Skip to main content
Header

Situação contratual e pedido de esclarecimento

• October 5, 2025
  • 7 comentários
  • 58 visualizações

Boa tarde,

Venho por este meio expor uma situação que me tem causado alguma insatisfação.

Em agosto, foi-me apresentada uma proposta da NOS com condições semelhantes às do meu contrato anterior com a MEO, mas com um valor mensal mais reduzido. Aceitei a proposta, tendo-me sido garantido que a equipa da NOS trataria de todo o processo — incluindo a rescisão com a MEO, a portabilidade dos números e a ativação do novo contrato. A instalação dos novos serviços ocorreu em minha casa no dia 27 de agosto.

Antes mesmo de iniciar o processo de portabilidade e instalação, experimentei problemas com o primeiro comercial que me contactou para realizar o contrato. Ao tentar esclarecer questões e resolver problemas já surgidos, este ou não atendia, ou respondia com expressões como: “Ligo-lhe amanhã”, “Amanhã será a primeira coisa que farei quando começar a trabalhar” e, numa ocasião, “Dona Maria, você está me a pressionar” quando lhe pedi que resolvesse ou executasse os serviços que apresentavam problemas ou ainda não tinham sido executados.
Após esta última interação, solicitei falar com o seu superior, tendo sido nesta situação oferecida uma segunda mensalidade gratuita após este ter iniciado o processo de resolução das questões de portabilidade e rescisão ainda pendentes ou por executar.

A portabilidade dos números não foi efetuada conforme indicado, obrigando-me a contactar o superior do primeiro comercial, que iniciou o acompanhamento até à sua execução e conclusão, quase um mês depois. Na mesma chamada, foi solicitado e efetuado o pedido de rescisão do contrato com a MEO, apenas no dia 4 de setembro — informação que me foi confirmada pela MEO — e não no dia 27 de agosto, como inicialmente me fora informado. A falta de informação sobre o processo levou-me a assumir que a mudança seria imediata, resultando no pagamento de serviços da MEO que já não pretendia utilizar durante o mês seguinte ao pedido de rescisão.

Surgeram também problemas de faturação. Foram emitidas duas faturas: a primeira a 1 de setembro e a segunda a 25 de setembro, embora a instalação dos serviços tenha ocorrido a 27 de agosto. Ambas deveriam ser gratuitas, conforme informação fornecida no momento da adesão. A primeira fatura, embora gratuita, foi emitida apenas cinco dias após a instalação, quando o correto seria após um mês completo de utilização (27 de setembro). A segunda fatura, emitida a 25 de setembro, também antecipadamente, deveria ser gratuita e apenas emitida a 27 de outubro. A antecipação das datas e a necessidade de pagamento geraram confusão e insatisfação adicionais.

Esta situação causou-me perda de tempo e desagrado na tentativa de resolver assuntos que deveriam ter sido acompanhados e esclarecidos pela nova operadora.

Agradeço desde já a atenção e compreensão, e espero um esclarecimento rápidamente quanto à situação descrita.

Com os melhores cumprimentos,
Maria do Céu

7 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 6, 2025

Cara Sra. Maria do Céu,

Lamentamos sinceramente o transtorno causado durante o processo de adesão aos nossos serviços. Reconhecemos que a experiência descrita não corresponde aos nossos padrões de qualidade e acompanhamento ao cliente.

Confirme-nos, por favor, se já expôs esta situação junto da linha de apoio ao cliente NOS, nomeadamente sobre a regularização das faturas associadas ao período promocional.

Agradecemos a sua compreensão e o tempo dedicado a expor o ocorrido. Continuamos totalmente disponíveis para qualquer esclarecimento adicional através dos nossos canais de apoio.

Obrigado

Boa noite, respondendo á sua pergunta sobre ter exposto o assunto na linha de apoio NOS.
Como já tinha referido, após as várias tentativas de contacto com o primeiro comercial eu pedi para falar com o seu superior, o qual me afirmou que iria resolver os problemas e que acompanharia o processo dali em diante.
Para mais, eu procurei os vossos contactos para primeiro expor a situação, os quais não consegui encontrar. Devido a essas circunstâncias decidi também expor o assunto no livro de reclamações online.
cumprimentos

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 6, 2025

@Maria do Céu Morais Trigo, boa noite. 
Sendo que já endereçou a situação, pedimos que, por favor, aguarde a nossa resposta. 

De certo que a equipa Provedoria NOS responderá o mais rápido que for possível para ajudar. 
Obrigado,

Exmos senhores,

fui contactada por um assistente da NOS no dia 21 de maio, que me apresentou uma possibilidade de alteração do plano de que estava a usufruir para uma nova modalidade que carecia de fidelização de 24 meses. LEMBRO: não procedi à validação do pedido com o clique na mensagem de email e tão pouco enviei a mensagem com a palavra “aceito”. Acontece que, aguardei 13 dias para ver se as melhorias apresentadas pelo assistente se verificavam e tal não aconteceu. Assim, ao 13.º dia tentei contactar a NOS, pelo número 931699000 e não tive sucesso, nunca cheguei à conversa com o assistente, para rescindir o contrato e voltar à situação anterior. Ontem, 14.º dia foi feriado e hoje, estou há quase 2 horas a ouvir a música de chamada em espera… Nunca atenderam.

Resumindo: 1.º como não cheguei a aceitar a nova adesão espero que a faturação seja feita pela modalidade em que me encontrava; pois o serviço não melhorou tal como me foi prometido.

Aguardo resposta vossa, para ter a certeza de que continuo sem contrato de fidelização.

Cumprimentos,

Paulo Santos / Lúcia Ramalho

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 5, 2026

Boa tarde ​@Lucia ramalho,

Agradecemos a sua mensagem.

As condições de um novo contrato apenas são refletidas após aceitar o mesmo, sendo que não o fez.

Para confirmar a fidelização e condições do contrato em vigor, pode consultar a sua área ou app my NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Não tenho acesso á oferta de 1 bilhete de cinema 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 6, 2026

Detalhe melhor o problema