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A App e Área de Cliente my NOS tem disponível diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços NOS, de forma rápida, dinâmica, cómoda e a qualquer momento.
Neste artigo explicamos como fazer a portabilidade do seu número de telemóvel, telefone ou internet móvel na my NOS.
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Na área “Pesquisa”, de forma rápida, através do campo de pesquisa ou pelas sugestões dos resultados mais pesquisados, procure e encontre a funcionalidade portabilidade.
É fácil manter o mesmo número que tinha no outro operador ao fazer a portabilidade do número móvel para a NOS.
Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:
- número que pretender mudar para a NOS
- documento de identificação civil
- Código de Validação da Portabilidade (CVP) do número a transferir
Fazer a portabilidade na app my NOS
Para fazer a portabilidade do seu número na app my NOS, siga a explicação abaixo:
- Aceda à App NOS e em “Menu” selecione “Gerir Conta”;
- Escolha “Ver serviços contratados”;
- Em “Os seus serviços” selecione “Telemóvel” no topo da página e escolha “Pedir Portabilidade do número”;
- Escolha o número da NOS que será substituído pelo número que tem no outro operador e selecione “Continuar”;
- Confirme que tem na sua posse os dados necessários para o processo e selecione “Continuar”;
Consulte informação importate relativa ao processo e selecione “Compreendi”; - Confirme que o número a portar está em sou nome, escolhendo “Sim” e, de seguida, “Continuar”;
- Insira o número de telemóvel a portar e selecione “Continuar”;
- Escolha o operador de origem do número a portar e selecione “Continuar”;
Nos próximos passos é necessário confirmar a sua identidade através do seu documento de identificação e uma fotografia de rosto (selfie). As fotografias servem apenas para a verificação da identificação e não as vamos preservar. Para uma boa captura de fotografia siga as instruções no ícone de perguntas frequente “?”.
- Escolha “Continuar” para prosseguir:
- Escolha o documento de identificação que pretende fotografar, frente e verso, para confirmar a identificação. Selecione “Tirar fotografia” e, de seguida, escolha “Confirmar fotografia”.
Garante que o documento está legível, sem brilhos ou reflexos; - De seguida, tire uma fotografia de rosto selecionando “Tirar fotografia”. Para concluir escolha “Confirmar fotografia”.
Garanta que a fotografia mostra o seu rosto. Se necessário, retire os óculos.
- Escolha o documento de identificação que pretende fotografar, frente e verso, para confirmar a identificação. Selecione “Tirar fotografia” e, de seguida, escolha “Confirmar fotografia”.
- Confirme que os dados recolhidos estão corretos e selecione “Continuar”;
- Insira o Código de Validação de Portabilidade (CVP) e escolha “Continuar”;
- Escolha a data em que pretende que a portabilidade seja realizada e, de seguida, confirme os dados, leia e aceite os termos e condições.
Para avançar escolha “Continuar”; - Para concluir, aceda ao documento, já preenchido, e escolha “Assinar documento” para assinar o formulário de portabilidade. A assinatura do documento é feita digitalmente de forma automática;
- Por fim, escolha “Submeter pedido” e dentro de 24h recebe um SMS a confirmar a data e hora da transferência do número.
- Caso pretenda o comprovativo, escolha “Descarregar comprovativo”;
Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade através da my NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:
- O que é o código de Validação da Portabilidade (CVP) e onde o encontro?
O CVP é um elemento de identificação com 12 dígitos, usado quando quer transferir um número de telefone ou telemóvel de outro operador, para a NOS, mantendo o seu número atual.
Pode encontrar o CVP na fatura associada ao número que pretende transferir. Caso não o encontre, contacte o operador atual do número que quer transferir para a NOS. - O que significa estar em meu nome (em nome do cliente)? Significa que o NIF associado ao número do outro operador que quer transferir tem de ser o mesmo NIF que está associado à conta NOS.
- O número que quero transferir não está em meu nome?
Se o titular do número que quer transferir é outra pessoa, ambos têm de preencher e assinar o formulário de portabilidade e enviar os documentos de identificação de cada um para manter@nos.pt
- Porque é necessária uma fotografia de rosto (selfie) e uma fotografia do documento de identificação? Solicitamos uma fotografia do documento de identificação e uma selfie para termos uma validação robusta da identidade do cliente.
A selfie é necessária para comparar com a fotografia do documento de identificação e garantir a validação legitima do titular, e todos os trâmites legais.
As fotografias só são utilizadas para validar a identidade e não são guardadas pela NOS. - Posso agendar a portabilidade para o próprio dia?
Não. A transferência do seu número só pode ser agendada para o 2º dia útil, a contar do próprio dia, e até a um máximo de 20 dias úteis.
- Como funciona a assinatura digital?
O documento surge preenchido e apenas tem de selecionar o botão de assinar documento e o documento fica automaticamente assinado digitalmente.
- Como posso agendar para uma data posterior a 20 dias úteis? Significa que o NIF associado ao número do outro operador que quer transferir tem de ser o mesmo NIF que está associado à conta NOS.
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