Skip to main content

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Suporte para Google pixel 5 ?


Olá @César Lima

Lamentamos a demora. 

Pretende ter um cartão SIM mais um eSIM com o mesmo número, é isso?

Obrigada 


Boa tarde,

 

Como poderei proceder para transformar o meu cartão de dados móveis num eSim?

atentamente,

César Lima


Sim, @Goncalo40

Caso preencha os requisitos indicados neste artigo. 
Obrigado

 


Sim sou cliente NOS em relação ao tarifário compatível penso que sim!? O processo é todo feito na hora? Na loja?


Boa noite @Goncalo40

Movemos o seu comentário para o artigo sobre a disponibilização do eSIM na NOS. Assim, garantimos a boa organização do Fórum. 

Já é cliente NOS? Com um tarifário compatível para o equipamento desejado?

Obrigado


Boa noite, para adquirir o e-sim tenho que me dirigir á loja com o equipamento em que desejo instalar como por exemplo um smartwatch e este serviço não tem qualquer custo, é isso? Desde já Obrigado.


Boa noite @Gusta

O número que pretende manter é um número já NOS? Se não, pode apenas realizar o pedido de portabilidade preenchendo o formulário. 

Caso seja um número NOS, para que seja feita a migração, sim, é necessário deslocar-se a uma loja NOS. 

Obrigado


Olá equipa NOS,

 

Pedi recentemente um eSIM que deverá chegar napróxima semana.

 

Para proceder à ativação do eSIM e, no meu caso, para portar o meu atual número móvel para esse eSIM, terei obrigatoriamente de me deslocar a uma loja NOS?

 

Obrigado!


Sim, @ICEO LDA
Recordamos apenas que caso vá a uma loja NOS num shopping, a mesma segue o horário do centro. 

Obrigado


as vossas lojas estão abertas?

 


Boa tarde @ICEO LDA
Movemos o seu comentário para o artigo onde já abordamos o tema sobre a disponibilização do eSIM. 

Para obter a 2ªvia do cartão, em eSIM, basta deslocar-se a uma loja NOS com o equipamento. 

Obrigado


Olá.

Funciona com o Family setup da Apple no Watch? Mais especificamente com a parte em que partilhamos o nosso tarifário com um membro da família?


Do site de suporte da Apple:

Set up cellular and Wi-Fi

If your iPhone cellular provider supports Family Setup, you can add the watch to your plan. If your carrier doesn’t support it, you might be able to use an alternative carrier. Then you can set up cellular on the watch later.

Next, choose whether to share your current Wi-Fi network with the Apple Watch.


@Ana P. sim, quais são os dados elementos necessários 


Olá @Nuno86

Lamentamos a demora. 

Por favor, não coloque os seus dados em público pois, só dessa forma, conseguimos salvaguardar os mesmos. 

O email que nos indicou anteriormente está associado à sua área de cliente NOS? 

Obrigada


Gostaria de pedir um esim para um numero já existente na minha empresa como fazer?

 


@Mário P. como posso pedir através da área de cliente?


Bem-vindo ao Fórum NOS @Nuno86

Diga-nos, por favor, se tem o serviço associado à Área de Cliente NOS. Se sim, pode fazer o seu pedido por essa via. 

Obrigado


Pretendo pedir uma 2ª via do meu numero de telemovel em formato E-sim mas não sou o titular da conta e tendo em conta que não habito com a titular do servico e não me ser possivel ir a uma loja com a titular do serviço não vejo nenhum sentido a que a titular tenha de ir a uma loja mas so fazem a 2ª via se levar o telemovel em causa para fazer a configuração do servico, assim fico privado de usar o meu telemovel como eu bem entendo, seria bastante façil a titular ir a uma loja fazer o pedido do dito cartão e depois enviar me o Qr code para eu fazer a configuração


Olá @Paulo Monteiro Rosa,

Neste momento só conseguimos garantir o funcionamento nos Samsung Galaxy Watch.

Obrigada


Olá @Marco Chapita,

Ao mudar de telemóvel é necessário ativar um novo eSIM. A 2ª via deverá ser pedida numa loja NOS.

Obrigada


Boa noite! Tenho um smartwatch "ticwatch pro 4g lte", posso utilizar o meu número de telemóvel no smartwatch? Obrigado. Sou cliente NOS. O SIM do meu telemóvel é da NOS.


Boa tarde, vou alterar de telemóvel brevemente, tenho esim, vou necessitar de ir buscar um novo cartão esim ou ele também migra para o novo telefone quando estiver a configurar o novo telefone? 


Bem-vindo ao Fórum NOS @LMSantos

Movemos os seus comentários para o tópico já existente sobre a tecnologia sobre o eSIM. 

Agradecemos o seu feedback. Se tiver alguma questão, por favor, partilhe-a connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado


Boa tarde, recebi hoje 1 esim. Testei e funciona perfeitamente!

Parabéns NOS


Comentário