Header
Respondido

Duas boxs uma parabólica


Boa noite ao fórum. Tenho duas boxs e uma parabólica e gostaria de saber se posso usar as duas ao mesmo tempo, ou seja, a parabólica so tem 1 lnb. Queria usar uma na sala e outra em um dormitorio. Nao tenho possibilidade de colocar lnb duplo pois nao tenho forma de passar um segundo cabo. Obrigado pela ajuda.
icon

Melhor resposta por C24XXXX201 26 October 2017, 00:53

Ver pergunta inicial

3 Comentários

É possível usar dois receptores de TV Satélite com um LNB de apenas uma saída, com limitações óbvias…
  • O LNB deve ser alimentado por apenas um dos receptores. Para usar os dois receptores em simultâneo será necessário desligar a alimentação do LNB nas configurações de um dos receptores, ficando este dependente da alimentação de LNB do outro receptor.
  • A utilização do receptor com a alimentação do LNB desativada fica dependente do Estado (On/Off), Banda (High/Low) e Polarização (H/V) em que se encontre o outro receptor, ou seja, apenas conseguirá receber transponders da mesma Banda e Polarização do receptor que alimenta o LNB.
Se bem entendí ao desligar un lnb vejo os canais que passam nas duas boxs más que emitam na mesma polarizaçāo. Uma pergunta mais, se deixo os 2 lnb ativos os canais de polarizaçāo diferentes entram en conflicto? E podem causar alguma avaria nas boxs? Obrigado uma vez mais pela ajuda.
Princípio de funcionamento de um LNB (Low Noise Block-downconverter):
  • Converte os sinais emitidos pelos satélites para uma frequência mais baixa (downconverter) e envia-os para o receptor de satélite via cabo coaxial
  • Os modernos LNB "universal" sao capazes de operar em quatro modos ou quatro bandas de frequências, conhecidas como "Low Horizontal", "High Horizontal", "Low Vertical" e "High Vertical"
  • A comutação de bandas (High/Low) faz-se através de um sinal de 22 kHz enviado ao LNB pelo receptor, para escolher um dos dois osciladores locais (10.6 GHz/9.75 GHz) a usar no processo de “downcoverter”
  • A comutação entre as Polarizações (Horizontal/Vertical) faz-se pela aplicação ao LNB de diferentes tensões DC de funcionamento (12,5V a 14,5V para Vertical e 15,5V a 18V para Horizontal)
  • Um LNB pode ter mais de uma saída, mas qualquer saída pode fornecer apenas uma dessas bandas ao mesmo tempo.
Assim, dois centros de comando a darem ordens díspares a uma mesma companhia operacional resultará em conflito evidente…

Em alternativa a desligar a alimentação de LNB num dos receptores, pode fazer uso de um splitter com duas saídas mas com “Power Pass” em apenas uma delas. Assim, apenas o receptor ligado através da saída “Power Pass” do spliter conseguirá alimentar o LNB instalado e evita-se também que as alimentações de LNB sejam aplicadas ao outro receptor.


Esta solução tem como desvantagem a redução do nível de sinal nas saídas do splitter, com consequências negativas em especial nas instalações com sinais mais fracos (antenas de menores dimensões, grandes distâncias entre LNB e Receptor, localização geográfica da instalação, etc).

Comentário