Skip to main content
Header
Pergunta

Erro "O SIM atual não suporta 5G Standalone" em iPhone 17 Pro Max com tarifário NOS 5G+

Olá a todos,

Venho pedir o apoio da moderação para resolver um problema de provisionamento no meu eSIM.

Sou cliente do tarifário NOS Mobile 5G+ Sem Limites e utilizo um iPhone 17 Pro Max. Como podem ver no print que anexo, a opção "5G Standalone" encontra-se bloqueada a cinzento e apresenta a mensagem: "O SIM atual não suporta 5G Standalone. Contacte a sua operadora caso necessite de informação adicional."

Dado que o meu cartão já é um eSIM (tecnologia recente) e o tarifário contratado inclui explicitamente o acesso à rede 5G+, este erro indica uma falha de comunicação/ativação nos sistemas de rede centrais (HLR/HSS) que não estão a injetar o perfil "SA" correto no meu número.

Já fiz a reposição das definições de rede do iOS e o problema persiste.

Agradeço que um moderador me contacte por mensagem privada para que possa facultar o meu número de cliente e telemóvel, de forma a que a equipa de engenharia/suporte técnico possa fazer o reprovisionamento manual dos dados da minha linha.

Obrigado!

2 Comentários

Já fiz vários testes e de nada adiantou

Nota importante sobre os testes que já realizei:
Para antecipar possíveis questões de despiste, gostava de ressalvar que já esgotei todas as ações recomendadas ao meu alcance no equipamento, sem qualquer sucesso:

• Alternância de modos: Testei a ativação alternando entre o 5G automático e o 5G ativado. Em nenhum dos cenários o botão do 5G Standalone ficou disponível.
  • Ciclo de rede: Mudei temporariamente a rede para apenas 4G antes de regressar ao 5G, de forma a tentar forçar o reconhecimento da rede.
  • Refrescar sinal: Ativei e desativei o modo de voo e reiniciei o telemóvel por três vezes.

Nenhum destes procedimentos surtiu efeito, o que reforça que o bloqueio provém mesmo de uma parametrização pendente nos vossos sistemas e não de uma configuração do meu iPhone.