparentemente não será lucrativo! Velocidade contratada ilimitada até 40 MBps , com downloads na ordem dos 300 Kbps (acima bem evidentes na imagens em anexo).
Alternativas/soluções?
Reputação 2

Ficheiro 100 Mb para download! ,
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @JLR.

Lamentamos que continue com dificuldades no acesso ao seu serviço de internet. 😞 Reforçamos que, para o conseguirmos ajudar, precisamos mesmo que nos ligue para que esta situação possa ser acompanhada por uma equipa técnica especializada.
Reputação 2
Tem melhor que eu. ...:) eu com sorte e nos melhoes dias tenho 2 Mbps. Nos piores nem 1 Mbps. Downloads a 130 Kb/segundo!!!! Eu se tivesse 1/4 da velocidade contratada ( ATÉ 40MBps) era "NATAL" 🤣

130Kbps????? A ANACOM TEM CONHECIMENTO DISTO?

A velocidade contratada foi 200 MB.
Tenho feito vários testes, com resultados muito mas muito além do contratado.
O último que fiz deu:
78 Mbps Download - 22 Mbps Upload None ms -Latência

Já reportei a situação várias vezes. E de cada uma delas, obtive respostas diferentes.
Ou seja, têm-me passado um atestado de burro.
A próxima é para rescindir o contrato com a NOS.
Reputação 2
Olá Carolina! Viu a minha mensagem anterior? Pelo meu registo, detetam facilmente o C.P. DA LOCALIDADE COM PROBLEMAS e onde resido.

Quer que ligue de 5 em 5 minutos a reclamar do mesmo e sempre com a mesma resposta do suporte técnico ( nada a fazer e tudo dentro dos parametros normais!!!) Até já indicaram a culpa pode ser do tempo!! Com céu limpo e sol? Nao me gozem....

Os printscreen acima postados e as reclamacões efetuadas servem para quê??

Qual a explicacão para que na nesma hora, local e fazendo os mesmos testes o resultado via telemóvel e 4G Nos os redultados sejam superiores, ou seja 8 a 10 vezes mais rápido? Não utlizam a mesma rede 4G E A MESMA ANTENA? Se não traffic shaping e limitação de acesso no router 4G o que é?

"Obrigado. A situação já foi reportada 2 ou 3 vezes no último mês. A resposta do suporte técnico é desligar e ligar o router, colocar e retirar o cartão e/ ou reset ao router. Testes efetuados, nenhum!! O speedtest foi sugerido, mas nem consigo abrir a página de testes com a velocidade quanto mais testar. O site da Anacom dizem que não é fiável.... o speedmeter da FCCN será? 🙂 Em vez de realizarem testes remotos em que estranhamente está sempre tudo bem, com as chamadas e chamadas efetuadas, seria mais simple enviar alguém testar lá em casa. O máximo que obtive foi ontem com cerca de 300Kbps, com uma largura de banda de 2.45 MBbps. Será este o melhor que poderei esperar neste serviço até 40 Mbps??Este valor aproximado foi obtido igualmente nos testes disponiveis site da nos :

http://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx

Ou seja, o valor obtido representa cerca de 5% - 6% do valor MÁXIMO contratado(40) . Estes valores respeitam as condicões minimas de serviço definidas na lei, incluindo traffic shapping? Um ficheiro de 512 MB demoraria "apenas " 30 minutos!! 😁
"


Olá, @JLR.

Lamentamos que continue com dificuldades no acesso ao seu serviço de internet. 😞 Reforçamos que, para o conseguirmos ajudar, precisamos mesmo que nos ligue para que esta situação possa ser acompanhada por uma equipa técnica especializada.
Reputação 2
Boa noite, já fiz o meu trabalho, ainda tinha mais um ano de contrato, fui à loja, falei da situação e rescindiram contrato. Já me livrei da NOS 4G, e pronto, digo o que sempre disse NOS nunca mais. Já estou noutra operadora. E a muitos de vocês, vão à loja e rescindam contrato, quem tiver menos de 3MB, eles rescindem na boa. Antenas saturadas? Que culpa temos nós? Pagamos as facturas todos os meses, coloquem mais antenas, ganham bem para isso, agora gozarem com os clientes é demais. Esta NOS não merece ter clientes.
Reputação 2
Novo "record" de velocidade. Vamos de mal a pior. Caso não seja solucionada esta situação até fim do mês vou a loja e cancelo a minha subscrição. Já contactei o suporte e nem conseguiram aceder ao router! Pudera...

A velocidade é adequada para...? Nada, pelos testes realizados e impossibilidade de acesso à internet em condições mínimas!

Latência 1120 ms, downaload 0,1 Mbps!!!!:@
Reputação 7
Crachá +6
Olá @JLR,

Qualquer lentidão, ou falta de acesso, no serviço de Internet deve ligar para a nossa Linha de Apoio, para que sejam feitos despistes técnicos. Pode ser uma situação que se resolva de imediato, ou através de a deslocação de uma equipa técnica. 🙂
Reputação 2
Já "ando" a ligar há meses de 15 de 15 dias , até agora nada. Despistes, nada. Há cerca de 1 mês ligaram q indicar que estava tudo bem !! No meu caso não , de certeza. Aliás ontem, depois de reclamar, tentar ligar-se ao meu router e nem conseguiam devido a congestionamento na rede. Aliás os posts acima são mais que suficientes. Hoje pediram para ligar para um nº específico associado a este problema e a mensagem que ouço é:

"Devido a um elevado fluxo de chamadas não é possível atender as sua chamada!!!"[/b] Mais palavras para quê.? Porque será o elevado nº de chamadas num nº associado a despistar problemas na internet ??:D:@Quando é mais necessário aceder à internet , é isto...

Mais uma semana e vou pedir rescisão por incumprimento no fornecimeno do serviço contratdo. De 40Mbps ( que já é muito pouco) atingir 0.1 MBps é muito mau , por muita boa vontade que tenha para querer continuar como cliente!

Olá @JLR,

Qualquer lentidão, ou falta de acesso, no serviço de Internet deve ligar para a nossa Linha de Apoio, para que sejam feitos despistes técnicos. Pode ser uma situação que se resolva de imediato, ou através de a deslocação de uma equipa técnica. :)
Reputação 2
Novo teste há cerca de 1 hora... Penso que é evidente!
Reputação 2
Outo teste utilizando 4G LTE no telemóvel no mesmo local e quase mesma hora. Reparem na diferença de valores no router e no telemóvel! Suponho que utilizem as mesmas antenas e rede NoS 🙂
Reputação 2
Resposta da NOS: a antena está sobrecarregada. Não sabem quando será resolvido ( ou seja fica como está ). Fica o aviso para os interessados. Posso cancelar com justa causa? Vou contactar ANACOM, DECOO E CANCELAR CONTRATO.

Comentário