Header
Pergunta

Internet 500 mbs que não chega a 100mbs


Bom dia, sou cliente NOS à 5 anos e na semana passada mudei o meu plano de 100 mbs para 500 mbs, vieram cá os técnicos da NOS e tudo em ordem, muito prestável. Eu tenho o router na sala e tenho um cabo de rede esta ligado do router até ao switch no meu quarto, mas como o meu switch é de 100 mbs era normalíssimo que não atingisse os 500 mbs em todos os aparelhos que tenho no meu quarto ligado a esse switch. Então fiz a compra de um novo switch e de um novo cabo de rede de 20 mbs( cat 5e) pois o cabo de rede que tinha anteriormente pelo que li na internet nunca iria conseguir passar os 500 mbs.

Então parti para a instalação do cabo de rede, mas antes disso testei o cabo de rede pelo chão cá de casa e ligando ao router e ao meu computador e tive os 500mbs de internet, pensei que  o meu caso iria estar resolvido. Para fazer instalação do cabo de rede tive que cortar as pontas RJ45 pois essas não passam aqui na canalização de casa, fiz a instalação do cabo de rede e do switch cá de casa tudo direito, cravei as rj45 nas extremidades como manda a lei e vou a fazer o teste e só tenho os 90 e poucos mbs de net, pensei eu o que tinha feito de errado. Mudei a sequencia de cores nas RJ45 depois de ler alguns artigos na net e nada, neste momento estou com a sequencia (branco-laranja/laranja/verde-branco/azul/azul-branco/verde/castanho-branco/castanho) e continuo a ter os 90mbs. Tinha cá um cabo de rede e testei no portátil e tive os 500 mbs em seguida cortei uma das pontas do RJ45 e cravei outra vez e para surpresa minha fiz o teste e tenho 90mbs. Acho que descobri onde será o problema. 

A minha pergunta final é se depois de cortas os RJ45 originais o cabo de rede nunca mais terá a mesma precisão de velocidade de internet?

Desculpem o texto longo, mas já não sei mais o que fazer

Atenciosamente!


16 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Sim de certeza que será isso pois nos testes anteriores tinha 500mbps.

Mas queria saber se há maneira de resolver, obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Olá @RuiNeto10 e @Guimas

Desde já, pedimos imensa desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
Para que nos seja possível ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Numero cliente-

Aguardo resposta

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @RuiNeto10

Editámos o seu comentário por conter o seu número de cliente. Sugerimos que não partilhe os seus dados pessoais em público.

No entanto, estivemos a verificar e, de momento, não existe nenhuma dificuldade com o serviço NOS. 

Obrigado 

 

Claro que não existe nenhum problema com o meu serviço NOS , mas dêem se ao trabalho de voltar a ler o meu primeiro post, enfim

Reputação 7
Crachá +2

Olá @RuiNeto10,

Pedimos desculpa pela demora na resposta.

Existem alguns fatores que podem estar a influenciar a velocidade.

Confirme se as extremidades estão bem cravadas e se o switch está bem configurado.

Quando o cabo tem muitos metros, poderá existir perda de velocidade.

Obrigada

 

Já percebi que percebem ainda menos do que eu

Obrigado na mesma 

Reputação 7
Crachá +2

Já percebi que percebem ainda menos do que eu

Obrigado na mesma 


Mas o senhor já chegou a uma conclusão logo no seu post! Que dúvida é que ainda tem?

Tenho contrato para 500Mb/s, fiz o teste junto router e deu uns míseros 90Mb/s, gostaria de resolver o problema, porque estou a pagar os 500Mb/s. Não me venha com os problemas, da casa, dos aparelhos, porque isso não é o problema. O meu PC tem a capacidade para ler 1Gb/s....  Queria que resolvessem o problema. Obrigado

Reputação 7

Tenho contrato para 500Mb/s, fiz o teste junto router e deu uns míseros 90Mb/s, gostaria de resolver o problema, porque estou a pagar os 500Mb/s. Não me venha com os problemas, da casa, dos aparelhos, porque isso não é o problema. O meu PC tem a capacidade para ler 1Gb/s....  Queria que resolvessem o problema. Obrigado

 

Boa tarde @criogenio,

As condições para fazer o teste de velocidade são as seguintes:

  1. Utilize, preferencialmente, um computador com porta de rede Gigabit.
  2. Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E ou superior.
  3. Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados ao router.
  4. Garanta que o seu equipamento tem todas as atualizações disponíveis e que tens conhecimento de todas características técnicas (CPU, memória RAM, etc.) que podem afetar a velocidade e os resultados.
  5. Faça vários testes ao longo do dia para obter um valor representativo da velocidade.
  6. Realize o teste em https://www.nos.pt/net/medir-a-velocidade-da-internet

Obrigado

Sou um profissional das tecnologias, fiz tudo o foi sugerido. O que eu penso e que o meu canal e partilhado, por toda gente que vive no prédio. Penso  mesmo desistir deste serviço. Acho que toda gente é enganada. Oferecem 500 e depois só dão 90. Publicidade enganosa...

Reputação 7
Crachá +2

Sou um profissional das tecnologias, fiz tudo o foi sugerido. O que eu penso e que o meu canal e partilhado, por toda gente que vive no prédio. Penso  mesmo desistir deste serviço. Acho que toda gente é enganada. Oferecem 500 e depois só dão 90. Publicidade enganosa...

Se está nos 90mbps provavelmente é o pc ou o cabo que utiliza que está limitado aos 100mbps. Verifique isso andes de mandar bitaites.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @criogenio,

Agradecemos a sua mensagem. A comunidade partilhou uma boa ajuda sobre o tema.

Partilhe connosco, por favor, que faça um teste de velocidade através de cabo de rede Cat 5 E ou superior, através da plataforma NOS, e partilhe connosco o resultado.

Obrigado

Boa tarde. Agora sim, fiz o teste de velocidade e o resutado foi de facto o esperado tal como mostra na imagem abaixo.

Sem mesmo necessário fazer alarido. Vamos ver daqui algumas semanas como é que se encontra a velocidade.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @criogenio,

Agradecemos o seu testemunho e partilha.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Comentário