Skip to main content
Header
Pergunta

problemas com a box 4k e com canais injetados no circuito de tv de casa

Boa tarde.

Tenho a box 4K Android do meu pacote de TV (fibra) no quarto, a trabalhar por wifi, a cerca de 3 metros do router.

Não é a box “principal”, pois tinha uma Apple TV 4K, na qual não tenho problemas e considero superior à box Android facultada com o pacote de tv/net/voz.

É frequente que a box do quarto esteja ligada à internet, mas apresente a informação “sem internet”, pelo que 90% das vezes sou obrigado a reiniciar a box para conseguir ver TV, o que não acontece em mais nenhum equipamento (um Google chromecast, um firestick TV 4k, uma TV Xiaomi com Android TV). Já fiz um restauro de fábrica, está tudo atualizado, já instalei e desinstalei a app da NOS, o resultado é sempre similar. Os equipamentos estão ligados a uma tomada inteligente, pelo que não estão em Stand by (apenas a tv), estão desligados da rede elétrica.

Na tv da cozinha e do quarto de uma criança (na cozinha tenho o firestick tv 4K ligado a uma LG “burra” e no quarto que refiro tenho a tv Xiaomi) tenho os canais de tv sintonizados, conforme me foi dito pelo técnico (escolher a opção “cabo” em vez de “antena” antes da pesquisa). Já fiz as pesquisas mais vezes, do zero. Se usar a app nos tv vejo tv, se entretanto mudar e escolher ver diretamente da fonte coaxial (cabo de antena) estou cerca de 2/3 minutos sem sinal. Se ligar as tv diretamente dessa fonte para ver tv, não tenho problemas.

Tenho estes 2 pontos menos positivos, que gostaria de ver resolvidos.

4 Comentários

Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • April 6, 2026

Boa tarde, pelo que li dá-me a impressão que tem demasiadas coisas ligadas entre elas e ao mesmo tempo. Aconselho que reveja tudo porque escreve que algumas coisas funcionam de uma forma mas de outra nada. Tem algum multiswitch na casa ou liga tudo por cabo e Wi-Fi pela casa? 

• Autor
  • Kilobyte
  • April 6, 2026

Dificilmente estão mais de duas tv a usar a app (ou a usar os canais de tv diretamente) para ver tv. A Apple TV está ligada por cabo, tudo o resto por wifi. Antes de ter NOS tinha o serviço da MEO, nos mesmos moldes e não tinha problemas.

Apenas tenho uma caixa de derivação onde entra o cabo principal (coaxial da tv e divide-se em 4). Tenho ainda uma poweline ligado por cabo para ter internet na garagem (HomeKit para portão e câmara) e um Gl.Inet AR300M para usar WireGuard e OpenVPN.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 6, 2026

Também me dá a impressão que é dos equipamentos que utilizas. 

A box 4k android é a da NOS certo? Eu faria um reset de fábrica. Se persistir o problema, desligar tudo o que tens de equipamentos da corrente. Efetuar um reset de fábrica ao router da NOS e deixar só esse a funcionar. Ligar a box por wifi e testar.

Do sinal RF testa com outra TV, pa perceberes se o problema é da TV

• Autor
  • Kilobyte
  • April 7, 2026

Também me dá a impressão que é dos equipamentos que utilizas. 

A box 4k android é a da NOS certo? Eu faria um reset de fábrica. Se persistir o problema, desligar tudo o que tens de equipamentos da corrente. Efetuar um reset de fábrica ao router da NOS e deixar só esse a funcionar. Ligar a box por wifi e testar.

Do sinal RF testa com outra TV, pa perceberes se o problema é da TV

Já fiz tudo isso. É mesmo a box da NOS a única com problemas.

Das TVs, apenas essas duas fazem isso (a LG da cozinha e a Xiaomi).