Trabalhamos de forma constante para lhe trazer a melhor experiência no serviço de telemóvel e comunicações móveis na NOS.
De forma a prestar-lhe serviços móveis com maior qualidade, cobertura e velocidade, as redes 4G e 5G da NOS vão ser reforçadas em todo o território nacional e a rede 3G é desligada progressivamente a partir de maio de 2024.
Desligamento da rede 3G
O desligamento da rede 3G é um movimento tecnologicamente natural e gradual pelo qual os operadores de comunicações estão a passar, com vista a evoluir as suas redes de nova geração.
Esta atualização vai permitir o reforço das redes 4G e 5G da NOS e uma melhoria na:
- Qualidade de rede
- Velocidade de navegação
- Eficiência energética
Calendário de desligamento 3G
O desligamento da tecnologia 3G na Rede NOS iniciou em maio de 2024.
Atualmente foi concluído nas zonas de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Santarém, Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Açores, Madeira, Aveiro, Coimbra, Leiria e Setúbal, e ainda parte de Lisboa.
Nas restantes zonas do país será feito de forma faseada até ao final do ano.
Contamos disponibilizar mais informação, de forma gradual, brevemente.
Verificar compatibilidade do cartão SIM e equipamentos 3G
Queremos a sua satisfação e assim garantir que esta transição seja feita de forma gradual e que decorra sem perturbações, para que não sinta qualquer impacto sem ser a melhoria da qualidade dos seus serviços.
Por motivos de antiguidade, alguns equipamentos telemóvel e cartão SIM não captam as redes 4G e 5G, pelo que é necessário à sua substituição de forma a garantir o melhor serviço de rede móvel após o desligamento da rede 3G:
Cartão SIM
No caso do seu cartão SIM ser anterior a 2013 é possível que este não esteja apto a utilizar redes 4G e 5G.
Todos os eSIM estão preparados para a tecnologia 4G e 5G.
Em caso de dúvida consulte o número do seu cartão SIM:
Uma vez que todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 4G e 5G, apenas necessita de confirmar este código no seu cartão:
Equipamentos
Os equipamentos podem estar restritos à rede 3G, por limitação do próprio modelo ou por definições da rede efetuadas no mesmo.
Verifique se o seu equipamento smartphone, tablet ou pen/hotspot, está habilitado a aceder à rede 4G ou 5G.
- Certifique-se que as opções de rede 4G e 5G estão ativas nas definições de rede móvel.
Saiba como verificar se tem o equipamento limitado à tecnologia 3G e como ativar a rede 4G ou 5G nas definições de rede móvel:Em equipamento com o sistema operativo Android:
- Aceda às definições do seu smartphone;
- De seguida, em “Ligações”, escolha “Redes móveis”;
- Selecione “Modo de rede” e verifique se a rede 3G está bloqueada;
- Ative a rede 4G ou 5G para permitir o acesso às redes mais recentes:
Os equipamentos com o sistema operativo iOS mais recentes, em regra, já têm a definida a rede 4G/5G de forma automática
Para confirmar a tecnologia que está seleciona no dispositivo aceda às “Definições” e em “Rede Móvel”, escolha “Opções” e, de seguida, selecione “Voz e dados”
Saiba mais em: - Confirme no site do fabricante do equipamento que utiliza, se o seu equipamento permite acesso às redes 4G e 5G
Conheça também alguns dos equipamentos 3G que podem não garantir o melhor serviço, em particular o serviço de dados móveis, após o desligamento da rede 3G:
Alcatel – 3025X | 2004C | 1C | 3026X | 3C | Pixi4
Apple – iPhone 5 ou inferior
Honor – 4C
Huawei – Ascend Y625 | Honor 4C
Nokia – C2-01
Samsung – Galaxy Grand Neo Plus DS | Galaxy J1
Wiko – Sunny2 Plus | Y50
ZTE – NOS NOVU | NOS NOVU II
Consulte ainda alguns dos equipamentos compatíveis com a tecnologia VoLTE e a rede 4G/5G. Esta funcionalidade, por defeito, já se encontra ativa para estes equipamento e versões.
Se necessário confirmar ou ativar a VoLTE, que permite facilitar a realização de chamadas em simultâneo com os dados móveis, saiba como o fazer em:
Descubra ainda na Loja Online da NOS, ao selecionar a tecnologia 4G ou 5G, os equipamentos compatíveis.
Ficou com questões sobre o desligamento da rede 3G. Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:
- Porque é que a rede 3G está a ser desligada?
O desligamento da rede 3G é um movimento tecnologicamente natural pelo qual os operadores de comunicações estão a passar, com vista a evoluir as suas redes de nova geração. É um movimento benéfico para os clientes e que reforça a disponibilidade das redes 4G e 5G, permitindo uma melhoria generalizada da qualidade de rede, maior velocidade de navegação, menor latência e maior eficiência energética.
Este movimento está a decorrer em todo o mundo e em diversos países nas várias geografias, como Alemanha, Estados Unidos ou Malásia, o 3G já foi desativado com sucesso. - Quando é que a rede 3G vai ser desligada?
A NOS vai começar o seu processo de desligamento do 3G a partir de maio de 2024. Vai ser um movimento gradual e faseado nas várias zonas do País, de forma a garantir que tudo decorre com o mínimo de perturbações possíveis para si.
- O desligamento da rede 3G está a decorrer apenas em Portugal?
É uma atualização natural da tecnologia e, como tal, está a decorrer em todo o mundo. Neste momento, em dezenas de países nas várias geografias, o 3G já foi desativado, com sucesso, como ocorreu nos Estados Unidos da América:
- O que vai acontecer se tiver um equipamento ou cartão SIM 3G?
Caso o seu equipamento seja 3G, isto é, não compatível com as redes 4G ou 5G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G, uma rede que a NOS tem cobertura superior a 99% da população em Portugal.
No entanto o serviço de acesso à Internet através de dados móveis passa automaticamente para 2G, possibilitando o acesso à Internet mas com velocidades bastante menores, pelo que aconselhamos a que seja feita uma atualização do sei equipamento
Se o seu cartão SIM for 3G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G, uma rede que a NOS tem cobertura superior a 99% da população em Portugal. No entanto para experienciar a melhor qualidade de rede e velocidade de navegação com as redes 4G e 5G proceda à sua troca gratuitamente por um cartão mais recente. - Como sei se o meu equipamento é 3G?
Atualmente a grande maioria dos equipamentos já são compatíveis com redes 4G e 5G. Certifique-se que as opções de rede 4G e 5G estão ativas nas definições de rede móvel do seu telemóvel. Caso ainda não tenha um equipamento compatível com 4G e 5G, podemos ajudá-lo com tudo o que necessita para fazer a transição.
Conheça também alguns dos equipamentos 3G que podem não garantir o melhor serviço, em particular o serviço de dados móveis, após o desligamento da rede 3G:- Alcatel – 3025X | 2004C | 1C | 3026X | 3C | Pixi4
- Apple – iPhone 5 ou inferior
- Honor – 4C
- Huawei – Ascend Y625 | Honor 4C
- Nokia – C2-01
- Samsung – Galaxy Grand Neo Plus DS | Galaxy J1
- Wiko – Sunny2 Plus | Y50
- ZTE – NOS NOVU | NOS NOVU II
Consulte ainda alguns dos equipamentos compatíveis com a rede 4G e 5G e descubra-os na Loja Online da NOS ao selecionar a tecnologia 4G ou 5G..
Caso tenha dificuldades em perceber se o seu equipamento é 3G ou compatível com rede 4G e 5G, fale connosco. - Como sei se o meu cartão SIM é 3G?
Se adquiriu ou trocou o seu cartão SIM recentemente, este já é capaz de utilizar as redes 4G e 5G.
Se o seu cartão for anterior a 2013 e se tiver dúvidas, pode dirigir-se a uma loja NOS para ajuda e trocar gratuitamente.
Em caso de dúvida consulte o número do seu cartão SIM, uma vez que todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 4G e 5G.Todos os eSIM estão preparados para a tecnologia 4G e 5G.
- Vou poder continuar a fazer chamadas de voz com o meu equipamento ou cartão, mesmo que seja 3G?
Sim. Mesmo que o seu equipamento ou cartão SIM não sejam compatíveis com as redes 4G ou 5G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G. Se apenas necessita de fazer chamadas de voz, não é necessário um novo equipamento. A rede 2G da NOS tem uma cobertura superior a 99% da população em Portugal.
- Continuo a poder aceder à Internet com os dados móveis mesmo que o meu equipamento ou cartão seja 3G?
Caso o seu equipamento não seja compatível com as tecnologias 4G ou 5G, o serviço passa automaticamente para 2G. Assim, continua a ser possível aceder à Internet, mas com uma velocidade muito menor, pelo que aconselhamos a que seja feita uma atualização do seu equipamento.
Se o seu cartão SIM não for compatível com as redes 4G e 5G, proceda à sua troca por um cartão mais recente para experienciar a melhor qualidade de rede e velocidade de navegação com as redes 4G e 5G.
Caso seja um cliente empresarial e se utilizar equipamentos de IOT (Internet das Coisas), como TPA’s (terminais de pagamento automático), sensores de alarmes ou localizadores de veículos para gestão de frotas, não se prevê nenhuma perturbação decorrente desta atualização, uma vez que continua a ser utilizada a tecnologia 2G. - Ao perder o 3G vou perder cobertura?
Não. As outras redes alternativas têm uma cobertura igual ou superior à do 3G e a transição para estas redes é feita automaticamente.
Partilhe connosco caso tenha alguma questão.
Estamos sempre disponíveis para ajuda aqui, no Fórum NOS.