Header
Respondido

UMA e TV Samsung


Já alguém conseguiu que uma TV Samsung identificasse a box UMA e a controlasse?

E sei que a box é uma Pace, mas não sei o modelo.
icon

Melhor resposta por Oscar7 27 September 2019, 11:26

Ver pergunta inicial

41 Comentários

Reputação 1
Boa tarde,
recentemente troquei a IRIS pela UMA e começo já a arrepender. Tenho uma smart TV Samsung Serie 7, e que possui o smart remote da Samsung. Com o objectivo de controlar todos os equipamentos com um só comando. E com a Iris sempre assim foi. Trabalhava tudo na perfeição. Nunca eu pensei que com a UMA isto passasse a ser um problema.

O que pergunto é, do que sei este comando da Samsung é também ele RF. Usa apenas o IR para ligar e desligar a TV, e em casos especificos como algumas soundbars.
Então deveria também ele controlar a UMA. O que falta à UMA para que possa ser controlada? HDMI-CEC? Ou apenas a Samsung passar a suportar o modelo ARRIS ZD450? É que este modelo não aparece na lista de equipamentos de configuração manual da SAMSUNG.

Vale a pena contactar a SAMSUNG na tentativa de resolver esta questão? Ou a box nunca será passivel de ser controlada com este comando? Ou já alguem descobriu um comando que ultrapasse esta situação e consiga controlar tanto a box como a TV, mantendo a funcionalidade do SAMSUNG SMART HUB.

Aguardo a vossa ajuda.
Obrigado.
João Martins
Reputação 1
Bem vindo, a UMA desilusão.

É lamentável que nunca se passe toda a informacão aos clientes sobre a especificação dos equipamentos que oferecem.

A minha box UMA foi recambiada para outra TV q nunca uso. E coloquei novamente uma IRIS na sala. Voltar a ter dois comandos depois de experimentar o comando da samsung, n obrigado!

Se souber de alguma solucao diga.


E o mais engraçado é que parece que nada mais funciona com a box UMA, nem air mouse, nem teclado bluetooth, só mesmo o comando deles. é que ao menos desse para ligar um comando universal ou algo do género...


Tem toda a razão @RuiRosca,
é que o emparelhamento de novos dispositivos deverá estar desactivado. Logo, mesmo que se adquirisse um comando com RF e IR, permitindo assim voltarmos a comandar todos os nossos equipamentos e a fraquinha box UMA, não seria garantido o seu emparelhamento com a dita BOX. é assim... estamos reféns da lenta e quase inexistente evolução tecnologica das operadoras deste país.
Reputação 1
Bem vindo, a UMA desilusão.

É lamentável que nunca se passe toda a informacão aos clientes sobre a especificação dos equipamentos que oferecem.

A minha box UMA foi recambiada para outra TV q nunca uso. E coloquei novamente uma IRIS na sala. Voltar a ter dois comandos depois de experimentar o comando da samsung, n obrigado!

Se souber de alguma solucao diga.
Existem diferentes formas de controlar external devices ligados a um televisor, com o comando deste:
- usando um emissor IR ligado ao televisor e colocado em frente do device que se pretende controlar. Esta opçao, mesmo que disponivel no televisor, nao funciona com a UMA, pois esta nao dispoem de receptor IR.

- usando a ligaçao HDMI. Esta opçao, se disponivel no televisor e no external device (desconheço se a UMA a suporta), requere o uso de um cabo HDMI adequado (HDMI-CEC).
Bem vindo, a UMA desilusão.

É lamentável que nunca se passe toda a informacão aos clientes sobre a especificação dos equipamentos que oferecem.

A minha box UMA foi recambiada para outra TV q nunca uso. E coloquei novamente uma IRIS na sala. Voltar a ter dois comandos depois de experimentar o comando da samsung, n obrigado!

Se souber de alguma solucao diga.


E o mais engraçado é que parece que nada mais funciona com a box UMA, nem air mouse, nem teclado bluetooth, só mesmo o comando deles. é que ao menos desse para ligar um comando universal ou algo do género...

 Boa tarde @Liliana Machado e @Rui M. Carvalho

@Oscar7 deu a resposta certa. 

Se surgirem novidades iremos divulgar, aqui, no Fórum NOS. 
Obrigado

Bom dia @Mário P. ,

A resposta do @Oscar7 não acrescentou nada de novo ao que já se sabe. Depreendo pelo seu «Se surgirem novidades» da sua resposta de há minutos a um problema identificado nesta thread de há 2 anos que está tudo na mesma e que nem sequer há garantia que haja resolução deste problema. 

Resta-me apenas demonstrar o meu desagrado com a situação e procurar (e sugerir também a outros que o façam) alternativas noutros fornecedores concorrentes do mesmo tipo de serviço.

Cumprimentos.  

Tenho o mesmo problema de não reconhecimento por parte da TV , relativamente à box uma,a qual foi instalada há 4 dias. E o pior,é mesmo, não conseguir emparelhar o comando da TV à box,coisa que sempre foi possível com a iris. Na Nos, disseram que era com a marca da TV,na Samsung, após assistência remota, disseram que,era erro da box. Ora,passar de uma situação confortável para uma incomodativa, não vale a pena! Pensei que,ao escolher o modelo Uma,seria um upgrade tecnológico em todos os aspectos mas,afinal,deixa a desejar…

Vou, conforme combinado com a assistente da Nos e enquanto esta incongruência persistir,voltar à box iris. 

Essa é uma opção segura e já experimentada. 

Se alguém tiver alguma solução,pf,que a publique. 

Cumprimentos a todos. 

Reputação 7
Crachá +2

Tenho o mesmo problema de não reconhecimento por parte da TV , relativamente à box uma,a qual foi instalada há 4 dias. E o pior,é mesmo, não conseguir emparelhar o comando da TV à box,coisa que sempre foi possível com a iris. Na Nos, disseram que era com a marca da TV,na Samsung, após assistência remota, disseram que,era erro da box. Ora,passar de uma situação confortável para uma incomodativa, não vale a pena! Pensei que,ao escolher o modelo Uma,seria um upgrade tecnológico em todos os aspectos mas,afinal,deixa a desejar…

Vou, conforme combinado com a assistente da Nos e enquanto esta incongruência persistir,voltar à box iris. 

Essa é uma opção segura e já experimentada. 

Se alguém tiver alguma solução,pf,que a publique. 

Cumprimentos a todos. 


tecnologias diferentes não é erro da box.

E um adaptador usb de infra vermelhos, também não dá?

Reputação 7
Crachá +4
Não sei se é o comando ou a própria televisão. Já vi uma televisão igual a controlar outra box. Permite mudar de canal, aceder à programação, etc, usando apenas o comando da televisão.

Durante a configuração da televisão, ela tenta identificar a box mas não consegue. na lista de boxes que pode controlar existe a Pace, mas eu não sei qual é o modelo da Uma.


como já foi dito, não vais conseguir por isso a funcionar, pois o comando da UMA que está emparelhado com a box funciona por radiofrequência, ao contrario da Samsung e da box da Pace que funcionam por infravermelhos.
Reputação 7
Crachá +4
Existem diferentes formas de controlar external devices ligados a um televisor, com o comando deste:
- usando um emissor IR ligado ao televisor e colocado em frente do device que se pretende controlar. Esta opçao, mesmo que disponivel no televisor, nao funciona com a UMA, pois esta nao dispoem de receptor IR.

- usando a ligaçao HDMI. Esta opçao, se disponivel no televisor e no external device (desconheço se a UMA a suporta), requere o uso de um cabo HDMI adequado (HDMI-CEC).


Em realação ao HDMI-CEC ser suportado pela UMA, não suporta.
Já testei isso com a minha TV e não dá nada.
Reputação 7
Crachá +4
Não consigo colocar a box detetavel na tv samsung ultra hd 65

Esqueçe lá isso.
Na minha TV Sony 4k XF90 tambem tentei faze-lo e não é detetada a box, ao contrario de outros dispositivos que a ela estão ligados e sao detetados.logo.
Reputação 7
Crachá +4
Resumindo, não é possível... pior com a íris era e com a uma não...

O problema é que o comando da UMA funciona só por radio frequência e não IR, por isso mesmo que fosse detetada nunca iria funcionar com o comando da TV que é por IR.
Boas, esta semana renovei o contrato com a NOS, e um dos termos foi a alteração da BOX Iris para a UMA. Pareceu-me tudo muito bem, o problema é que como muitos aqui eu tenho uma TV Samsung 55"MU6405 UHD, a qual através do meu comando controlava a Smart TV, a box Iris a Soundbar etc...
Nunca tive um serviço tão conveniente e rápidamente me habituei a apenas um comando minimalista.
Como já foi debatido aqui , ontem foram-me instalar a box UMA, e já deu para perceber que o comando samsung não funciona (IR vs Bluetooth ou IV sei lá). Existe alguma forma de contornar esta situação, é que não me vejo a voltar a andar com dois comandos pela casa.
Pode parecer estúpido mas fiquei de tal forma desiludido que estou até a equacionar pedir de volta a box IRIS , e quem sabe procurar uma solução junto de outra operadora, uma vez que me encontro nos 14 dias experimentais do serviço.
Obrigado.
Reputação 7
Crachá +2
Quando dizes a TV a controlar a box, queres dizer o mesmo comando a controlar as duas?

O comando da TV tem de funcionar por radiofrequência (tecnologia do comando da uma), o da iris (e maior parte dos comandos) funciona por infravermelhos.
Reputação 7
Crachá +2
Tens mesmo que usar dois comandos, um para a tv outro para a box.
Reputação 7
Crachá +2
Não acredito que consigas controlar a UMA com outro comando que não o da box.
Reputação 7
Crachá +2
Pelos relatos aqui no Fórum. Já foi tentado usar o comando da UMA para controlar a TV e o inverso e até agora ninguém conseguiu.
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @Carsca76, bem-vindo à comunidade.

O @dxnog deu a resposta certa. Movemos a sua publicação para este tópico onde o tema já está a ser debatido, desta forma garantimos a organização do Fórum NOS.
Não sei se é o comando ou a própria televisão. Já vi uma televisão igual a controlar outra box. Permite mudar de canal, aceder à programação, etc, usando apenas o comando da televisão.

Durante a configuração da televisão, ela tenta identificar a box mas não consegue. na lista de boxes que pode controlar existe a Pace, mas eu não sei qual é o modelo da Uma.
Não consigo colocar a box detetavel na tv samsung ultra hd 65
Tenho o mesmo problema...
Resumindo, não é possível... pior com a íris era e com a uma não...
A íris dava...ou seja perdi qualidade...
Obrigado. Acho que a NOS deveria resolver o assunto com uma box melhor e compatível...

Comentário